Com alta nos custos de energia, empresas recorrem à locação de geradores a diesel

Com alta nos custos de energia, empresas recorrem à locação de geradores a diesel

Crises hídricas e sobrecarga no verão impulsionam demanda por soluções locadas, garantindo eficiência e continuidade operacional

Com alta nos custos de energia, empresas recorrem à locação de geradores a diesel Crises hídricas e sobrecarga no verão impulsionam demanda por soluções locadas, garantindo eficiência e continuidade operacional A alta nos custos de energia elétrica e a crescente instabilidade no fornecimento, especialmente em períodos de estiagem prolongada e aumento de consumo no verão, têm levado empresas de diferentes setores a adotar novas estratégias de eficiência operacional. Uma delas é a locação de geradores a diesel, que garante a continuidade das operações em momentos críticos e reduz impactos financeiros em comparação à compra direta do equipamento. De 2010 a 2024, as tarifas de energia elétrica no Brasil aumentaram 177%, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 122% — um reajuste real de 45% acima da inflação, segundo divulgado em estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Somado a isso, o consumo de energia elétrica no país deve crescer em média 3,4% ao ano até 2034, conforme aponta o Cenário Referência do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2034) da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), colocando ainda mais pressão sobre o sistema. “Mais do que um equipamento reserva, o gerador a diesel tornou-se parte da estratégia de eficiência operacional das empresas. Ele garante não apenas o funcionamento contínuo, mas também maior previsibilidade nos custos”, explica Guilherme Boog, diretor presidente da Loxam Brasil, líder em locação de equipamentos para construção e indústria. Ele reforça que os geradores a diesel também são uma importante ferramenta estratégica frente ao aumento expressivo da frequência e da intensidade de catástrofes naturais - como enchentes, tempestades severas e catástrofes naturais. “Nestes casos o resultado mais visível e imediato é a interrupção no fornecimento de eletricidade, muitas vezes por dias ou semanas, gerando efeitos em cadeia sobre serviços essenciais, empresas e comunidades inteiras", acrescenta. A Loxam oferece geradores a diesel de diferentes potências, disponíveis para locação imediata em uma ampla área de atuação, com suporte técnico nacional e manutenção preventiva. Os equipamentos possuem horímetro, que registra o tempo de uso, e a manutenção é realizada de forma programada a cada determinado número de horas, semelhante à revisão de um carro baseada na quilometragem. A empresa já atende redes supermercadistas, hospitais, centros de distribuição e indústrias em estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. “Acreditamos que a locação de geradores a diesel é uma tendência irreversível para empresas que querem combinar eficiência operacional com sustentabilidade financeira”, sinaliza o diretor.

A alta nos custos de energia elétrica e a crescente instabilidade no fornecimento, especialmente em períodos de estiagem prolongada e aumento de consumo no verão, têm levado empresas de diferentes setores a adotar novas estratégias de eficiência operacional. Uma delas é a locação de geradores a diesel, que garante a continuidade das operações em momentos críticos e reduz impactos financeiros em comparação à compra direta do equipamento.

De 2010 a 2024, as tarifas de energia elétrica no Brasil aumentaram 177%, enquanto a inflação acumulada no mesmo período foi de 122% — um reajuste real de 45% acima da inflação, segundo divulgado em estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Somado a isso, o consumo de energia elétrica no país deve crescer em média 3,4% ao ano até 2034, conforme aponta o Cenário Referência do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2034) da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), colocando ainda mais pressão sobre o sistema.

“Mais do que um equipamento reserva, o gerador a diesel tornou-se parte da estratégia de eficiência operacional das empresas. Ele garante não apenas o funcionamento contínuo, mas também maior previsibilidade nos custos”, explica Guilherme Boog, diretor presidente da Loxam Brasil, líder em locação de equipamentos para construção e indústria. Ele reforça que os geradores a diesel também são uma importante ferramenta estratégica frente ao aumento expressivo da frequência e da intensidade de catástrofes naturais – como enchentes, tempestades severas e catástrofes naturais. “Nestes casos o resultado mais visível e imediato é a interrupção no fornecimento de eletricidade, muitas vezes por dias ou semanas, gerando efeitos em cadeia sobre serviços essenciais, empresas e comunidades inteiras”, acrescenta.

A Loxam oferece geradores a diesel de diferentes potências, disponíveis para locação imediata em uma ampla área de atuação, com suporte técnico nacional e manutenção preventiva. Os equipamentos possuem horímetro, que registra o tempo de uso, e a manutenção é realizada de forma programada a cada determinado número de horas, semelhante à revisão de um carro baseada na quilometragem. A empresa já atende redes supermercadistas, hospitais, centros de distribuição e indústrias em estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. “Acreditamos que a locação de geradores a diesel é uma tendência irreversível para empresas que querem combinar eficiência operacional com sustentabilidade financeira”, sinaliza o diretor.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades