Com participação da Fendt, projeto FieldDataSync vence prêmio na Alemanha e promete revolucionar frotas mistas no agronegócio
Financiado pelo governo alemão, em parceria com gigantes do setor, o projeto permite que máquinas de fabricantes distintos operem em sistema de “pelotão”

O projeto FieldDataSync, financiado pelo governo alemão, foi o grande vencedor do prestigioso DLG Agrifuture Concept Award 2025. Esta iniciativa inovadora promete transformar o agronegócio ao resolver um desafio global crítico: a comunicação e coordenação em tempo real entre máquinas agrícolas de diferentes fabricantes.
Na Europa, a presença de frotas mistas (equipamentos de diversas marcas) é a norma, mas também gera gargalos na comunicação e na eficiência operacional. Para solucionar isso, o FieldDataSync, em parceria com gigantes do setor como CLAAS e Fendt – fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas do grupo AGCO -, desenvolveu uma interface de comunicação sem fio aberta (via Wi-Fi). Esta tecnologia permite que tratores e colheitadeiras de fabricantes distintos operem juntos de forma coordenada em um sistema de “pelotão” (agrupamento automatizado).
Testes iniciais no norte da Alemanha já demonstraram a sincronia: as máquinas coordenam suas estratégias de condução e trabalho em tempo real, reagindo dinamicamente às condições do campo. O principal objetivo é otimizar processos agrícolas, garantindo maior produtividade e segurança no campo, o que levou o júri do prêmio a descrever o FieldDataSync como “um passo importante rumo a operações agrícolas totalmente autônomas”.
Os resultados do FieldDataSync terão um impacto direto na padronização internacional. As descobertas do projeto servirão de base para futuras diretrizes da Fundação de Eletrônica da Indústria Agrícola (AEF), entidade internacional que trabalha para garantir a interoperabilidade e a padronização, principalmente via ISOBUS. Além disso, os planos futuros do projeto incluem a integração de recursos de diagnóstico e segurança avançados e a expansão do conceito para frotas de veículos ainda maiores.
O sucesso da iniciativa é um marco na busca pela agricultura aberta e digital. “Alcançamos um verdadeiro avanço com o agrupamento de tratores de diferentes fabricantes. Estamos demonstrando que a colaboração digital entre sistemas diferentes é possível. Este é um passo crucial rumo à agricultura aberta e à fácil troca de dados,” afirma Tobias Nothdurft, Gerente de Pesquisa e Engenharia Avançada de Tratores Premium da Fendt.
O DLG Agrifuture Concept Award, concedido pela DLG (Sociedade Alemã de Agricultura), reconhece conceitos e projetos visionários na tecnologia agrícola com potencial para revolucionar o futuro da agricultura nos próximos cinco a dez anos.
Sobre a Fendt
Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo. Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a Fendt emprega mais de 6.600 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração.
Sobre a AGCO
AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®️, Massey Ferguson®️, PTx e Valtra®️. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.






