Conheça as melhores opções de pás carregadeiras disponíveis no mercado
Equipamentos são versáteis e robustos e podem ser usados em diversas aplicações
As pás carregadeiras são equipamentos essenciais em diversos setores, como construção civil, agricultura, mineração e infraestrutura. Com funções que vão desde o transporte e carregamento de materiais até a terraplenagem e escavação, essas máquinas desempenham um papel indispensável em operações que exigem alta produtividade, precisão e eficiência.
Uma das principais características que definem as pás carregadeiras é a sua caçamba frontal. Esse componente, acionado por um sistema hidráulico de alta potência, é projetado para ser elevado, direcionado ou basculado, o que permite ao equipamento realizar o carregamento, transporte e descarte de materiais com rapidez e precisão. Além disso, as inovações dessas máquinas são ampliadas pela possibilidade de substituir a caçamba por outros implementos, como garfos, garras ou lâminas, adaptando o equipamento para diferentes necessidades operacionais.
Outra vantagem das pás carregadeiras está na sua capacidade de se adaptar às diferentes condições de terreno e exigências específicas. Elas podem ser encontradas em versões montadas sobre rodas ou esteiras. Os modelos sobre rodas são ideais para operações em terrenos pavimentados ou moderadamente irregulares, oferecendo maior velocidade e agilidade.
Já os sobre esteiras são mais indicados para trabalhos em superfícies instáveis ou operações pesadas, onde a tração e a estabilidade são fundamentais para o desempenho eficiente da máquina.
Neste comparativo da Revista EaeMáquinas faremos uma análise sobre algumas das principais opções disponíveis no mercado, destacando suas características para oferecer uma visão abrangente que auxilie na escolha da máquina mais adequada para cada tipo de operação. Confira:
Hyundai HL745-9
A pá-carregadeira HL745-9 da Hyundai, comercializada pela BMC (Brasil Máquinas para Construção), possui um motor Cummins QSB6.7 de 145 HP e peso operacional de 12.100 kg. De acordo com a fabricante, essas características garantem a potência necessária para diferentes tipos de operação, mas com o cuidado de manter o consumo de combustível em níveis mais baixos. “Essa combinação de força e eficiência faz com que a HL745-9 Hyundai opere com baixo custo operacional”, destaca a companhia.
A Hyundai explica que sua transmissão automática ZF, eixos ZF e os modos de operação ajustáveis, permitem com que a pá carregadeira se adapte a diversos tipos de trabalho, sempre com um desempenho otimizado. “Essa flexibilidade contribui para a longevidade do equipamento. Cada função da máquina é pensada para agregar mais eficiência ao seu dia a dia, o que se traduz em menos tempo de máquina parada e mais produção”, reforça a empresa.
De acordo com a fabricante, o sistema hidráulico da HL745-9 foi desenvolvido para garantir precisão e conforto nas operações, permitindo que o operador trabalhe de forma mais ágil e com menos esforço. Isso não só melhora a performance, mas também ajuda a preservar os componentes da máquina, contribuindo para maior durabilidade.
“Além das cabines com um amplo campo de visão e um maior espaço interno, as pás-carregadeiras possuem eixos reforçados que permitem a locomoção em diversas condições de solo, sistema de freio a disco em banho de óleo, ar condicionado, controle de temperatura, desembaçadores frontais e traseiros, sistema de radiadores projetado para evitar entupimentos e aletas em alumínio que passam por rigorosos testes de durabilidade.”, informa a companhia.
Além de ser projetada para entregar alto desempenho com baixo custo operacional, a Hyundai informa que a HL745-9, assim como todas as máquinas da marca, conta com o pós-vendas (peças e serviços) especializado da BMC, com cobertura em todo o Brasil, oferecendo um atendimento que minimiza o tempo de máquina parada.
“Complementando esse suporte, contamos com uma ampla rede de revendas autorizadas de peças assegurando que suas necessidades sejam atendidas de forma rápida e precisa, onde quer que você esteja”, afirma a empresa.
LiuGong 838T
A LiuGong, multinacional chinesa fabricante de máquinas pesadas, apresenta a pá-carregadeira de rodas 838T que, conforme a companhia, foi projetada para atender as demandas mais exigentes do setor de construção. “Combinando força, precisão e tecnologia, este modelo atende com excelência operações de carga e movimentação de materiais em diferentes tipos de terreno”, destaca.
A pá- carregadeira de rodas 838T conta com peso operacional a partir de 12.300 kg e uma caçamba de 2,3 m³, com sistema de nivelamento automático. O motor Cummins de 151 hp permite movimentar grandes volumes de material. A transmissão ZF Basic Power Automática, com quatro marchas à frente e três à ré, garante, segundo a fabricante, economia de combustível. O sistema hidráulico com bomba de pistão de deslocamento variável adapta-se às condições de carga, proporcionando respostas rápidas e controladas.
A LiuGong explica que a robustez e a segurança da 838T são garantidas por um eixo com Limited Slip, que assegura tração em terrenos irregulares, e um sistema de freio hidráulico a disco banhado a óleo, ideal para paradas confiáveis mesmo sob cargas pesadas. Além disso, o engate rápido hidráulico opcional permite a troca fácil de acessórios, como caçambas e porta-garfos, aumentando a versatilidade. A fabricante também disponibiliza o modelo 838T com a opção de freio de serviço a disco seco.
“Para o operador, a cabine espaçosa com ar-condicionado e certificada ROPS (Roll Over Protective Structure – Estrutura Protetora Contra Capotamento) e FOPS (Falling Objects Protective Structure – Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos) proporciona conforto e segurança, permitindo jornadas mais produtivas e seguras. Lembrando que o uso do cinto de segurança é indispensável durante a operação do equipamento”, informa a companhia.
A fabricante reforça que a pá-carregadeira de rodas 838T LiuGong é destinada para quem busca desempenho, eficiência e conforto em operações de carregamento e movimentação de materiais.
A operação dos equipamentos LiuGong é respaldada por uma rede de 23 distribuidores na América Latina e 40 unidades de atendimento, garantindo a qualidade no pós-venda por meio do LiuGong Care, com suporte técnico completo oferecido pela empresa.
SEM636D
A SEM, uma marca da Caterpillar, apresenta sua carregadeira de rodas SEM636D como a máquina ideal para quem busca alto desempenho, custo benefício, versatilidade e economia. Projetada para atender a diversos segmentos, ela se destaca pela capacidade de adaptação a diferentes condições de trabalho, garantindo eficiência e produtividade aos seus clientes.
“Para proporcionar o máximo conforto e ergonomia, a SEM desenvolveu e equipou sua carregadeira com uma cabine premium para oferecer ao operador uma condução suave e com menor esforço físico. Além disso, a SEM636D também possui excelente área envidraçada, que garante maior visibilidade ao operador e diminui o risco de acidentes”, informa a fabricante.
Seu diferencial, diz a marca, está na presença da engenharia Caterpillar na máquina, facilidade de manutenção, que reduz o tempo de inatividade e torna as inspeções e reparos mais rápidos, aumentando a eficiência operacional. Além disso, a SEM636D é equipada com um motor Weichai, que assegura maior economia e desempenho, sistema hidráulico eficiente, trem de força confiável e sistema de arrefecimento avançado.
“Com quatro Centros de Distribuição de Peças da Caterpillar na América, a SEM garante que nossas peças cheguem no menor tempo possível. Além de contar com a expertise da Caterpillar, o projeto da SEM636D e seus componentes são submetidos a testes avançados, como a Análise de Elementos Finitos (FEA) e a Análise de Tensão Estrutural (OMSA), garantindo alta resistência e durabilidade”, comenta o Gerente Regional de Indústria, Eduardo Paparotto.
A manobrabilidade da SEM636D, explica a fabricante, permite operações ágeis, especialmente em espaços reduzidos ou terrenos de difícil acesso. A rotação do motor e o nível de combustível são monitorados diretamente no painel da cabine, permitindo que o operador tenha total controle do desempenho e consumo da máquina.
Entre as principais características do equipamento, a companhia destaca: cabine premium, com maior espaço e visibilidade, amortecedores com menor ruído e maior conforto, assento ajustável, com suspensão, janelas deslizantes e ar-condicionado com recirculação, alavanca única de mudança de marchas, saídas de ar ajustáveis, para melhor circulação interna de ar e estrutura ROPS/FOPS opcional.
XCMG LW300KV
A XCMG, multinacional chinesa de fabricação de máquinas pesadas, apresenta ao mercado o modelo de pá carregadeira LW300KV que, segundo a companhia, é um dos mais destacados representantes da categoria de maquinário pesado, projetado para atender às necessidades de operações que exigem alto desempenho e resistência.
“Este equipamento, com capacidade operacional de três toneladas, combina robustez, características e inovação tecnológica, posicionando-se como uma solução eficiente para diversos segmentos”, informa a companhia.
A pá carregadeira LW300KV foi projetada com tecnologias que otimizam o consumo de combustível e reduzem os custos de manutenção. “Isso é possível devido à combinação de motores modernos e sistemas hidráulicos eficientes, que permitem um desempenho otimizado mesmo em condições de trabalho exigentes. Em comparação com outros modelos da mesma categoria, ele se destaca por oferecer uma operação mais sustentável, reduzindo o impacto ambiental e os custos operacionais ao longo do tempo”, informou a fabricante.
A máquina garante desempenho em tarefas como escavação, entrega de materiais e carregamento. A LW300KV, é conhecida por sua durabilidade e resistência a condições adversas.
A manutenção simplificada e os sistemas de diagnóstico integrados garantem que a máquina permaneça operando por longos períodos, diminuindo o tempo de inatividade e aumentando a produtividade em projetos críticos.
Além de seu desempenho técnico, o modelo também se destaca por proporcionar conforto ao operador. A cabine foi projetada pensando na ergonomia, com assentos avançados, controles de fácil acesso e um sistema de isolamento acústico que reduz o ruído durante a operação. Esses elementos garantem um ambiente de trabalho mais seguro e confortável, mesmo em longas jornadas.
A pá carregadeira LW300KV pode ser utilizada em uma variedade de setores, como terraplenagem, entrega de materiais, portos, construção civil, mineração e agricultura. “Sua capacidade de adaptação a diferentes tipos de implementos, como garfos, caçambas e lâminas, amplia ainda mais suas possibilidades de aplicação”, informa XCMG.
XGMA XG935H
Carro-chefe da marca chinesa de equipamentos pesados XGMA, presente no Brasil desde 2010, a pá- carregadeira XG935H é uma máquina extremamente versátil, econômica, simples de operar e de manter. De acordo com a fabricante, ela atende a demanda dos principais operadores de setores como agronegócio, construção civil, mineração e florestal.
O modelo é equipado com o conhecido motor Cummins QSB de 5,9L e 130 HP, equipado com turbocompressor e intercooler, com injeção de combustível Common Rail. Essa combinação, segundo a marca, oferece economia de combustível, proporciona partidas instantâneas e emissões particularmente baixas.
“Além disso, a combinação do motor Cummins com a transmissão semiautomática XGMA garante maior eficiência operacional e baixo consumo, superando os seus principais concorrentes e sendo a única da sua categoria a elevar 3,2 toneladas”, informa a companhia.
A XGMA destaca também que o sistema hidráulico da XG935H está mais eficiente que a versão anterior e sua força de desagregação maior. O sistema hidráulico da XG935H é dotado de bomba dupla de alto fluxo apresentando confiabilidade, alto desempenho, operação suave e precisa através do controle por joystick.
Outro ponto importante, é a sua estrutura resistente e robusta. Segundo a fabricante, utilizando o conhecimento tecnológico de mais de 60 anos na produção de pás-carregadeiras, a XGMA submete seus projetos e principais componentes à softwares de Análise de Elementos Finitos (FEA) e de Análise de Modos de Falha (FMEA), assegurando a durabilidade sobre o material e otimizando a estrutura da máquina. Com isso a pá-carregadeira possui a maior altura de despejo do mercado (3.060 mm), permitindo a utilização de ampla gama de caçambas (de 1,4 m3 a 2,1m3) e implementos.
De acordo com a companhia, a cabine oferece ao operador da pá- carregadeira a proteção ROPS/FOPS, ampla visibilidade e foi totalmente pensada nas funções da máquina, visando operação segura, ergonomia e confiabilidade. Com suas janelas deslizantes, saídas de ar ajustáveis e ar-condicionado com recirculação promove conforto térmico e melhor circulação interna de ar.
Em resumo, a fabricante informa que a pá- carregadeira XG935H tem como principais características a alta confiabilidade, economia, eficiência e segurança, além de fácil manutenção.