Pesquisar
Close this search box.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

Máquinas podem ter variadas funções de acordo com cada projeto 

Utilizadas em diversos segmentos da economia, as escavadeiras são equipamentos versáteis, robustos e muito utilizados em setores como construção civil, mineração e dar suporte em outros setores como: demolição, manuseio de materiais, na agricultura, serviços florestais e em indústrias.

Contudo, o principal diferencial deste equipamento está exatamente no uso de sistemas hidráulicos, que dão à máquina a potência necessária para ser reconhecida por seu eficaz desempenho de atuação.

As escavadeiras hidráulicas são movidas por um motor a diesel que alimenta a bomba hidráulica. A bomba hidráulica envia óleo para o cilindro que é então utilizado para movimentar o braço da escavadeira.

O equipamento permite uma grande diversidade de funcionamento já que existem vários implementos no mercado que podem ser adaptados à escavadeira como: caçamba, martelo hidráulico, garra mecânica, florestal, triturador, perfuratriz, engate rápido e muito outros possibilitando a execução de diversas atividades.

Além de sua estrutura, existem ferramentas como lâminas de corte, garras, brocas perfuratrizes, trituradores, marretas para demolição, entre outras, que podem ser acopladas, possibilitando a execução de diversas outras atividades.

Este tipo de máquina conta com dois sistemas de rodagem disponíveis: esteira ou pneu, dependendo das condições do terreno. Para trabalhos pesados, solos úmidos, a de esteira garante maior aderência ao solo e estabilidade a máquina. A escavadeira de pneu demonstra maior eficácia em terrenos mais acidentados.

Portanto, a escavadeira hidráulica é um equipamento com múltiplas funções, oferecendo agilidade, segurança e economia.

Nesta edição da Revista EaeMáquinas, apresentamos uma comparação entre alguns modelos disponíveis no mercado nacional, atendendo às necessidades específicas de cada cliente. Confira as características de cada máquina e escolha a mais adequada para sua necessidade!

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

Develon DX140LC

A escavadeira hidráulica Develon DX140LC conta com o motor com sistema Common Rail e o sistema hidráulico controlado via EPOSTM (Electronic Power Optimization System, em português, Sistema Eletrônico de Optimização de

Potência). De acordo com a fabricante, a combinação faz o equipamento ter alta produtividade e boa relação custo/desempenho, tornando-o atrativo.

Um dos destaques, segundo a marca, está no motor Develon (DL06). “O motor de 6 cilindros produz 95 hp (71 kW / 95 hp) a 1.850 rpm, e mais torque, devido ao seu projeto cuidadoso aliado ao uso de injeção common rail e 4 válvulas por cilindro”, explica a companhia.

Esses recursos, diz a fabricante, ajudam a otimizar a combustão e minimizar a poluição por meio da redução das emissões de Nox e de partículas. O torque aumentado, destaca a companhia, permite o uso eficiente da potência do sistema hidráulico.

“Com isso, os ciclos de trabalho são mais rápidos e aumentam a produtividade, além disso, o maior torque significa que a escavadeira é capaz de se mover com mais facilidade e garante a eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível”, afirma a Develon.

Outro diferencial, conforme a empresa, está na bomba hidráulica principal, que tem capacidade de 2 x 114 l/min. Isso, explica, reduz o tempo de ciclo e aliado a uma bomba de engrenagem de alta capacidade, melhora a eficiência da linha piloto. Já o motor de translação Develon, diz a fabricante, fornece uma estrutura interna simples e aumenta a eficiência e o desempenho. “A roda dentada mais espessa minimiza a entrada de detritos e proporciona maior durabilidade”, avalia.

De acordo com a companhia, uma característica do modelo está na melhoria no controle da escavadeira pelo sistema EPOSTM. “O cérebro da escavadeira hidráulica, o EPOSTM, foi aprimorado por meio de uma comunicação em Rede-CAN, e essas unidades agora estão perfeitamente sincronizadas”, explica.

As melhorias no sistema hidráulico da DX140LC, informa a companhia, permitem usar a potência do motor de maneira mais eficiente. A Develon explica que esse sistema é capaz de realizar diversas operações com um consumo de combustível muito menor do que outros equipamentos da mesma classe, aumentando significativamente a eficiência do seu trabalho.

Segundo a fabricante, o modelo também apresenta um controle otimizado de marcha lenta automática. “Quando o operador faz uma pausa e deixa o joystick de controle sem movimento, tanto o motor quanto a bomba são mantidos em rotação mínima, como em modo de espera, e evitam consumo de combustível desnecessário”, aponta a companhia.

Além disso, a Develon destaca o conforto proporcionado ao operador com cabine dotada com: monitor LCD colorido de 8 polegadas, de fácil utilização, com acesso completo às configurações da máquina e dados de manutenção; e, assento com suspensão com várias funções de ajuste, e suporte lombar, que reduz com eficácia a vibração do equipamento transmitida durante o trabalho.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

JCB JS130LC

Quem busca uma escavadeira hidráulica de até 14 toneladas encontra na JCB, uma das líderes mundiais da linha amarela, o modelo JS130LC. Trata-se de uma escavadeira de 13 toneladas, equipada com um motor de injeção mecânica de 4 cilindros, que, segundo a companhia, oferece eficiência de combustível.

De acordo com o gerente de produto da companhia no Brasil, Etelson Hauck, isso se dá porque o motor JCB, conhecido como DIESELMAX, foi submetido a testes rigorosos, em uma variedade de aplicações e condições de trabalho, acumulando mais de 110.000 horas de operação em mais de 70 máquinas, incluindo a maior retroescavadeira comercializada no Brasil, o modelo 4CX.

“Com oito modos de trabalho disponíveis, a rotação do motor e a sensibilidade dos joysticks podem ser personalizadas para otimizar o desempenho e a precisão da máquina em diversas aplicações. Um recurso exclusivo chamado “sistema 2GO” garante que a JS130LC só possa ser ativada pelo operador a partir de uma posição segura, por meio de duas travas de segurança independentes – uma alavanca e um botão localizado no console direito”, explica Hauck.

Conforme a empresa, o sistema de arrefecimento da máquina utiliza um ventilador com controle variável, garantindo a operação com a velocidade ideal do ventilador do motor, reduzindo o nível de ruído. “Mais uma vantagem oferecida pela JS130LC é o LiveLink: um sistema inovador que possibilita acessar desde alertas da máquina até relatórios gerenciais e histórico de manutenções, com todos os dados armazenados em um servidor seguro”, destaca.

Outro destaque, segundo a fabricante, está no LiveLink, que oferece recursos de delimitação geográfica, para saber a localização da máquina e emitir alertas quando elas saem das zonas pré-determinadas. “Os alertas de toque de recolher em tempo real notificam sobre o uso não autorizado, o que pode resultar na redução dos custos com seguros”, informa a marca.

Os filtros da JCB JS130LC, diz a companhia, são um diferencial, que incluem os de óleo do motor, óleo hidráulico e combustível, que foram estrategicamente centralizados para facilitar e agilizar a manutenção. “Devido à disposição lado a lado desses elementos, tanto o radiador do motor, o radiador do sistema hidráulico, quanto o intercooler podem ser alvo de manutenção individualizada, garantindo uma limpeza eficiente”, avalia a empresa.

“O monitoramento preciso das horas de operação e os alertas de serviço aprimoram o planejamento da manutenção. Além disso, os dados de localização em tempo real auxiliam na administração da frota, e os registros do histórico de manutenção estão prontamente disponíveis”, finaliza o especialista.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

LiuGong 915E

A LiuGong, empresa chinesa que há mais de seis décadas fabrica e comercializa equipamentos de construção mundialmente, destaca, entre as máquinas presente em seu portfólio, o modelo de escavadeira hidráulica 915E que, segundo a fabricante: “personifica a excelência técnica e a inovação que definem a marca”.

A marca informa que este modelo de escavadeira hidráulica proporciona alta performance e fácil manutenção. Isso porque apresenta aos clientes atributos como versatilidade, facilidade de operação e eficiência aprimorada.

“O modelo 915E é uma escavadeira hidráulica projetada para enfrentar desafios em diversos ambientes de trabalho”, explica a companhia. Entre as principais características do equipamento, a companhia destaca o motor Cummins de última geração e em conformidade com os padrões de emissões Tier 3, além de ser reconhecida por seu alto desempenho.

Um dos diferenciais deste modelo de escavadeira hidráulica, informa a companhia chinesa, é o exclusivo sistema IPC (Controle Inteligente de Potência), patenteado pela LiuGong. “Essa inovação integra sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos, equalizando-os de forma inteligente, conforme o trabalho a ser realizado”, destaca a fabricante.

Segundo a empresa, este sistema de tecnologia confere ao operador seis modos de trabalho que proporcionam melhor desempenho do equipamento e eficiência no consumo de combustível.

Outro benefício oferecido pela máquina, conforme a fabricante, é que ela é equipada de fábrica com caçamba de 0,73 m³ e linhas auxiliares que possibilitam a instalação de diversas ferramentas de trabalho.

“O modelo de escavadeira hidráulica LiuGong 915E, também conta com um sistema hidráulico avançado e totalmente equipado com componentes da renomada marca Kawasaki, que ampliam significativamente a performance da máquina e garantem uma operação suave e eficaz”, explica a empresa.

De acordo com a LiuGong, além do alto desempenho, a escavadeira hidráulica da marca oferece um ambiente de trabalho confortável para o operador. “Sua cabine ergonomicamente projetada, com proteção ROPS/FOPS de série, proporciona ampla visibilidade e espaço interno, é vedada e pressurizada garantindo segurança e conforto durante longas jornadas de trabalho”, destaca a empresa.

Outra característica, de acordo com a companhia, que foi desenvolvida para facilitar o trabalho do mantenedor, é que a máquina possui fácil acesso para manutenções e inspeções diárias, todos a nível do solo.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

SANY SY135C

Quando se trata de escavação, os profissionais da construção e engenheiros sabem que potência, eficiência e durabilidade são características essenciais em qualquer equipamento. Segundo a SANY, o modelo SY135C não só atende a esses requisitos, mas redefine os padrões da indústria, oferecendo uma solução de alto desempenho para escavação de pequeno porte.

“A máquina SY135C, vendida em mais de 120 países, é um exemplo da dedicação da marca à excelência. Seu motor, bomba principal e grupo de válvulas principal são projetados e fabricados em colaboração com fabricantes internacionais de renome, garantindo a confiabilidade e desempenho superiores que os clientes da SANY esperam”, destaca a companhia.

Segundo a fabricante, umas das principais características do equipamento é o motor Isuzu 4JJ1-X. “Com uma potência nominal de 73kW a 2.000 rpm, ele oferece uma combinação excepcional de força e eficiência em combustível”, informa a marca. Além disso, a potência hidráulica garante que a escavadeira possa lidar com as tarefas mais desafiadoras sem esforço.

Outro diferencial, conforme a marca, é que o operador tem a flexibilidade de ajustar a máquina conforme a necessidade do momento. “A escavadeira conta com quatro modos de trabalho disponíveis”, informa a companhia.

O equipamento possui ainda uma caçamba de 0,61 m³ e um ponto de articulação otimizado, o que aumenta o alcance de escavação. “A trajetória do movimento e o formato da caçamba foram projetados para minimizar o impacto, favorecendo a resistência da máquina. Isso resulta em uma vida útil da caçamba redobrada e um aumento da força de escavação do braço”, diz a empresa.

A escavadeira hidráulica SY135C, segundo a fabricante, é projetada para enfrentar desafios, com lança e braço íntegros, compactos, fortes e duráveis. “Essa combinação evita deformações em trabalhos de escavação árduos, garantindo uma faixa de trabalho e profundidade de escavação eficazes, independentemente das condições de trabalho. As esteiras resistentes absorvem impactos em superfícies irregulares, garantindo estabilidade e confiança ao operador durante todo o trabalho”, explica.

Outro diferencial conforme a marca está na cabine projetada com punções de chapa de aço de alta resistência. “As janelas de vidro temperado oferecem visibilidade clara”, informa a companhia. Além disso, destaca a companhia, a nova cabine da SANY, proporciona a melhor experiência de operação em máquinas de pequeno porte.

“Com um sistema de ar condicionado automático de fácil manutenção e uma potência de resfriamento, oferecemos um espaço silencioso e confortável ao operador mesmo em condições adversas”, assegura. De acordo com a empresa, o assento multifuncional ajustável com suspensão a ar proporciona conforto mesmo durante longas horas de operação.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

XCMG XE150BRII

XCMG Brasil, empresa que é líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, disponibiliza para o mercado nacional a escavadeira hidráulica modelo XE150BRII, que segundo a fabricante, é um equipamento especialmente desenvolvido para realizar uma variedade de tarefas tanto na construção como na escavação.

“Versátil, a escavadeira XE150BRII pode ser empregada em diversas aplicações, desde a escavação de valas até o nivelamento de terrenos.”, informa a empresa.

Segundo a fabricante, destaca-se que o equipamento se adapta às mais diversas gamas de projetos de construção, devido à capacidade de atuação em diferentes tipos de solo. “Na prática, a escavadeira pode realizar escavações profundas, como também movimentar grande quantidade de terra em um curto espaço de tempo”, afirma o diretor comercial da XCMG Brasil, Renato Torres.

Torres ressalta também que a escavadeira opera em diferentes tarefas de manipulação de materiais, com capacidade de levantamento, se equipada com acessórios.

“O fato de ser compacta é outro diferencial técnico da escavadeira XE150BRII da XCMG Brasil, uma vez que possui capacidade de locomoção em áreas delimitadas. Assim sendo, a mobilidade é uma característica particularmente valiosa em canteiros de obras urbanos, principalmente levando em conta que são locais com restrições de espaço”, explica o diretor.

De acordo com a fabricante, devido ao seu tamanho e design, a manutenção é relativamente fácil se comparada com escavadeiras maiores. “A escavadeira possui, ainda, sistema de controle avançado que confere precisão e facilidade de operação”, destaca Torres.

Segundo ele, essa precisão é fundamental para as tarefas que requerem escavação detalhada. Assim como, a máquina oferece ao operador conforto, segurança e facilidade de operação. Isso porque conta com cabine fechada com ROPS; assento ajustável com amortecimento bidirecional; monitor LCD colorido; controle com alavancas tipo joystick e painel de instrumentos com as funções vitais do equipamento como por exemplo, indicadores de temperaturas de água e do óleo do motor; pressão de óleo do motor, horímetro, nível de combustível e carga da bateria.

Outro diferencial da escavadeira da marca está no motor da XE150BRII, que de acordo com a companhia, é potente e possui um alcance de escavação considerável, sendo ideal para trabalhos que exigem escavação profunda ou alcance estendido.

“Além disso, o equipamento foi projetado com eficiência de combustível, ou seja, confere custos operacionais mais baixos ao longo do tempo”, avalia a XCMG Brasil.

Escavadeiras hidráulicas apresentam robustez e versatilidade

XGMA XG815FL

A XGMA, empresa chinesa de equipamentos pesados, apresenta ao mercado nacional a nova escavadeira hidráulica modelo XG815FL. De acordo com a marca, o equipamento possui um motor eletrônico mais potente, esteira de 500 mm e sistema hidráulico reformulado, aumentando a produtividade em relação ao modelo anterior.

“Sua maior potência e estabilidade, combinadas com a eficiência do sistema hidráulico de última geração, tornam a nova XGMA XG815FL a melhor escolha na categoria entre 13 e 15 toneladas para a movimentação de terra”, destaca a fabricante.

Entre as principais características da máquina estão as estruturas reforçadas que, segundo a companhia, garantem durabilidade a longo prazo em escavações, carregamento de caminhões e aplicações com rompedor.

“O motor eletrônico Cummins atesta sua confiabilidade a longo prazo, além disso, os três modos programáveis de operação adaptam a potência da escavadeira às demandas do trabalho, economizando combustível e aumentando a eficiência”, informa a marca.

A XG815FL, afirma a empresa, incorpora motores Cummins QSF3.8T3TC115 mais potentes e eficientes com 3,8 litros de cilindrada, proporcionando potência de 86 kW (115 HP) e atendendo plenamente os requisitos de emissões do PROCONVE MAR-1.

“A Cummins combinou um catalisador de oxidação de diesel e um sistema de redução catalítica seletiva (DOC-SCR) projetado pela Cummins Emission Solutions (CES). O SCR Cummins permite que a conversão de óxidos de nitrogênio (NOx) ocorra a temperaturas de escapamento menores. Quando combinada com a injeção eletrônica Common Rail a nova XG815FL oferece melhorias sem precedentes no custo total de propriedade (TCO)”, ressalta a empresa chinesa.

Outro diferencial está, segundo a marca, nos intervalos de manutenção que são de 500 e 1.000 horas para óleos e filtros, o que reduz o tempo de inatividade da máquina. “Os intervalos estendidos também eliminam os custos de mão de obra e o custo de peças, em comparação com as escavadeiras concorrentes”, frisa.

A cabine da XG815FL, diz a companhia, vem com assento com suspensão hidráulica e um console esquerdo amplo para facilitar o acesso dentro e fora da máquina. “O monitor LCD de superfície fosca e 5,7 polegadas, de alta qualidade e alto brilho, oferece navegação rápida e fornece acesso fácil às principais informações da máquina”, analisa a fabricante.

Em relação ao sistema hidráulico, a marca informa que é de grande desempenho, pois conta com motores de translação de alto poder hidráulico e assim como o motor de giro, são de marcas internacionais conceituadas. “Este sistema hidráulico de alta produtividade proporciona uma força de desagregação na caçamba de 95 kN, favorecendo a escavação de praticamente todo tipo de solo”, assegura a XGMA.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Mineradora de ouro chinesa escolhe soluções subterrâneas da Epiroc. Foto: A carregadeira subterrânea Epiroc Scooptram ST1030 está entre as várias soluções adquiridas para ampliar
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!