Com investimento de US$ 4,6 bilhões, maior fábrica de celulose do mundo é construída em Inocência (MS)
A Protendit, pioneira no Brasil em soluções pré-fabricadas de concreto, participa de um dos maiores empreendimentos industriais da história recente do País, o Projeto Sucuriú, da Arauco, que marca a entrada da empresa no mercado brasileiro de celulose. A nova unidade está sendo construída em Inocência, no Mato Grosso do Sul, e terá capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, tornando-se a maior fábrica de celulose construída em única etapa no mundo.
Com investimentos de US$ 4,6 bilhões, a fábrica deve começar a operar até o final de 2027. Serão utilizados aproximadamente 10 mil m³ de concreto no processo para construção de prédios entre as linhas de secagem, caustificação e fibras, quantidade capaz de preencher cerca de 980 caminhões betoneira (de 10 m³ cada).
O CEO da Protendit, Ricardo Panhan, afirma que a obra é um marco histórico na engenharia nacional. “Estamos orgulhosos em participar de um projeto tão relevante, com soluções inovadoras, eficiência industrial e grandioso impacto na economia da região. O pré-fabricado tem papel fundamental em obras de grande escala como esta, oferecendo precisão e sustentabilidade”, destaca Panhan.
Inovação e logística
No Projeto Sucuriú, serão utilizadas soluções como concreto autoadensável (CAA), que torna a execução mais eficiente e segura, como um tipo especial de concreto que se espalha e se ajusta ao molde sem a necessidade de vibração, garantindo maior precisão e qualidade. Além disso, a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Protendit está criando peças sob medida para atender às particularidades do projeto, o que vai facilitar a montagem e reduzir o tempo da obra.
A entrega de uma quantidade tão grande de estruturas envolve a elaboração de plano logístico detalhado e robusto, com o transporte das peças especiais sendo feito em carretas adaptadas saindo das três unidades da Protendit, em Potirendaba, São José do Rio Preto e São Paulo (SP), até o canteiro de obras na cidade de Inocência (MS). Toda operação será coordenada com rotogramas e tecnologias que garantem eficiência, segurança e sustentabilidade.
Mais de 14 mil empregos
Durante o pico da construção, a cidade de Inocência, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 8 mil habitantes, deve receber mais de 14 mil trabalhadores. A Protendit mobilizará diretamente cerca de 400 colaboradores, impactando positivamente mais de 2 mil pessoas, considerando toda a cadeia envolvida.