Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

Equipamentos desempenham papel fundamental na realização de escavação e movimentação de materiais em espaços restritos

A miniescavadeira é uma máquina compacta e projetada para realizar trabalhos de escavação, nivelamento e movimentação de materiais em espaços restritos. Ela é utilizada na indústria da construção civil, paisagismo, utilitários entre outras aplicações.

Com seu tamanho reduzido e uma estrutura articulada, o equipamento é capaz de operar em locais de difícil acesso como áreas urbanas densas, espaços confinados ou terrenos acidentados. As miniescavadeiras são máquinas que desempenham um papel fundamental na realização de variadas tarefas de escavação e movimentação de materiais.

Sua capacidade de trabalhar em espaços confinados, juntamente com sua versatilidade e facilidade de operação, tornam-nas uma escolha popular na indústria da construção e em muitos outros setores onde a eficiência e a precisão são essenciais. A revista Eae Máquinas apresenta um comparativo com as máquinas mais procuradas do mercado. Veja qual delas se aplica melhor para sua operação!

Bobcat E26

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A Bobcat apresenta para o mercado nacional a miniescavadeira E26 que tem como característica o peso de transporte reduzido em 100 kg e maior capacidade de elevação na lateral. “O modelo de mini escavadeira Bobcat E26 está de cara nova, mas não é apenas do lado de fora que podemos ver as mudanças”, destaca a companhia.

Segundo a fabricante, a nova geração da popular escavadeira compacta é uma máquina robusta e com otimização na facilidade de operação, ao mesmo tempo em que apresenta conforto ao operador e os recursos necessários para os usuários mais exigentes.

Um dos diferenciais do modelo, conforme a companhia, é que a máquina está equipada com recursos inovadores extras, como o grupo de trabalho de cilíndro dentro da lança (CIB) e melhorias em sua geometria, aumentando a proteção contra colisões e aumentando a eficiência de escavação.

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

“Os controles da escavadeira Bobcat permitem a realização de movimentos finos e precisos com mínimo esforço e máximo conforto, obtendo assim resultados em menos tempo, com menos fadiga. Além disso, no joystick esquerdo, um interruptor de polegar tipo vai-e-vém oferece um manuseio da lança superior e com maior escalonamento do que com pedais. Enquanto que no joystick direito, o interruptor proporciona controle perfeito do implemento conectado”, frisa.

Com o controle de giro da lança e auxiliares localizados no joystick, o operador tem mais conforto no piso e mais espaço para os pés, “um bônus decisivo em trabalhos longos e cansativos”, atribui a Bobcat. Outro destaque feito pela empresa é que a operação multifuncional, como girar e se deslocar simultaneamente, é mais fácil e intuitiva.

Além disso, a companhia informa que esteiras de borracha com gomos direcionais também proporcionam um deslocamento mais suave e menos vibração durante o percurso.

De acordo com a empresa, as escavadeiras compactas são equipadas com uma capota exclusiva que oferece aos operadores melhor visibilidade, principalmente em áreas confinadas. Outro benefício, conforme a fabricante, é o design leve, que produz compactação mínima ao atravessar gramados ou outras superfícies. Assim como, as certificações de segurança ROPS, TOPS e FOGS, aos operadores.

“Todos os modelos atuais continuam a tradição da Bobcat de entregar máquinas confiáveis, confortáveis e com design focado no operador. Desfrute de mais espaço na cabine, mais produtividade, facilidade de manuseio, controle climático avançado, níveis de ruído mais baixos e muitas outras vantagens com a Bobcat E26″, assegura a marca.

Cat® 302.7 CR

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A Caterpillar destaca em seu portfólio a miniescavadeira Cat® 302.7 CR que, segundo a fabricante oferece potência e desempenho num tamanho compacto, proporcionando excelente desempenho em escavação e movimentação de materiais. Seu projeto de raio compacto permite acessar ambientes mais estreitos principalmente em áreas urbanas com pouco espaço para manobra. Outro diferencial, segundo a Caterpillar, está no sistema hidráulico de alto desempenho que “ajuda a concluir o trabalho mais rapidamente”. Além de recursos exclusivos na categoria como controle de deslocamento por joystick e controle de cruzeiro.

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

“Os controles são fáceis de usar, intuitivos e todas as funções hidráulicas estão agrupadas nos joysticks. O monitor LCD (Liquid Crystal Display, Monitor de Cristal Líquido) facilita a leitura das informações da máquina. Pelo monitor, é possível customizar a máquina de acordo com a sua preferência ou a necessidade de cada aplicação ou operador, como a velocidade de resposta e os padrões de escavação. Integrado ao monitor, as miniescavadeiras Cat contam com um sistema antifurto para mais proteção ao equipamento”, destaca a companhia.

Mover-se pelo canteiro de obras, diz a marca, fica ainda mais fácil com o recurso de controle de deslocamento por joystick e controle de cruzeiro padrão. “Alterne facilmente entre os controles de percurso tradicionais, alavancas e pedais, para controle total por joystick para mover e operar todos os implementos da máquina. Já o piloto automático ou controle de cruzeiro funciona como o dos automóveis e caminhões. Este recurso permite deslocar de um ponto ao outro mais confortavelmente, sem a necessidade de usar as alavancas ou os pedais todo o tempo, tornando os dias longos de jornada mais fáceis e muito mais confortáveis, assegura a empresa.

Uma das principais características do modelo é a facilidade na manutenção. “É simples e rápida, todos os pontos de verificação de rotina são de fácil acesso ao nível do solo e o alcance às áreas de serviço abaixo da cabine são facilitados”, diz a fabricante.

A marca informa que a 302.7 CR é equipada com marcha lenta automática, desligamento automático do motor, que reduzir o consumo de combustível, as emissões de gás do efeito estufa e o tempo de inatividade, desligando a máquina depois de um período de funcionamento em marcha lenta predefinido através do monitor. O modelo também possui sistema hidráulico eficiente com uma bomba de deslocamento variável eletrônica. “A miniescavadeira foi desenvolvida para reduzir os custos de operação”, assegura o fabricante.

O modelo possui ângulo de rotação da caçamba de 200 graus, retendo mais material, ideal para trabalhos de carregamento de caminhões e escavação de paredes verticais evitando frequentes reposicionamento da máquina.

O motor Cat® C1.1 atende aos padrões de emissões Tier 4 Final do EPA dos Estados Unidos, o Estágio V da União Europeia e Japão 2014. Fornece 24,7 hp (18,4 kW) de potência bruta informa.

A companhia informa que a miniescavadeira foi desenvolvida para ajudar a manter a segurança no trabalho, por isso, o modelo conta ainda com cabine com as certificações de segurança ROPS, TOPS. “Segurança é nossa prioridade. Luzes de trabalho de cortesia e um cinto de segurança retrátil fluorescente com sensor de presença são apenas alguns dos recursos de segurança que incorporamos à máquina”, informou a Cat®.

Develon DX27Z-7M

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A Develon, anteriormente conhecida como Doosan Construction Equipment, apresenta a nova miniescavadeira DX27Z-7M de 2,8 toneladas. O novo modelo, segundo a fabricante, oferece uma faixa de trabalho maior do que as máquinas da geração anterior, bem como outras miniescavadeiras do mercado e alia maior capacidade de elevação e força de escavação.

Segundo a companhia, uma característica importante da nova linha é a instalação, como padrão, da mais recente versão 3.0 do Develon Fleet Management, que possui um sistema de gerenciamento por telemetria para as escavadeiras, fornecendo informações sobre desempenho e operação do equipamento.

“Apresentando o novo estilo global da linha de miniescavadeiras Develon, o novo design do chassi inferior e das novas estruturas superiores da DX27Z-7M proporcionam maior durabilidade e robustez. O design de giro zero tail torna as máquinas ideais para trabalhar em espaços confinados em projetos de construção, paisagismo e serviços públicos”, informa a empresa.

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A fabricante explica que a DX27Z-7M é alimentada por um motor diesel Develon DN1.7, fornecendo 18,4 kW (24,7 HP) de potência a 2400 rpm. “Como resultado, a nova miniescavadeira oferece a mais alta potência e torque em sua classe cobrindo uma ampla gama de aplicações”, afirma.

A DX27Z-7M, também, conta com linha auxiliar com 76,8 l/min para trabalho com acessórios e os contrapesos fundidos recém-projetados garantem equilíbrio e estabilidade da máquina ao trabalhar.

“O ângulo de oscilação da lança e o raio de giro são compatíveis com outras máquinas desta classe. A visibilidade e a capacidade de trabalho foram melhoradas aumentando a distância de deslocamento à frente da caçamba para além das esteiras”, ressalta a Develon.

O equipamento incorpora uma nova lâmina niveladora que, segundo a marca, fornece maior altura de elevação e maior capacidade de penetração do que outras máquinas no mercado. “Usando a alavanca niveladora, o operador pode selecionar entre baixa e alta velocidade do sistema de deslocamento hidráulico da lâmina. Já durante o deslocamento em subida, a válvula de mudança redefine automaticamente para um deslocamento mais conveniente para o operador e redução de desgaste da máquina”, explica.

A nova miniescavadeira está equipada com uma cabine com porta de acesso em vidro, lâmpadas de trabalho em LED, sistema aprimorado de ar-condicionado com saídas de ar maiores com ajuste manual de abertura e fechamento, para garantir fluxo de ar direto e suficiente para os operadores.

“Na DX27Z-7M, uma nova válvula de controle hidráulico foi incorporada para as funções rotativas bidirecionais e opcionais, fornecendo ao operador controle proporcional de 10 níveis de vazão hidráulica através do botão giratório do joystick”, finaliza a Develon.

JCB 8026CTS

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

Quem procura uma miniescavadeira dentro da faixa de 25hp encontra na JCB, uma das líderes mundiais da linha amarela, o modelo 8026CTS. A fabricante explica que trata-se de uma máquina com 2.767 kg de peso operacional, equipada com carro superior com raio de giro compacto. Segundo o gerente de produto da JCB Brasil, Etelson Hauck, as miniescavadeiras da companhia são máquinas versáteis e compactas, com diversas aplicações.

O profissional salienta que o motor de translação com redução automática da 8026CTS aumenta a eficiência e o desempenho operacional, pois oferece maior torque e força de tração às esteiras. O resultado, segundo a empresa, é uma capacidade aprimorada de escavação e movimentação em terrenos difíceis.

Além disso, a JCB explica que a redução automática do motor de translação minimiza o consumo excessivo de combustível, já que ajusta a potência de acordo com as demandas do terreno, garantindo menor desgaste dos componentes como o motor, esteiras e engrenagens, pois são submetidos a menos estresse.

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A linha hidráulica auxiliar da miniescavadeira 8026CTS, diz a companhia, agrega vantagens como o uso de acessórios, controle preciso, maior segurança, redução de trabalho manual e flexibilidade. Já o sistema offset do braço do modelo oferece benefícios como: acesso a áreas de difícil alcance, maior versatilidade e flexibilidade, eficiência em escavações ao longo de paredes, segurança aprimorada, melhor visibilidade e menor necessidade de reposicionamento da máquina.

Etelson Hauck explica que, do ponto de vista da conservação do equipamento, a 8026CTS, da JCB, é projetada com acesso conveniente aos principais pontos de manutenção, como filtros de óleo, filtros de ar, pontos de lubrificação e sistemas hidráulicos, permitindo que os técnicos realizem inspeções e substituições de componentes de maneira rápida e eficiente.

O gerente de produto da JCB Brasil informa ainda que o modelo possui paineis de acesso e abertura fácil. Isso porque é equipado com portas que facilitam a manutenção, simplificando o acesso aos componentes internos, como motor, radiador, sistemas hidráulicos e eletrônicos.

“Seus componentes são facilmente substituíveis, reduzindo o tempo necessário para a revisão. Isso inclui itens como filtros, correias, lâmpadas, mangueiras e conexões, que podem ser substituídos sem a necessidade de grandes intervenções na máquina”, afirmou o profissional.

Volvo ECR25D

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

Já a escavadeira compacta Volvo ECR25D, segundo a marca, é reconhecida globalmente por muitos atributos, principalmente sua grande mobilidade e alto desempenho. A empresa destaca o equipamento por sua potência, capacidade de elevação, variedade de implementos, o que segundo a marca, resultam na eficácia da miniescavadeira.

“Com o motor Volvo D1.1A, potência bruta de 15,6kW e peso operacional de 2.490 a 2.600kg, é uma avançada máquina, desenvolvida com diversas inovações projetadas para transportá-la facilmente. Tem o peso ideal para ir de um posto de trabalho para outro e um sistema integrado para transporte da caçambas”, afirma a companhia.

De acordo com a empresa, a máquina é de raio curto e possui capacidade de elevação poderosa, com forças de desagregação e penetração que competem inclusive com equipamentos de maior porte.

Os implementos, diz a companhia, foram especialmente projetados pela Volvo para trabalhar harmoniosamente com a máquina, permitindo que o operador execute uma variedade de tarefas com a máxima eficácia.

A Volvo ressalta que a escavadeira foi desenhada para uma operação intuitiva, com uma grande precisão do comando de deslocamento da lança e da vazão hidráulica auxiliar.

“Tudo é feito de forma suave e sem esforços, o joystick de fácil utilização garante que o operador faça o ajuste fino do fluxo hidráulico máximo de cada implemento, assegurando assim a velocidade e a força ideais”, destaca a companhia.

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

A Volvo explica também que com o deslocamento automático de duas velocidades, o operador pode deslocar a máquina em marcha alta, uma vez que ela é reduzida automaticamente quando o equipamento requer mais tração.

Como todas as máquinas Volvo, diz a companhia, a miniescavadeira ECR25D apresenta manutenção facilitada. “O capô do motor tem fechadura e uma ampla cobertura que proporciona acesso desimpedido a todos os pontos de manutenção diária. A verificação do nível do óleo hidráulico também é muito fácil com o filtro num invólucro transparente que ajuda a evitar paradas não programadas”, afirma a companhia.

Outro benefício deste modelo do equipamento, segundo a fabricante, está no motor Volvo e a bomba única de deslocamento variável que “se combinam com perfeição”.

Conforme a empresa, este equilíbrio contribui para a redução do consumo de combustível. “A marcha lenta automática e o desligamento automático do motor são outros fatores que auxiliam na maximização da eficiência energética, cortando custos de manutenção e ajudando em maior valor de revenda da escavadeira”, explicou a Volvo.

XCMG XE27U

Conheça miniescavadeiras versáteis e fáceis de operar

O modelo de miniescavadeira XE27U, da XCMG, multinacional chinesa líder no setor, que atua desde 2004 no Brasil, e que há 10 anos conta com linha de produção fabril instalada numa área de 1 milhão de m2 na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. Possui hoje assistência que atende em suas concessionárias em todo o País. Esse modelo XE27U possui como uma das principais características um design compacto com raio de giro menor, liberando a parte traseira de impactos ao operar em espaços estreitos.

“O dispositivo de trabalho pode ser direcionado para a esquerda e direita em 75 e 55 graus, respectivamente, fazendo operações de giro compostas com estrutura superior, permitindo que a máquina escave o solo paralelamente à parede”, informa a fabricante.

Além de sua força de trabalho, o equipamento tem como característica uma altura máxima de despejo de 3120mm e alcance máximo de escavação de 4750mm. E o seu novo LCD colorido de sete polegadas, permite realizar uma rápida alternância entre os modos da máquina.

Já o sistema, diz a companhia, dispõe de sete idiomas, oferecendo um conjunto completo de instrumentos “conferindo funções automáticas, capazes de diagnosticar de modo inteligente: falhas da máquina, manutenções imediatas e informações de reabastecimento, reduzindo o tempo gasto em revisões”, informou.

Segundo a multinacional, a potência e precisão do equipamento tornam a máquina versátil e permitem a realização de diversos tipos de aplicações. “Com um motor Tier III e hidráulica eficiente, a máquina é amplamente aplicável para paisagismo, estufas e escavação de fazendas, instalação de tubulações de água e gás, construção de porões e outros projetos”, destaca a marca, segundo ela com a máquina é ideal para terminar vários trabalhos em espaços confinados com seu giro traseiro compacto.

Outros benefícios opcionais da miniescavadeira XE27U são as duas tubulações auxiliares com fluxo hidráulico proporcional ajustável, e a parte frontal do duto é equipada com um dispositivo de engate rápido “que pode conferir rápida troca de ferramentas, adaptando-se às várias condições de trabalho”, explica a marca.

Já em relação ao conforto do operador, conforme a companhia, a miniescavadeira é equipada com uma cabine que atende aos requisitos de segurança e certificações internacionais como TOPS / ROPS / OPG, “que não apenas reforçam a cabine, mas também ampliam a visão do motorista”, disse.

“A miniescavadeira possui uma estrutura da lança e do braço reforçadas, a fim de distribuir os esforços e tensões de melhor forma, garantindo um bom desempenho e aumentando a vida útil dos equipamentos”, destaca a fabricante.

YANMAR ViO27

A YANMAR apresenta ao mercado brasileiro a miniescavadeira modelo ViO27 que possui cabine aberta com proteção ROPS e FOPS, que garante mais segurança para o operador, tem peso operacional de 2625 – 2735 kg, esteira de borracha e aço, respectivamente.

Ela é equipada com motor YANMAR 3TNV76-NBVA-1 com potência de 21.2 hp, “desenvolvido com características técnicas pensadas especialmente para o equipamento da marca, sendo sinônimo de economia de combustível e desempenho”. Além disso, oferece um circuito hidráulico de bomba tripla que adapta o fluxo e a pressão para a carga, permitindo maior velocidade de trabalho.

A ViO27, diz a fabricante, entrega também um circuito auxiliar de ação dupla de série, oferecendo 51,3 l/min, que possibilita adicionar vários implementos nas tubulações instaladas de ambos os lados do braço do equipamento.

De acordo com a companhia, o modelo faz parte da linha ViO da YANMAR que oferece “o verdadeiro giro zero”, no qual, a cabine da máquina pode fazer um giro em 360º, onde nem o contrapeso e nem a parte frontal da estrutura superior excedem a largura das esteiras.

A multinacional explica que com esse recurso, operadores podem otimizar e aumentar a performance no trabalho devido a possibilidade de operar em áreas estreitas e realizar escavação lateral de valas, bem próximas às paredes, sem sair do alinhamento, pois conta também com o diferencial de articulação da lança.

Outra exclusividade, segundo a fabricante, são as proteções dos cilindros na ViO27, padrão para lança, braço e caçamba que ajudam a minimizar os danos devido ao contato de materiais com os cilindros durante a operação, e reduz o custo de substituição da haste. ‘Em outras palavras, menor manutenção, maior economia e disponibilidade do equipamento”, detalha a empresa.

“No mercado brasileiro, as miniescavadeiras da marca se destacam por contarem com recursos exclusivos. Um exemplo é a tecnologia embarcada de fábrica e sem custos adicionais ao cliente. O SA-R (SMART-ASSIST REMOTE), dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento, está disponível em modelos a partir de 2 toneladas, assim como na ViO27”, afirma.

Por meio dele, completa a marca, é possível acompanhar o trabalho pelo celular ou computador, e obter informações em tempo real. Dados como horas trabalhadas, sinalizando início e término de cada atividade; ferramenta de gerenciamento de manutenção; serviço de notificação de erro e alerta antifurto são algumas das funções oferecidas.

Os equipamentos YANMAR tem 2 anos de garantia. O primeiro ano, explica a companhia, é aplicado para todos os componentes e o segundo ano contempla o trem de força: bomba e comando hidráulico, motores de deslocamento e giro, e motor diesel, entre outros.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!