Como a tecnologia pode ajudar as indústrias na transição energética

Como a tecnologia pode ajudar as indústrias na transição energética

Especialistas da Schneider Electric explicam de que modo o setor pode se beneficiar das inovações disponíveis no mercado para assegurar um futuro mais sustentável

Como a tecnologia pode ajudar as indústrias na transição energética

Segundo o Relatório sobre a Lacuna de Emissões” de 2023 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), as transformações globais de baixo carbono são necessárias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) previstas para 2030. Para chegar próximo das metas do Acordo de Paris, essas emissões devem cair entre 28% e 42% até essa data.

Com base nisso, a necessidade de reduzir as emissões de GEE tem impulsionado a busca pelo uso de fontes de energia renovável e mais limpa em diversos setores. No entanto, a indústria, que é uma das áreas produtivas que mais poluem o meio ambiente, ainda enfrenta inúmeros desafios nessa jornada.

O vice-presidente de Automação Industrial e head de Digitalização da Schneider Electric, Regis Ataides, afirma que as empresas podem não ter o conhecimento interno necessário para avaliar, implementar e gerenciar soluções de energia renovável. Ou ainda podem não estar ciente de seus benefícios e dos riscos de continuar a depender de combustíveis fósseis.

“A preocupação com um futuro mais sustentável nas indústrias deve ser acompanhada da modernização do seu parque industrial, já que a tecnologia defasada é também uma das responsáveis pela redução da eficiência e pelo aumento das emissões de GEE”, diz Ataides. “Ao abraçar as novas tecnologias de que o mercado dispõe, como a automação universal que utiliza como base a OPEN Automation orientada por um padrão internacional, as indústrias podem enfrentar muitos dos desafios existentes, cumprir metas ambientais e colher benefícios econômicos significativos.”

A Schneider Electric, líder global em soluções de gestão de energia e automação, desempenha um papel crucial na aceleração da transição para fontes de energia renovável na indústria. Em resposta à crescente necessidade de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a companhia segue com seu compromisso de oferecer soluções para auxiliar na transição energética.

5 soluções para impulsionar a transição energética na indústria

O diretor LATAM do Sustainability Business da Schneider Electric, Mathieu Piccin, explica que a adoção de energias renováveis no setor não deve ser apenas um desejo, mas uma exigência vital para assegurar um futuro mais sustentável.

“Com a experiência e o compromisso contínuo com a inovação, a área de Consultoria de Sustentabilidade e Energia da Schneider Electric, Sustainability Business, está auxiliando o setor nessa transição”, ressalta Piccin, que lista como a empresa pode auxiliar nessa transição:

Como a tecnologia pode ajudar as indústrias na transição energética

Compra de energia: as indústrias podem comprar energia renovável por meio do Mercado Livre de Energia (MLE) – ambiente comercial que permite aos consumidores escolherem livremente de quem comprar energia elétrica, em vez de serem obrigados a comprar da distribuidora local, o que ajuda a obter melhores preços, condições e acesso à energia 100% limpa, considerando que, nesse mercado, é possível adquirir energia renovável com ou sem certificado de rastreabilidade.

Eficiência energética: medidas de eficiência energética são essenciais para promover um crescimento sustentável porque evitam o desperdício de recursos. A Schneider Electric é pioneira em soluções que melhoram a eficiência em todos os níveis da indústria – desde a gestão de edifícios até a otimização de processos industriais, as inovações da companhia visam reduzir ao máximo o consumo de energia e as emissões de carbono.

Eletrificação: ajuda as empresas a diminuir as emissões por meio da transição do uso de combustíveis fósseis para fontes elétricas nos processos. Quando abastecida por fontes limpas, a eletrificação não só leva à descarbonização, como também aumenta a eficiência energética e reduz os custos operacionais.

Digitalização: uma visão holística dos dados em toda a empresa com KPIs compartilhados é fundamental em qualquer estratégia de descarbonização e permite identificar as melhores oportunidades, priorizar investimentos e escalar rapidamente. Ter uma plataforma que aja como fonte única de verdade ajuda as empresas a tomar decisões mais inteligentes e a acompanhar e auditar o progresso na aquisição de energia, iniciativas de eficiência e objetivos ESG.

PPAs (Power Purchase Agreements) renováveis: são acordos de compra e venda de energia limpa de longo prazo tipicamente associados a um ativo específico de geração de energia eólica ou solar a um preço negociado entre o vendedor e o comprador. Os PPAs são excelentes ferramentas de mitigação de risco e podem ajudar a reduzir os custos de energia. O lado positivo da compra dos PPAs de energia limpa são os certificados, que comprovam que a eletricidade é renovável e sua “adicionalidade”, já que a empresa está ajudando a aumentar a quantidade de energia renovável na matriz elétrica do país.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Asfalto novo ou o chamado remendo? Especialista fala das opções Rachaduras, buracos, prejuízos, pouca coisa irrita mais um motorista que estrada em má conservação.
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!