Como a tecnologia das escavadeiras transforma o atendimento ao cliente
O monitoramento remoto se tornou uma ferramenta fundamental na rotina dos revendedores
As tecnologias avançadas em escavadeiras, como sistemas de monitoramento em tempo real com GPS e sensores, têm otimizado operações, aumentado a produtividade e melhorando a segurança – o que beneficia tanto clientes quanto revendedores. Com o acompanhamento remoto, os distribuidores podem monitorar a saúde dos equipamentos, prever manutenções e oferecer serviços personalizados, resultando em menor tempo de inatividade e maior satisfação do cliente.
Os sistemas de monitoramento das escavadeiras permitem ao revendedor identificar as necessidades de manutenção preventiva ou corretiva antes que se tornem problemas maiores. Isso contribui para a redução de falhas inesperadas. Com os dados coletados, os revendedores podem ainda oferecer pacotes de manutenção específicos ou upgrades baseados no uso real da máquina.
As escavadeiras Link-Belt são equipadas de fábrica com o sistema RemoteCARE®, que permite monitorar e rastrear remotamente a localização da máquina, o desempenho operacional, o status de trabalho e os relatórios periódicos.
Por meio do RemoteCARE® é possível acompanhar e registrar intervalos de manutenção de rotina importantes para as máquinas, e assim, programar procedimentos de manutenção. Também proporciona mais proatividade caso surjam possíveis condições de falha. O equipamento pode ser acompanhado por meio de um aplicativo no celular, de fácil utilização.
O distribuidor LASS Máquinas, em Tietê, interior de São Paulo, utiliza a tecnologia na rotina de trabalho para monitorar os equipamentos dos clientes, pois através do sistema são gerados diversos relatórios como de deslocamento, horímetro (mede quantidade de horas de trabalho do equipamento), tempo de máquina ligada sem trabalho, consumo de combustível, além de vários outros itens que permitem uma análise precisa.
Gilberto Alves Mendes, Coordenador de Pós-Vendas da LASS Máquinas, diz que o sistema de monitoramento se tornou uma ferramenta extremamente importante, pois permite previsibilidade na solução de possíveis problemas e, consequentemente, otimiza o trabalho e contribui para fidelizar o cliente.
“Conseguimos antecipar ao cliente o aviso das revisões periódicas, conseguimos ser mais assertivos quando há uma solicitação de atendimento pois, ao verificar os erros no relatório, já podemos levar as possíveis peças para troca, eliminando assim um possível retorno e disponibilizando nosso técnico para outros atendimentos. Reduzimos o tempo de máquina parada, que significa prejuízo. Tudo isso resulta na satisfação do cliente que terá seu equipamento disponível mais rapidamente”, aponta.
Em Santa Catarina, o distribuidor Pavimáquinas acessa o sistema de monitoramento das escavadeiras dos clientes duas vezes ao dia: de manhã, para conferir se há alguma falha grave e a quantidade de horas utilizadas para possíveis agendamentos de revisões, e à tarde, as ações são repetidas e é feita a programação da agenda para o dia seguinte.
Segundo Maura Almeida, Assistente Administrativo do Departamento de Pós-Vendas da Pavimáquinas, além de ajudar a tornar o trabalho do revendedor mais eficiente e produtivo, a tecnologia facilita até mesmo a conversa com o cliente. “Quando entramos em contato com o cliente para falar de algum problema no equipamento ou necessidade de revisão, ele já sabe, já tem acesso aos dados da escavadeira, o que agiliza o processo. A tecnologia nos ajuda a oferecer um suporte mais proativo e personalizado, aumentando a confiança do cliente e a fidelização”, afirma Maura.
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