Com investimento global em P&D e infraestrutura, Yara aumenta presença em biológicos no mundo e prevê crescimento do mercado brasileiro
Mais de 30 produtos estão em desenvolvimento e voltados para cultivos extensivos de grande relevância para a agricultura brasileira. Dois lançamentos chegam ao mercado ainda este ano
Os desafios climáticos e a demanda por práticas agrícolas sustentáveis têm impulsionado o mercado de fertilizantes especiais, que incluem os produtos considerados como bioinsumos, com destaque para o Brasil, em que o segmento cresce a uma taxa de 19% ao ano, superando a média global, que avança ao redor de 12%, segundo dados da Abisolo e McKinsey. A Yara, que já está entre as cinco maiores empresas globais em produtos do segmento biológico, tem se posicionado como player estratégico para o impulsionamento do setor, com foco em P&D e ativos de produção próprios, bem como novos investimentos.
O Brasil é um mercado-chave para a companhia e deve responder por 50% de sua margem global de faturamento em produtos do gênero até 2030. “O mundo caminha para uma agricultura menos intensiva em emissões, que estimula as práticas regenerativas, baseadas na saúde do solo e na valorização do conhecimento local”, ressalta Guilherme Schmitz, vice-presidente de Marketing e Agronomia da Yara Brasil. “Nesse contexto, a transição global para fertilizantes cada vez mais tecnológicos e sustentáveis, capazes de trabalhar todo o potencial da planta e do solo, não é só desejável, mas inevitável. E poucas nações estão tão bem-posicionadas como o Brasil para liderar essa transformação”, complementa.
O posicionamento da Yara neste mercado em todo o mundo é fruto de mais de 50 anos de conhecimento em formulações de biológicos e de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento em bioinsumos e biofertilizantes, com 10 produtos comerciais já patenteados. No pipeline, mais de 30 produtos estão em desenvolvimento, com um olhar especial para cultivos extensivos, como milho, trigo, soja, cana-de-açúcar, algodão e arroz, que são culturas de grande relevância para a agricultura brasileira. Dois desses lançamentos chegarão ao mercado ainda este ano, sendo que um é focado em frutas e verduras.
Hoje a Yara tem uma das maiores áreas de P&D no segmento, com um time de aproximadamente 50 PhDs exclusivamente focados na expansão do portfólio de biológicos e centros de pesquisa na Alemanha, Inglaterra e Brasil, com pesquisadores estrategicamente posicionados ao redor do mundo, que apoiam o avanço da inovação em prol da mais alta tecnologia em nutrição. Além do robusto time interno, também trabalha em uma rede com mais de 50 parceiros externos no mundo, referências em ciência, como as Universidades de Copenhagen, Pretoria, Atenas e o IAC – Instituto Agronômico de Campinas e a ESALQ-USP no Brasil.
Como biológico, o portfólio da Yara reúne soluções de alta tecnologia e valor agregado, como os produtos de nutrição foliar e coating (cobertura) da linha YaraVita, e os bioinsumos inovadores da linha YaraAmplix, que são desenvolvidos a partir de fontes biológicas e representam uma nova geração de produtos sustentáveis, que estimulam processos fisiológicos naturais nas plantas, fortalecem sua resistência a estresses abióticos e promovem maior produtividade, eficiência no uso de nutrientes e qualidade das culturas. Reforçando seu compromisso com a agricultura do futuro, a Yara vem investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento de soluções biológicas em sua unidade localizada em Sumaré, no interior de São Paulo, uma das mais modernas do mundo e preparada para atender à crescente demanda global por tecnologias mais sustentáveis e regenerativas.
Nos últimos dois anos, a linha YaraAmplix recebeu US$ 42 milhões em investimentos voltados à mão-de-obra especializada para o suporte técnico e para a comercialização dos produtos, sendo que metade deste montante foi direcionada ao Brasil. O portfólio da linha já conta com 10 soluções desenvolvidas e registradas como biofertilizante no mundo, com destaque para a Europa, onde a Yara é a empresa com maior número de registros.
Cada desenvolvimento de produto é um processo longo, que leva em média de três a cinco anos, e passa por etapas como ideação, extensa pesquisa & desenvolvimento, ensaio científico, pré-formulação, aplicação e testes no campo. O registro na comunidade europeia, por exemplo, depende de um longo programa de ensaios e consequente submissão de um dossiê e documentações para os órgãos regulatórios – um investimento em torno de US$ 250 mil e US$ 300 mil por produto e modo de ação.
Produção nacional
Algumas das soluções de maior valor agregado que a Yara comercializa nacionalmente já são fabricadas no Brasil. A produção é feita na unidade de Sumaré, no interior de São Paulo, a segunda maior planta da companhia com estrutura e capacidade para produção de produtos com componentes de origem orgânica da Yara no mundo. Inaugurada em 2018 com investimento de R$100 milhões e capacidade instalada aproximada de 50 milhões de litros, a unidade é focada na produção de fertilizantes foliares e micronutrientes.
A outra planta global da Yara com tais características está na Inglaterra e foi a porta de entrada da companhia no segmento de biológicos quando a empresa adquiriu a britânica Phosyn, em 2006. A planta do Reino Unido inaugurará uma nova unidade em 2026 e será uma das maiores do mundo na produção de bioestimulantes, bem como dobrará a capacidade de produção da linha YaraVita. Com ela, a companhia terá infraestrutura suficiente para atender sua ambição de crescimento até 2030.