Como uma das maiores construtoras do Nordeste está usando dados para salvar vidas em obras

Como uma das maiores construtoras do Nordeste está usando dados para salvar vidas em obras

Pelir Engenharia implanta tecnologia com IoT e gestão digital, aprimora o controle do canteiro de obras e reduz em 50% o tempo de evacuação dos trabalhadores em simulados de emergência

Como uma das maiores construtoras do Nordeste está usando dados para salvar vidas em obras

A digitalização avança nos setores industrial e da construção civil, impulsionando a adoção de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS). Cada vez mais, empresas brasileiras investem nessas soluções tecnológicas não apenas para otimizar processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade, mas também para reforçar a segurança operacional, garantindo um ambiente de trabalho mais protegido.

De acordo com o relatório ‘ISG Provider Lens Internet of Things – Services and Solutions 2023’, a busca por aplicações práticas de IoT tem crescido, refletindo uma tendência de inovação e eficiência com foco em agregar valor real às suas operações.

Esse movimento acompanha a projeção da consultoria Statista, que estima que o número de dispositivos IoT na América Latina alcance 995,6 milhões até 2023 e ultrapasse 1,2 bilhão em 2025, reforçando a crescente integração dessas tecnologias em diferentes setores.

Entre as empresas que já incorporaram essas inovações, está a Pelir Engenharia, fundada em 1984, em Salvador (BA). Com quatro décadas de atuação nos segmentos da construção civil industrial, imobiliário e na gestão de projetos, a empresa consolidou-se como referência em qualidade técnica, compromisso com prazos e inovação contínua.

A Pelir Engenharia construiu sua trajetória baseada em valores sólidos, presença ativa nos canteiros e parcerias duradouras, sendo reconhecida por sua excelência na execução de obras complexas, nos setores imobiliários, comerciais, hospitalares e industriais. Seu modelo de atuação inclui soluções completas em regime Turn Key, cobrindo desde o planejamento técnico e aprovação de projetos até a entrega final do empreendimento, com foco em eficiência, segurança e sustentabilidade. Como reflexo de sua cultura de inovação, a Pelir foi a primeira construtora baiana a adotar um sistema digital inteligente de gestão de equipes, alcançando resultados expressivos, como a redução de 50% no tempo de evacuação em simulados de emergência e maior controle de acesso a áreas críticas.

Como uma das maiores construtoras do Nordeste está usando dados para salvar vidas em obras

Rodrigo Peleteiro, diretor da Pelir Engenharia, reforça os benefícios da tecnologia: “Acreditamos que investir em inovação é indispensável para o nosso desempenho. Por isso, estamos sempre em busca de tecnologias que gerem impacto positivo e agreguem valor às nossas obras. Recentemente, obtivemos ganhos expressivos na segurança e no bem-estar dos nossos trabalhadores, reduzindo pela metade o tempo médio de evacuação em simulados de emergência e garantindo que nenhuma equipe acessasse áreas restritas sem autorização, como lajes de trabalho em altura”.

Além da segurança, a digitalização dos processos também permitiu maior controle operacional e eficiência na gestão dos projetos. “Com a integração de novas tecnologias, conseguimos otimizar cronogramas, reduzir desperdícios e elevar o nível de precisão nas execuções, monitorando diariamente a conformidade entre planejamento e execução, identificando gargalos e implementando melhorias simples, mas extremamente eficazes, para o andamento dos projetos”, acrescenta Peleteiro.

O diretor ainda afirma: “Nosso compromisso com a inovação consolida a Pelir Engenharia como referência na construção civil e industrial, impulsionando novos padrões de eficiência, segurança e qualidade no setor.”

A tecnologia utilizada pela Pelir foi desenvolvida pela Trackfy, empresa brasileira especializada em soluções para aumentar a produtividade, segurança e bem-estar na indústria e em canteiros de obra. Segundo Tulio Cerviño, CEO da Trackfy, a demanda por monitoramento digital cresceu nos últimos anos. “Grandes empresas já passaram a exigir o monitoramento digital de pessoas, ou solução de EPI Digital, como critério essencial em suas contratações”, afirma.

Como uma das maiores construtoras do Nordeste está usando dados para salvar vidas em obras

A solução combina IoT, análise de dados e algoritmos inteligentes e já foi aplicada pela Pelir em projetos da CSPA no Porto de Aratu-BA e a estação de ônibus/metrô da CCR em Salvador-BA. Acoplada a equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e crachás, é capaz de identificar a presença das equipes, nas áreas de atuação, em tempo real, garantindo a conformidade de planejamento e prevenindo acidentes e situações de risco. “A tecnologia possibilita antecipar perigos e adotar medidas preventivas com mais agilidade, reduzindo drasticamente os incidentes e garantindo um ambiente mais seguro para todos, além de elevar a produtividade nos canteiros de obras, como pode ser comprovado nos inúmeros casos de sucesso obtidos com a aplicação do Trackfy”, explica Cerviño.

A solução funciona assim: as informações são coletadas em campo por meio de EPI’s inteligentes portados pelos trabalhadores, que se comunicam com dispositivos IoT e enviam os dados para a nuvem, onde o software organiza e analisa os dados para transformar a visão do campo em informações estratégicas para os gestores. “Assim que houver qualquer sinal de incidente ou alerta, decisões podem ser tomadas imediatamente. Quando trabalhadores estiverem em áreas de risco, alarmes são acionados, possibilitando a evacuação ou outras medidas necessárias antes que ocorra algo mais grave”, explica Cerviño.

Dessa forma, com uma visão detalhada do fluxo de trabalho, gestores podem tomar decisões mais assertivas, redistribuir recursos e reduzir desperdícios, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo. “Possuímos casos de sucesso como aumento de 17% na produtividade das equipes, redução de 25% no tempo de retirada de permissões de trabalho, redução de 20% no tempo de entrega de um projeto de construção, além de uma maior assertividade no planejamento das empresas. A adoção do sistema também já resultou em economias de até R$ 5 milhões anuais em uma operação industrial”, complementa.

O acompanhamento é feito em conformidade com todas as leis aplicáveis, de forma anônima e exclusivamente para fins de gestão operacional. “Desde a fundação da empresa, nós nos preocupamos em desenvolver uma solução que estivesse em conformidade com todas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as legislações trabalhistas. Nosso foco sempre está em melhorar a segurança e o bem-estar dos trabalhadores”, reforça o CEO da Trackfy.

Ainda de acordo com o executivo, “o ciclo entre identificação, ação e avaliação de resultados torna-se praticamente instantâneo, concluído em dias ou semanas. Sem a tecnologia, esse processo pode se estender por meses ou até mesmo anos”.

Para Peleteiro, a transformação digital veio para ficar e continuará sendo um diferencial competitivo estratégico para a Pelir Engenharia. “A inovação nos permite operar com mais segurança, eficiência e previsibilidade, garantindo que nossas obras sejam entregues com alto padrão de qualidade e no tempo previsto”, conclui.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades