Escavadeiras hidráulicas oferecem mais economia, potência e versatilidade nas aplicações

Projetadas para escavar, carregar e movimentar materiais, as escavadeiras hidráulicas são equipamentos pesados indispensáveis para a construção civil e obras gerais de infraestrutura. Movida por um mecanismo hidráulico, essa máquina oferece muita potência para grandes escavações em poucos minutos. Nos últimos anos, as grandes fabricantes passaram a desenvolver modelos mais econômicos e versáteis, com melhor expectativa de vida útil, pensando no melhor custo-benefício. Neste comparativo, a EaeMáquinas traz para você cinco modelos em destaque no segmento de peso operacional entre 20.000 a 23.000 kg.

Cat 320D2 L

Cat 320D2 L

No segmento de escavadeiras com peso operacional máximo de 22.300 kg (49.200 lb), a Caterpillar apresenta como destaque o modelo 320D2 L configurado para construção geral ou pesada, com ótima economia de combustível e produtividade em carregamento de caminhões, valetamento e levantamento. No quesito “estruturas”, técnicas de projeto e fabricação da Caterpillar garantem uma excelente durabilidade e serviço nas aplicações mais difíceis.

Na estação do operador, a cabine espaçosa oferece excelente visibilidade e botões de fácil acesso. O monitor apresenta display gráfico colorido que é intuitivo para o usuário e altamente visual. No geral, a nova cabine permite um ambiente de trabalho confortável para a máxima produção e eficiência.

A fabricante também destaca o custo reduzido de serviço e manutenção como diferencial. O serviço e manutenção de rotina podem ser concluídos de forma rápida e fácil para reduzir os custos de propriedade. Pontos de acesso convenientes, serviço com intervalos estendido ajudam a manter o tempo de inatividade ao mínimo. A 320D2 L possui características comprovadas há longo tempo, sendo configurada para a construção, para melhorar a eficiência do local de trabalho pelo baixo custo de propriedade, excelente desempenho e alta versatilidade. O equipamento proporcionará uma grande economia de combustível e alta produtividade no carregamento, abertura de valas e carregamento de caminhões.

Quando o assunto é desempenho, vale destacar o motor controlado mecanicamente Cat® C7.1 que atende aos padrões de emissões equivalentes ao Tier 3 do EPA (Environmental Protection Agency, Órgão de Proteção Ambiental) dos EUA e ao Estágio IIIA da UE. A fabricante assegura que o motor é forte e durável para atender a todas as necessidades de aplicação. Um recurso do modo ECO ajuda a reduzir o consumo de combustível em até 15%. O C7.1 incorpora componentes e fabricação de precisão para o cliente contar com a confiança e eficiência na operação. Este motor é menos sensível a combustível de baixa qualidade e também oferece um melhor consumo de combustível. A bomba principal de alta eficiência fornece potência superior para o melhor desempenho da categoria. O ventilador de velocidade variável com embreagem viscosa reduz o consumo de combustível.

Outro aspecto positivo é a versatilidade do modelo, o trabalho em obras públicas e o trabalho de acabamento são rápidos e sem falhas com caçambas, garras e compactadores Cat. O trabalho de demolição é rápido e fácil com martelos, garras, tesouras e multiprocessadores Cat. Os acopladores Cat permitem que você troque acessórios em questão de segundos sem sair da cabine. A linha completa de acessórios lucrativos pode ser consultada em www.cat.com/attachments.

Para reforçar a segurança, a alavanca de ativação hidráulica bloqueia todas as funções hidráulicas. As placas antiderrapantes e os parafusos embutidos reduzem o escorregamento em condições severas e durante verificações de rotina. Uma proteção de comprimento total separa o compartimento da bomba do motor. Um interruptor de corte de combustível no nível do solo desliga o motor em caso de emergência.

A estrutura do chassi X modificada proporciona longa vida útil e durabilidade. Lanças e braços reforçados foram projetados para trabalhos pesados. O elo da esteira lubrificado entre os pinos e as buchas aumenta a vida útil do material rodante e reduz os ruídos.

A cabine foi projetada ergonomicamente com controles fáceis de operar. Várias opções de ajuste do assento e do joystick aumentam o conforto. A excelente visibilidade do local de trabalho da cabine aumenta a produtividade e a segurança. Os controles otimizados do joystick de baixo esforço reduzem a fadiga do operador.

A maioria dos locais de manutenção pode ser acessada no nível do solo. O número de filtros de combustível foi reduzido de quatro para dois com intervalos de manutenção de 500 horas, o que diminui o custo operacional. Os filtros são agrupados para reduzir o tempo de manutenção. As tomadas de pressão e as aberturas S·O·S™ (Scheduled Oil Sampling, Coleta Programada de Amostra de Óleo) ajudam a maximizar o tempo de atividade. As soluções integradas de tecnologia Cat aumentam a produção e minimizam os custos de operação. O Product Link™ reporta informações essenciais da máquina para qualquer local. Já o Cat Connect usa de forma inteligente a tecnologia para melhorar a eficiência no local de trabalho. Usando os dados da máquina equipada com esta tecnologia, o cliente obtém mais informações e insight de gerenciamento dos equipamentos do que antes. O Cat Connect oferece melhorias em três áreas: Gerenciamento do Equipamento (aumenta o uptime e reduz os custos de operação), Produtividade (monitora a produção e gerencia a eficiência do local de trabalho) e Segurança (melhora a segurança do local de trabalho para manter a equipe e o equipamentos seguros).

Doosan DX225LC

Doosan DX225LC

Potência, durabilidade, economia, facilidade de manutenção e controle preciso da escavadeira hidráulica são os principais atributos destacados pela Doosan ao apresentar a nova escavadeira DX225LC. O modelo foi desenvolvido para aumentar a eficácia nas aplicações, com melhor expectativa de vida útil. Segundo a fabricante, suas escavadeiras hidráulicas apresentam excelente custo-benefício, assegurando elevada eficiência no consumo de combustível, baixo custo de manutenção com excepcional força de desagregação e velocidade de giro. Outro benefício é que a máquina atende aos padrões de emissão Tier 3 e oferece uma combinação incomparável de alto desempenho, capacidade operacional, eficiência de combustível, confiabilidade e durabilidade na categoria de escavadeiras de 21 toneladas.

O modelo DX225LC utiliza um motor Doosan DL06 turbo diesel de seis cilindros refrigerado à água e injeção direta de 4 ciclos, proporcionando 116 Kw (155 HP) de potência bruta à 1.900 rpm. A combinação de alta potência com um alto torque em baixas rotações garante sua confiabilidade ao longo do tempo em relação a outras máquinas, além disso oferece níveis excelentes de desempenho em termos de velocidade, força de escavação e consumo. Manutenções em intervalos mais longos garantem maior disponibilidade do equipamento no local de trabalho e consequentemente redução dos custos de manutenção.

O filtro de óleo do motor oferece um nível alto de filtragem permitindo o aumento de 500 horas no intervalo de troca do óleo. A proteção do sistema hidráulico é realizada de maneira mais eficaz graças à utilização de tecnologia de filtros de fibra de vidro no filtro principal de retorno do óleo. Isso significa que mais de 99,5% de partículas estranhas são filtradas, aumentando o intervalo de troca de óleo. A DX225LC também conta com a opção de um novo e avançado sistema de telemetria, denominado Doosan Connect, que fornece informações abrangentes sobre as condições de operação do equipamento, permitindo você gerenciar seu equipamento de maneira mais confiável e sistemática.

Outro destaque da DX225LC é o conjunto frontal “Heavy Duty” que garante maior resistência pelo aumento da espessura das chapas e reforços para dissipação de tensão, além de um método diferente de soldagem. Para maximizar a durabilidade e reduzir ainda mais o ruído, a DX225LC está equipada com buchas EM (superfície macro aprimorada) que, quando engraxadas, também são muito mais eficazes do que o normal. No modelo DX225LC, pré-filtros de ar foram instalados para expelir a maior parte da poeira, sujeira, insetos, chuva e outros poluentes, garantindo o aumento dos intervalos de manutenção do filtro de ar, melhorando assim a produtividade e a disponibilidade.

A Doosan também acrescentou proteções ao filtro de ar interno da cabine e redesenhou os filtros de ar condicionado da cabine para facilitar a troca. Com o novo modelo DX225LC, todas os opcionais atuais estão disponíveis, incluindo diferentes tamanhos de esteira, braços curtos e longos, implementos e linhas hidráulicas.  Em relação ao conforto, o ritmo de trabalho da escavadeira hidráulica está diretamente ligado ao desempenho de quem a opera. Ao projetar a DX225LC a Doosan colocou o operador no centro dos objetivos de desenvolvimento. O resultado é um valor ergonômico importante, que aumenta a eficiência e segurança do operador.

John Deere 210G

John Deere 210G

O destaque da John Deere nesse segmento é a escavadeira 210G equipada com motor John Deere PowerTech™ de 6,8 litros com 159HP que atende a norma de emissões MAR-I. A fabricante observa que o motor foi construído com o que há de mais avançado na indústria de motores, com potência sem restrições em todas as condições. A marcha lenta automática reduz a rotação do motor quando o sistema hidráulico não está em uso, reduzindo o consumo de combustível.  Já as camisas úmidas, pistões de Monosteel® e bielas reforçadas garantem maior durabilidade ao motor.

O sistema de arrefecimento reforçado e de alta eficiência possui radiadores montados lado a lado, não sendo necessário mover componentes para fazer a limpeza do conjunto. Para reduzir o acúmulo de detritos no resfriador e grades, a máquina possui a opção de um ventilador hidráulico reversível, que varia a rotação do ventilador de acordo com a variação da temperatura, e inverte o sentido da rotação para limpar o radiador e as grades laterais. As perfurações nas portas laterais atuam como um filtro: detritos que passam pelas perfurações passam também pelo núcleo dos radiadores, reduzindo a chance de obstrução.

Os filtros verticais de óleo e combustível estão localizados no compartimento direito da traseira da máquina, visando uma manutenção simplificada e ao nível do solo. O filtro de ar recebe manutenção a partir do exterior da cabine, onde a realização da mesma é mais adequada.

Exclusivos da John Deere, os três anteparos soldados dentro da lança aumentam a resistência a torção, oferecendo durabilidade sem igual. A lança, braço e chassis possuem garantia de três anos ou 10 mil horas. O sistema de gerenciamento hidráulico Powerwise III equilibra o desempenho do motor e o fluxo hidráulico para uma operação precisa, em qualquer situação. Três modos de trabalho possibilitam a escolha da resposta da máquina para cada tipo de trabalho. O modo HP “High Power” entrega força e velocidade máxima para trabalhos que exijam alta produtividade, o modo P “Power” traz um balanço entre produtividade e consumo de combustível, enquanto o modo Eco oferece alta economia de combustível para operações mais leves.

Para oferecer maior conforto ao operador, a cabine disponibiliza assento de encosto alto e suspensão mecânica padrão, e um assento com suspensão pneumática opcional. Ambos possuem 318 mm (12,5 pol.) de área de movimentação e desliza junto ou separadamente do console dos joysticks para que cada operador ajuste o assento e os comandos da maneira que lhe convém. A cabine possui ainda amplos vidros nas partes dianteira e laterais, colunas estreitas na dianteira da cabine e espelhos para fornecer uma visibilidade completa e sem obstruções. Caso seja necessária visibilidade adicional, há a opção de escolher a câmera traseira opcional, que exibe no monitor o que está atrás da máquina. O sistema de climatização com difusores automotivos ajustáveis ajuda a manter os vidros limpos e a cabine aconchegante. Para garantir a segurança do operador, a cabine possui certificação ROPS e FOPS nível 1.

O monitor LCD disponível em múltiplos idiomas e o botão rotativo oferecem acesso intuitivo a uma ampla variedade de informações e funções. Girando e tocando o botão é possível realizar desde a personalização da máquina até diagnóstico avançado do equipamento com a monitorização de praticamente todos os parâmetros como pressões, temperaturas, etc. Além disto, o monitor acompanha os intervalos de manutenção programados e emite lembretes.  

A John Deere oferece amplo portfólio de caçambas para atender as mais variadas aplicações. As caçambas saem da fábrica equipadas com os exclusivos dentes da Série TK, que foram projetados para o máximo de força e absorção de impacto. A instalação e a remoção dispensam o uso de martelo simplificam as substituições de peças e minimizam os períodos ociosos.

Outro benefício é o JDLink™, o sistema de telemetria da John Deere, que permite gerenciar remotamente a frota, de forma inteligente e centralizada, desde a gestão básica, como ter conhecimento das horas trabalhadas, consumo de combustível, até enviar alerta das condições do equipamento, impactando diretamente nos custos de manutenção.

No atendimento pós-venda, a fabricante destaca o SIMM (peças e serviços). Funciona para viabilizar as compras antecipadas das manutenções periódicas, assegurando a disponibilidade do técnico e reduzindo os custos operacionais. O SIMM pode incluir a análise de fluidos, que tem o objetivo de monitorar as condições dos principais componentes ou compartimentos de transmissão da máquina. O histórico das análises permite o planejamento de intervenções preventivas, evitando paradas não programadas para manutenção. A análise de fluidos é uma abordagem proativa da manutenção da máquina e é uma parte importante dos nossos acordos de manutenção preventiva.

Já com o Plus Care, o cliente tem um plano adicional e opcional que oferece uma proteção extra durante o contrato de manutenção periódica do equipamento. A fabricante diz que esse serviço funciona como garantia de custos fixos em peças e mão de obra, além do período normal de garantia, auxiliando no planejamento e gerenciamento da frota. Dessa maneira, o cliente se assegura que os custos operacionais não serão impactados por manutenções corretivas, independentemente do número de horas da máquina. Com o Plus Care, o cliente terá o controle das suas despesas operacionais. Isso é garantia de disponibilidade com segurança.

Komatsu PC200-8 M0

Komatsu PC200-8M0

A novidade da Komatsu é a escavadeira hidráulica PC200-8M0 que é a nova atualização do modelo PC200-8, com porte de 21 toneladas, opção de carro longo (LC) e disponível nas versões Alcance (braço de 2,9 m) e Massa (caçamba de 1,5 m³). A máquina é equipada com motor Komatsu SAA6D107E-1, possui sistema de injeção de combustível em alta pressão, o qual contribui para a redução nas emissões de NOx, e ainda garante maior durabilidade, pois ambos foram desenvolvidos especificamente para máquinas de construção.

O recém-desenvolvido motor Komatsu SAA6D107E-1 também proporciona significativa redução da emissão de óxido de nitrogênio (NOx) graças ao preciso sistema de injeção de combustível em múltiplos estágios, regulado pela controladora do motor. Além disso, o motor possui maior durabilidade total, graças ao sistema de injeção de combustível em alta pressão especificamente desenvolvido para equipamentos de construção. A Komatsu assegura que a escavadeira reduz consideravelmente o consumo de combustível, em horas, utilizando técnicas de alta eficiência de associação entre a unidade do motor e sistema hidráulico, além de contar com recursos que promovem as operações voltadas para a economia de energia.

Com foco na redução do consumo de combustível e emissões de poluentes, a PC200-8M0 conta com aviso de marcha lenta, que alerta o operador quando a máquina fica por mais de 5 minutos trabalhando em marcha lenta. O novo sistema de indicação ECO mostra no painel monitor a operação atual e sua relação com emissões e consumo, o que auxilia o operador a manter a operação dentro da faixa de economia. Trabalhando com a combinação dos novos modos de economia, pode resultar em até 7% de economia de combustível comparado à versão anterior.

Para a segurança do operador, a Komatsu destaca-se por equipar toda a linha de escavadeiras no Brasil com a cabine ROPS/OPG nível 1. Em conjunto com o cinto de segurança retrátil, garante a integridade do operador em caso de capotamento e queda de objetos. A segurança da máquina é auxiliada por sistema de câmera traseira (opcional), que reproduz uma visão ampla e auxilia o operador nas atividades. O compartimento do motor possui placa divisória entre motor e bomba hidráulica, garantindo maior segurança durante a operação.

Para conferir longa e elevada resistência à torção e flexão, a PC200-8M0 possui chassi, estrutura superior, braço e lança com grande quantidade de peças fundidas, que são produzidas dentro de sua fábrica, em fundição própria. Com a fabricação e projeto Komatsu dos principais componentes (bomba hidráulica, motor, motor hidráulico e válvulas), o conjunto do sistema possui qualidade desde sua montagem até a performance no canteiro de obras, conferindo melhor relação de custo e benefício.

A Escavadeira PC200-8M0 é desenvolvida para atividades diversas no mercado nacional. A fabricante diz que a atividade principal é o trabalho de carregamento em terraplenagem, portos de areia, além de escavação e carregamento em infraestrutura em geral. Essa versatilidade é possível devido às diferentes versões e opcionais que atendem às demandas de cada atividade, seja com relação a performance ou consumo. Quando utilizados acessórios específicos como tesouras ou garras, a PC200-8M0 pode ser aplicada no trabalho de carregamento em pátios de sucata, assim como em atividades de demolição e reciclagem de materiais.

A Komatsu disponibiliza também versões especiais que atendem os mercados florestais e agrícolas. É importante ressaltar que este equipamento também pode auxiliar em operações de grande porte, como quebra de pedras grandes de mineração (chamados matacos) com utilização de martelo hidráulico, em planos de recuperação de áreas de mineração, carregamento de estéril em pedreiras, entre diversas atividades.

Link-Belt 210X3E

Link-Belt 210X3E

Uma das novidades da Link-Belt no mercado brasileiro e América Latina é a escavadeira 210X3E. O lançamento traz recursos que proporcionam economia, maior controle, produção e segurança. A nova série X3E das escavadeiras Link-Belt foi construída para exceder as expectativas e atender às exigências do mercado da América Latina. A letra “E” foi incorporada como uma referência à “EVOLUÇÃO” e traz melhorias significativas quando comparada à já consagrada série X2. A estrutura da escavadeira ganhou novos reforços nos pontos críticos, como na área interna do braço para reduzir os desgastes decorrentes da movimentação da caçamba. O próprio braço e lança saem de fábrica já no padrão HD (heavy duty). A 210X3E suporta operações de mineração, construção, terraplanagem, entre outras, mediante o correto dimensionamento da caçamba.

O novo modelo segue o padrão de economia de combustível com alta produção característico da Link-Belt. A fabricante diz que o novo modelo pode ser até 14% mais econômico, graças à combinação de tecnologias Sumitomo, agregando mais inteligência na hidráulica e no gerenciamento das bombas com motor IZUSU. O reforço auxiliar de potência automático complementa o conjunto para garantir a eficiência operacional, com ciclos de giro até 4% mais rápidos quando comparada com o mesmo modelo da série anterior.

A eletrônica embarcada traz o sistema de RemoteCARE® para o rastreamento da máquina, com a função de geobloqueio. A telemetria compila informações sobre o desempenho da escavadeira em campo, reunindo dados que vão desde o consumo de combustível a temperatura do radiador, de modo que a empresa monitore remotamente o desempenho da escavadeira.

A tecnologia também está a favor do operador no painel de LCD com 7’’ e na posição frontal para facilitar a visualização. No formato horizontal, o painel auxilia na visualização de indicadores como temperatura do motor e pressão do sistema, além de códigos de erros, alertando para qualquer não conformidade no processo. 

Na segurança, os ganhos do equipamento são diversos. A 210X3E possui câmera traseira para agregar mais visibilidade e reduzir os riscos de acidentes na movimentação da escavadeira. Os cinco pontos de iluminação reforçam a preocupação da Link-Belt com a prevenção de acidentes e garante a alta produção a qualquer hora do dia ou da noite. A bomba de reabastecimento é padrão na caixa de ferramentas do equipamento, facilitando o abastecimento em lugares remotos, facilitando a operação e reduzindo o risco de contaminação do combustível.

A cabine da 210X3E segue os parâmetros internacionais de segurança, de acordo com as normas da ISO classificadas como ROPS, que significa Estrutura Protetora contra Capotamento, e FOPS que significa Estrutura com Proteção Contra Queda de Objetos. A cabine em conformidade com essas normas atua como uma célula de segurança. Em caso de tombamento, ela suporta todo o peso do equipamento. O conforto é outra característica da cabine, que conta com assento reclinável, flexível, com ajustes em diversos níveis para comodidade do operador. O sistema de ar-condicionado está mais potente com 19.600 BTUs, um aumento de 8% na potência para climatização da cabine. Outras comodidades incluem a entrada USB e porta-copos, incluindo compartimento climatizado para bebidas.  Com uma cabine maior, mais confortável e o reforço geral na estrutura do equipamento, a Link-Belt destaca que a durabilidade e segurança da escavadeira estão ainda melhores, garantindo a eficiência operacional.

A máquina vem com três modos de trabalho (SP -Prioridade em produção / H – Trabalho Pesado / A – Economia com potência aplicada) que permitem a escolha da melhor combinação de potência, precisão e economia de combustível. O motor ISUZU eletrônico equivalente EPA Tier 3 com certificação CONAMA – MAR 1 resulta em eficiência máxima no consumo de combustível sem sacrificar a potência. Equipamentos com alta confiabilidade e de fácil manutenção contam com a conveniência de acesso aos pontos de serviço ao nível do solo. As escavadeiras Link-Belt aliam a tradição de mercado da marca americana desde 1874 com a alta tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

Modelo320D2LDX225LC210GPC200-8M0210X3E
FabricanteCATERPILLARDOOSANJOHN DEEREKOMATSULink-Belt
Webwww.cat.comhttp://www.doosaninfracore.com/ce/brwww.deere.comwww.komatsu.com.brwww.lbxco.com
Pais de origemBrasilCoréia do SulBrasilBrasilJapão
Peso operacional22.300 kg21.500 kg21.624 kg21030 kg21.900 Kg
Motor/ModeloCat C7.1DOOSAN DL06John Deere Power TECH™ 6,8LSAA6D107E-1Isuzu GI – 4HK1X, Diesel, Equiv. Tier 3 EPA, 5.2 L, 4 cilindros
Potência Nominal Líquida106.0 kW110 kW (148HP) @ 1,900 rpm119 kW(150 hp) a 2.000 rpm138 HP 157 HP @ 1.800 rpm
Torque Máximon/d68 kgf.m @ 1,400 rpm689 Nm609 Nm (1.500 rpm)608 N.m @ 1.600 rpm
Comprimento do braço (mm)2.900mm2.900 mm2.420 mm2.410 mm2.940 mm
Altura máxima de corte(mm)9.980mm9.750 mm9.670 mm9.800 mm9.610 mm
Altura máxima de despejo(mm)6.490mm6.990 mm6.830 mm6.890 mm6.810 mm
Alcance máximo na horizontal(mm)9.890mm9.730 mm9.250 mm9.190 mm9.730 mm
Força de escavação da caçamba(kN)140 kN149.2 kN156kN(Norma ISSO)149 kN (Norma ISO)152kN
Força de escavação do braço (kN)107 kN106 kN139 kN (Norma ISSO)127 kN (Norma ISO)110kN
Profundidade máxima de escavação (mm)6.720 mm6.620 mm6.180 mm5.780 mm6.650 mm
Capacidade da caçamba coroada (m3)1,4m31,28 m30,91 m31,2m³1,10 m3* 
Vazão máxima(hidráulica – L/min)404 L/min2 x 206.5 L/min212 x 2 L/Min439(2x) 211 L / min.
Capacidade do sistema hidráulico (L)260 L195 L240 L135 L147 / 240 L
Capacidade do tanque combustível (L)410 L400 L403 L400 L410 L
Velocidade máxima de deslocamento (km/h)5,5 km/h5.5 km/h5,5 km/h5,5 km/h 3,4 – 5,6 km/h 
Dimensões para transporte (CxLxA)9.500×2.800×3.000 mm9.485 x 2.990 x 3.005 mm9.750×2.920×3.180 mm5.700 x 2.900 x 3.040 mm9.400×3.090×2970 mm
CabineROPSSTDROPSROPS/OPG nivel 1ROPS/FOPS 1 de série
      

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!