Britadores de mandíbulas aliam robustez e alta performance para a mineração
Máquinas garantem eficiência e alta produtividade no setor
Quando se trata de operações de britagem e redução de materiais duros, como rochas e minerais, a escolha do equipamento adequado é fundamental para garantir a eficiência e a produtividade.
Entre as opções de equipamentos disponíveis no mercado, o britador de mandíbulas destaca-se por sua simplicidade, robustez e capacidade de processamento de grandes volumes de material.
A máquina é utilizada em processos de britagem primária, sendo responsável por quebrar rochas grandes em fragmentos menores, facilitando o transporte e o processamento nas etapas subsequentes.
No entanto, existem diferentes tipos de britadores, cada um com características específicas que os tornam mais ou menos adequados para determinadas aplicações.
Neste Comparativo da Revista EaeMáquinas vamos explorar as principais características dos britadores de mandíbulas, ajudando a identificar qual opção é a mais indicada para cada necessidade.
A Astec Industries, empresa global especializada em equipamentos e tecnologias para setores como construção, infraestrutura e mineração, destaca em seu portfólio o britador móvel sobre esteira GT 125, oferece flexibilidade aos produtores sem sacrificar a produtividade.
“O equipamento é projetado com transportador com correia de 360 PIW de 4 camadas, garantindo robustez e absorção de choques, além de ser facilmente removível para fins de manutenção.”
O Britador Móvel GT 125 é uma solução para operações de britagem em campo, especialmente projetado para oferecer alta capacidade e mobilidade. Com um conjunto robusto de componentes e funcionalidades, ele é ideal para aplicações em construção civil, mineração e obras de infraestrutura que demandam eficiência e desempenho em terrenos variados.
O equipamento opera a uma velocidade máxima de 275 RPM, com um curso de 1,25″, garantindo alta eficiência na fragmentação de rochas e materiais duros. Os volantes de 50″ são montados em um eixo de aço forjado AISI 4150, oferecendo grande resistência e durabilidade.
O sistema conta com revestimentos laterais de aço AR450 em três peças e mandíbulas em aço manganês e um queixo de aço fundido. Além disso, o ajuste de cunha hidráulica sem calço permite uma fácil regulação da granulometria, com um APF mínimo de 2,5”.
O transportador sob o britador possui uma largura de 36″ (900 mm), com placas de proteção para evitar derramamento de material. O equipamento é projetado com transportador com correia de 360 PIW de 4 camadas, garantindo robustez e absorção de choques, além de ser facilmente removível para fins de manutenção.
O design de estrutura esculpida do chassi proporciona maior rigidez e durabilidade ao equipamento. As esteiras de 15,7″ (400 mm) são equipadas com acionamento duplo. O comprimento da esteira de 3,2 m (10′ 8″) oferece excelente mobilidade em terrenos irregulares.
O GT 125 é alimentado por um motor CAT C7 de 225hp/166kw Nível 3 Final, com um tanque de combustível de 140 galões (530 L) e um reservatório de óleo de 70 galões (265 L). O sistema hidráulico opera com circuitos de 12 GPM e 20 GPM para o extrator de metais, transportador lateral ou auxiliares. O controle remoto por rádio/cabo permite uma operação prática e segura, e o sistema OPS 7 oferece controle via botão de pressão ou tela sensível ao toque. O ajuste da APF do britador é feito de forma segura diretamente no painel de controle, que também inclui uma tela de monitoramento em tempo real.
METSO- Lokotrack® LT106™
O britador de mandíbulas móvel Lokotrack® LT106™ da Metso, ou planta móvel de britagem primária é utilizado como um britador primário.
Lokotrack® LT106™ é equipado com britador de mandíbula Nordberg® C106™, projetada para britagem de tipos de rocha dura.
O motor CAT® com acionamento hidráulico garante a operação sem problemas.
A unidade hidráulica, que permite que a direção do britador seja alterada em caso de bloqueio para esvaziar a cavidade. Você pode adicionar flexibilidade com recursos adicionais como um transportador lateral radial, módulo de peneiramento ou transportador principal longo.
O sistema de automação Metso IC™ otimiza os resultados de britagem. Ele permite iniciar e parar com um único botão e apresenta solução de problemas embutidos, bem como várias seleções de parâmetros. Todos os britadores móveis Lokotrack® no mesmo processo de britagem podem ser interligados ao Metso IC™.
Compacto, fácil de transportar e rápido de configurar
“O britador de mandíbulas móvel Lokotrack® LT106™ da Metso, ou planta móvel de britagem primária é utilizado como um britador primário.”
O britador de mandíbulas é montado sob um chassi com esteiras, para que possa ser facilmente movido dentro de uma pedreira ou canteiro de obras e transportado entre locais em um caminhão de prancha baixa.
As dimensões compactas e a alta mobilidade reduzem os custos operacionais. Devido às laterais dobráveis da tremonha de alimentação com um sistema de fixação hidráulica patenteado e seguro, o Lokotrack® LT106™ está pronto para britagem ou transporte em poucos minutos.
Os britadores de mandíbulas móveis Lokotrack® também estão disponíveis em versões enclausuradas por ruído e poeira chamadas britadores móveis Lokotrack® Urban™ Series que cumprem com regulamentos mais rigorosos de ruído e poeira e permitem uma britagem mais próxima do público.
Lokotrack® LT106™ apresenta características como layout do motor e proteção de volante de compósito leve, com plataformas de serviço espaçosas e de excelente acessibilidade, que tornam as operações seguras e intuitivas.
Ideal para produção de agregados de médio porte, bem como para reciclagem de resíduos de demolição, como a britagem de concreto, que pode ser reutilizado, por exemplo, como material base para calçadas, diz a marca.
MOBICAT MC 110 EVO2
A KLEEMANN apresenta ao mercado o britador de mandíbulas MOBICAT MC 110 EVO2 que é usado para a pré-britagem de quase todas pedras naturais e para reciclagem. Entre as características da máquina, a companhia destaca as dimensões compactas, o pré-peneiramento eficiente, e a operação simples via SPECTIVE, um aplicativo que conecta com a máquina e auxilia o operador na obra tem as seguintes características:
- Sistema de alimentação contínua (CFS) que garante a alimentação ideal do britador;
- Sistema inovador de desbloqueio do britador para redução da inatividade;
- Pré-peneira oscilatória independente de dois decks;
- Sistema de acionamento direto a diesel D-DRIVE, eficiente e potente;
- Conceito de controle simples e intuitivo SPECTIVE.
O Sistema de Alimentação Contínua (CFS) do MOBICAT MC 110 EVO 2 é uma solução tecnológica avançada que garante a alimentação ideal do britador, otimizando o fluxo de material e maximizando a produtividade. Esse sistema monitora e regula de forma automática o processo de alimentação, proporcionando um funcionamento suave e eficiente, independentemente das variações na quantidade e na densidade do material alimentado.
O CFS funciona através de sensores posicionados estrategicamente ao longo da máquina, que monitoram continuamente a carga do britador e o volume de material na tremonha. Esses sensores detectam quando o britador está operando em sua capacidade máxima ou quando há risco de sobrecarga. Quando necessário, o sistema ajusta automaticamente a velocidade do alimentador e da esteira transportadora, garantindo uma alimentação contínua e evitando paradas indesejadas.
A principal vantagem do CFS, é que ele mantém o britador operando sempre no ponto ótimo de produção, o que aumenta significativamente a eficiência do processo de britagem. Ao ajustar a alimentação conforme as condições de operação, o sistema evita sobrecargas e subutilização, resultando em uma produtividade mais alta e em um desgaste reduzido dos componentes.
“A KLEEMANN apresenta ao mercado o britador de mandíbulas MOBICAT MC 110 EVO2 que é usado para a pré-britagem de quase todas pedras naturais e para reciclagem.”
Outro benefício do sistema é a capacidade de minimizar bloqueios e paradas do britador, especialmente em materiais difíceis ou heterogêneos. O sistema garante que o fluxo de material seja sempre constante e adequado às condições operacionais, o que se traduz em menos interrupções e maior tempo de operação contínua.
Segundo a fabricante, o sistema contribui para a economia de combustível, uma vez que mantém a máquina em um nível de operação ideal. “Com isso, a MC 110 EVO 2 não só oferece alta produtividade, mas também uma operação mais econômica e sustentável”.
“O sistema otimiza o processo de britagem ao garantir uma alimentação ideal e constante, aumentando a eficiência geral, reduzindo os custos de operação e manutenção, e proporcionando um fluxo de trabalho mais confiável e eficaz”, informa a marca.
Sandvik QJ341
A Sandvik, grupo global de engenharia de alta tecnologia que fornece soluções para as indústrias de manufatura, mineração e infraestrutura, destaca o britador de mandíbulas modelo QJ341.
O equipamento é a solução ideal para uma grande variedade de aplicações. Ele é equipado com um britador de mandíbulas C12, um motor potente e eficiente em relação ao consumo de combustível e que foi desenvolvido para lidar com as operações mais difíceis.
O maior britador de mandíbulas na série Q da Sandvik, foi projetado para atender as necessidades de um britador de mandíbulas móvel de alto desempenho que seja confiável e durável.
Com uma grande abertura de alimentação e velocidade de britagem alta, consegue gerar uma elevada produção, com excelentes relações de redução.
Independentemente da aplicação, os britadores de mandíbulas para serviços pesados da Sandvik são desenvolvidos para aumentar os níveis de produtividade e, ao mesmo tempo, maximizar o conforto do operador e a eficiência de custo.
“O maior britador de mandíbulas na série Q da Sandvik, foi projetado para atender as necessidades de um britador de mandíbulas móvel de alto desempenho que seja confiável e durável.”
O britador de mandíbulas pode operar em pedreiras, mas também é capaz de operar no segmento de reciclagem com suas grandes folgas sob as correias. A máquina é equipada com separador magnético, transportador lateral para finos, e controles remotos.
Entre as principais características do equipamento a empresa destaca:
- APF (abertura na posição fechada) hidraulicamente ajustável para uma variedade de aplicações;
- Ação de britagem inversa para aliviar engaiolamentos e possibilitar britar asfalto;
- Sistema de lubrificação central automático (britador) para redução do tempo de manutenção dos quatro rolamentos do queixo/carcaça;
- Sistema de controle PLC (Programmable Logic Controller, em portugês: Controlador Lógico Programável) de fácil utilização; e visor colorido para facilidade de operação.
Além disso, o britador de mandíbulas QJ341 da Sandvik também possui:
- Sistema de controle de alimentação, sensor de nível de carga na câmara de britagem permitindo que a máquina monitore e regule sua própria alimentação, resultando em um processo de britagem contínuo e ininterrupto, essencialmente maior produtividade;
- Fácil acesso ao compartimento do motor, para realização de atividades de manutenção.
Outras características em destaque são:
- Sistema hidráulico de elevação e rebaixamento do transportador principal, para possibilitar a passagem de barras de concreto e ferro provenientes de reciclagem, a facilidade na manutenção da correia;
- Kit bomba d’água hidráulica e barras de pulverização de supressão de pó.
“A Sandvik tem o compromisso de produzir o melhor em equipamentos especiais para mineração e escavação de rochas. Nossa série pioneira de britadores de mandíbulas móveis é um forte exemplo disso”, afirma a companhia.