Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Notícias do Mercado Comparativo da edição Escavadeiras hidráulicas: potência e agilidade para multitarefas

Escavadeiras hidráulicas: potência e agilidade para multitarefas

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Multifuncional, a escavadeira hidráulica tem papel importante em vários setores da indústria brasileira, seja na construção civil, agronegócio, infraestrutura ou mineração, auxiliando na movimentação de materiais e produtos, aplanação de terrenos, remoção de entulhos ou na manutenção de estradas de acesso a lavouras, por exemplo.

Investir na aquisição de equipamentos de qualidade tem reflexo direto na performance dos resultados e é preciso avaliar quais as características se adequam melhor ao perfil do serviço a ser desempenhado. É importante considerar questões como potência, versatilidade e consumo de combustível, bem como conforto e ergonomia antes de decidir qual máquina atende melhor às necessidades da empresa.  

Nesta edição da EaeMáquinas, apresentamos sete modelos de escavadeiras bastante requisitados pela versatilidade. Confira!

CASE CX180C

A CASE Construction Equipment, uma das líderes mundiais do setor de máquinas de construção e infraestrutura, possui um portfólio diversificado quando o assunto é escavadeira hidráulica. A marca do grupo CNH Industrial conta com diversos modelos de escavadeiras de médio e grande porte, com peso operacional que variam de 8,4 a 81.000kg.

Na Série C, o modelo CX180C tem potência bruta de 123,4 hp, peso operacional de 17.711 kg e se destaca pela durabilidade e baixo consumo de combustível. As escavadeiras desta categoria têm a melhor relação entre potência e velocidade, resultando em grande força de escavação e alto torque de giro.

Com excelente desempenho e produtividade para operações em serviços leves e em escavações de médio porte, o modelo CX180C conta também com lanças, braços e opções de caçambas heavy duty, para serviços pesados, assegurando maior durabilidade desses implementos. Já o sistema hidráulico proporciona melhor distribuição da vazão das bombas nos movimentos combinados. 

A CASE CX180C possui motor FPT Industrial, com certificação Tier III e sistema de injeção Common Rail, que proporciona maior eficiência e economia de combustível e menor vibração, ruído e emissão de poluentes.

A máquina conta com dispositivo de redução de rotação, trazendo mais economia e vida útil ao equipamento. Se o operador deixar a CX180C parada e com o motor ligado, mantendo todos os comandos em posição neutra, o regime do motor reduzirá a rotação ao mínimo, podendo também desligá-lo após 3 minutos ociosos, selecionando a opção Auto Shut Down. A função proporciona maior eficiência de consumo, redução de ruído e menor custo operacional.

A CX180C possui três modos de funcionamento: automático (Auto), operação pesada (H) e prioridade para a velocidade (SP), disponíveis para seleção através de um botão no console direito. Além disso, a função Auto Power Up aumenta automaticamente a força de escavação em 10% para as aplicações mais pesadas.

Destacam-se ainda a cabine confortável, silenciosa e segura, os comandos leves e precisos e um sistema de comando eletro-hidráulico, projetado para propiciar o melhor desempenho do equipamento e do operador, mesmo nas condições de trabalho mais severas.

A CASE confere ainda todo o suporte em peças e serviços dos seus equipamentos.  O pós-venda da marca tem portfólio completo voltado à manutenção preventiva, corretiva e itens de desgaste. Destaque para as peças genuínas, com máximo rendimento em qualquer equipamento da frota e, para os itens da linha NEXPRO, ideais para manter a performance durante todo o ciclo de vida dos equipamentos.

CATERPILLAR 318D2 L

O modelo 318D2 L da linha de escavadeiras hidráulicas de pequeno porte da Caterpillar conta com sistema hidráulico avançado sensível à carga, com fluxo variável, isto é, garante desempenho máximo e oferece fluxos e pressões generosos para escavação e levantamento agressivos, bem como para o manuseio competente de acessórios hidráulicos. O projeto hidráulico leva a uma menor perda de fricção, redução de quedas de pressão e mais potência para os implementos.

O modelo usa o motor diesel Cat® C4.4 ACERT, que que atende aos padrões de emissões MAR-1 do Brasil.

Para uma durabilidade a longo prazo, o equipamento usa um chassi principal maciço, complementado por material rodante reforçado e lubrificado com graxa, e lanças e braços reforçados e soldados roboticamente.

A 318D2 L tem 125 HP (93 kW) de potência bruta e sistema de injeção de combustível controlado eletronicamente, que permite uma maior economia sem perder potência. Também conta com modo de operação “Econômico”, bem como circuitos de regeneração que economizam energia durante a operação de descida da lança e de recolhimento do braço.

Para maior versatilidade, a máquina pode ser equipada com um acoplador hidráulico, que permite que os operadores troquem as ferramentas de trabalho sem sair da cabine. A espaçosa cabine é ergonomicamente projetada com controles fáceis de alcançar e usa suportes viscosos especiais para reduzir significativamente vibrações e ruídos.

Os controles de joystick de baixo esforço foram projetados para serem compatíveis com a posição natural do pulso e do braço, proporcionando o máximo de conforto e o mínimo de fadiga.

Para a segurança do operador e do técnico de serviço, a alavanca de ativação hidráulica bloqueia todas as funções hidráulicas quando o operador sai da cabine.  Uma longa parede corta-fogo separa o compartimento do motor do compartimento da bomba hidráulica, e um interruptor à nível do solo desliga o motor em caso de emergência.

A escavadeira 318D2 L possui diversas facilidades para a manutenção, como porta que permite acesso à bomba, filtro piloto, filtro do dreno e filtro de óleo do motor a partir do nível do solo. 

Já a porta de serviço do lado esquerdo permite fácil acesso ao radiador do motor, arrefecedor de óleo, pós-resfriador ar-ar, filtro primário com separador de água e filtro secundário de combustível.

O filtro de ar do radiador é fabricado com um elemento duplo para maior eficiência de limpeza. Em caso de entupimento, uma advertência é exibida na tela do monitor dentro da cabine.

A 318D2 L conta com uma grande variedade de ferramentas de trabalho que inclui caçambas, compactadores, garras, multiprocessadores, ríperes, britadeiras, pulverizadores, martelos e tesouras. Todas foram projetadas para aumentar a versatilidade e o desempenho da máquina. Além disso, a 318D2 L é a única máquina do mercado que oferece de fábrica uma caçamba de 0,91m3 de capacidade em um arranjo de 5,1m de lança e 2,6m de braço.

Hyundai R180LC-9

A escavadeira R180LC-9 faz parte da Série 9 da Hyundai, uma das empresas líderes do mercado e conhecida por fabricar equipamentos de construção de última geração.

Com grande facilidade de acesso e de simples manutenção, os motores a diesel da R180LC-9 são equipados com sistema de pré-aquecimento para partida, quando em operação em baixas temperaturas, e com sistema de bloqueio de partida, quando o motor já estiver em funcionamento. 

O motor Cummins QSB4.5 combina controles de eletrônica avançada e um sistema de autodiagnostico com desempenho confiável e está em conformidade com as normas atuais referentes a emissões, incluindo EPA TIER III (MAR I) e EU Stage III-A.

O novo e patenteado sistema hidráulico do modelo foi criado para melhorar o controle operacional, gerando maior eficiência e operações mais suaves. Já o sistema de prioridade de lança e giro garante o aumento da velocidade nas operações, gerando maior produção.

A função Power Boost manual e automática aumenta a potência do equipamento, gerando um ganho na pressão de trabalho e aumentando a força de desagregação, tornando o trabalho mais eficaz. O sistema de regeneração do braço é responsável por gerar um ganho na velocidade de recolhimento, gerando maior eficiência na produção.

A escavadeira Hyundai vem composta de um conjunto de bombas de pistão axial de fluxo variável da fabricante Kawasaki, com seu fluxo controlado proporcionalmente tornam a operação mais suave e eficaz.

Nas cabines dos equipamentos da Série 9, as regulagens no assento, console dos joysticks e apoios de braços podem ser facilmente ajustadas conforme as preferências pessoais. Além disso, o espaço foi testado e aprovado com excelente absorção de ruídos de 76.2 dB.

A cabine recém-projetada foi concebida para ter mais espaço, um campo de visão mais amplo e melhor conforto para o operador. Também foi dada atenção especial para tornar o interior mais claro, amplo, conveniente e com grande visibilidade entorno da operação em questão. O moderno painel com monitor colorido de 7 polegadas e chave seletora é de fácil utilização e permite ao operador selecionar facilmente suas preferências.

Para obter melhor aproveitamento e gerenciamento do equipamento na execução das operações desejadas, é utilizado o sistema CAPO (Computer Aided Power Optimization (ou Otimização de Potência com Auxílio Computadorizado), o qual atua na interface entre o sistema hidráulico e mecânico / motor diesel, além de outros sistemas, fornecendo, por exemplo, informações completas para diagnósticos como temperaturas do óleo hidráulico e água do motor, além do nível de combustível.

John Deere 160G LC

O modelo otimizado John Deere 160G LC é para os que procuram grande produtividade em um equipamento de médio porte, aliando força de escavação e capacidade de elevação. Com cabine mais espaçosa e confortável, vem equipada com monitor de LCD, de fácil navegação, que permite que inclusão de uma variedade de dados sobre as informações e funcionalidade da máquina.

O sistema hidráulico de gerenciamento PowerWise™ III produz uma medição precisa e controle de extrema suavidade e baixo esforço. Além disso, a escavadeira 160 LC é altamente manobrável, facilmente transportada para o local de trabalho e navega sem problemas.

O sistema Powerwise™ III equilibra o desempenho do motor e o fluxo hidráulico para uma operação previsível. Três modos de trabalho possibilitam a escolha do estilo de escavação, que melhor se ajusta ao tipo de trabalho. O modo de Alta Produtividade (H/P) oferece maior potência e maior rapidez nas respostas hidráulicas para mover mais material.

A seleção de Potência fornece uma medição equilibrada para operações normais. O modo Economia (ECO) limita a rotação máxima e ajuda a economizar combustível. É possível escolher entre várias opções de largura da esteira, comprimento do braço e caçambas, pacotes hidráulicos auxiliares de alto fluxo entre outras opções.

O Centro de Informações da Máquina (MIC) captura e armazena dados vitais sobre a utilização e o desempenho da máquina, auxiliando na melhoria da produtividade, tempo de funcionamento e lucros.

O modelo conta com ampla cabine e os coxins construídos com silicone isolam, efetivamente, o ruído e a vibração. O monitor aprimorado da Série G emprega um controle rotativo, que facilita e otimiza o alcance de um conjunto amplo de funções e recursos de desempenho e conveniência.

Os joysticks, com sistema piloto ergonomicamente corretos, oferecem controle rápido, suave e previsível, com menos movimento ou esforço. Além disso, botões no joystick direito permitem um controle rápido do fluxo hidráulico auxiliar para a operação dos implementos. As luzes padrão da lança/chassi e as luzes opcionais, instaladas na cabine/lança, fornecem iluminação, para prolongar suas horas de trabalho noite afora.

Ao contrário de algumas escavadeiras que necessitam de mais atenção, os ventiladores hidráulicos opcionais de alta eficiência da 160G LC são ativados apenas quando necessário, reduzindo ruídos e o consumo de combustível.

A escavadeira possui ainda características que contribuem para uma manutenção simples e de baixo custo, como filtros de óleo e combustível verticais, de instalação remota, que possuem manutenção simples e intervalos de troca do óleo hidráulico e do motor que aumentam o tempo de operação.

Komatsu PC160LC-8 (18 t)

Indústria japonesa com referência global em equipamentos no segmento de construção e também consolidada no segmento florestal e de mineração, a Komatsu conta com amplo portfólio de escavadeiras hidráulicas para atender variadas demandas dos clientes e é reconhecida por fabricar produtos de alta qualidade, confiabilidade e durabilidade, características que diferenciam a marca no mercado.

O modelo PC160LC-8, na classe de 18 toneladas de peso operacional, é equipado com motor de alta performance com 121 HP de potência bruta e o exclusivo HydrauMind System, desenvolvido e instalado pela Komatsu nas escavadeiras hidráulicas da marca.

O sistema oferece excelente capacidade de controle em operações simultâneas e garante melhor performance com menor consumo de combustível. Em complemento, a PC160LC-8 possui 05 modos de seleção de operação (P, E, L, B e ATT), ajustando a rotação do motor, vazão de bomba e pressão do sistema para as diferentes demandas operacionais. Um alerta de marcha lenta avisa o operador em caso de longos períodos com o motor ocioso, evitando consumo de combustível desnecessário.

A PC160LC-8 pode ser equipada com kit hidráulico adicional para a instalação de diversos acessórios. O equipamento possui uma função de seleção de vazão ideal para a bomba hidráulica, facilitando o ajuste do acessório hidráulico e garantindo melhor desempenho e vida útil do equipamento.

O modelo proporciona total conforto para o operador através de diversos itens de conveniência, padrão em todo o portfólio de escavadeiras KOMATSU, tais como a própria cabine montada em coxins especiais que funcionam como amortecedores de vibrações, ar-condicionado digital automático, assento do operador com suspensão e regulagens, adequando-se para cada perfil de usuário, além de um sistema de vedação que garante o ambiente interno livre de contaminantes e ruídos excessivos.

A máquina pode ser configurada com câmera de visão traseira, aumentando a segurança operacional no ambiente de trabalho. A cabine possui estrutura com certificação ROPS e FOPS nível 1 como item padrão, o que garante proteção adicional ao operador diante de eventuais tombamentos ou capotamento da máquina.

O Sistema de Monitoração e Gerenciamento do Equipamento (EMMS) realiza o controle dos principais pontos de funcionamento. Caso o controlador encontre qualquer anormalidade, a informação será exibida no monitor com diferentes níveis de alerta para auxiliar o operador quanto à providência a ser adotada. Dessa forma é possível diminuir custos de manutenção e aumentar a disponibilidade física do equipamento.

Como toda a linha oferecida no Brasil, a PC160LC-8 sai de fábrica equipada com o KOMTRAX, o mais avançado sistema de monitoramento remoto do mercado, com mais de 13 mil máquinas monitoradas no país. O sistema de gestão de frotas oferece diferentes informações, como avisos operacionais, de manutenção e até de comunicação com a cabine do operador, podendo ser acessado através do PC, tablet ou smartphones.

Link-Belt 180X3E

A escavadeira 180X3E, da Link-Belt, integra a nova série de escavadeiras X3E, uma das novidades da companhia para o mercado latino-americano, que ganhou destaque pela performance que entrega. O modelo vem de série com cabine ROPS/FOPS pressurizada, câmera de ré, cinco pontos de iluminação (dois na cabine, dois na lança e um na dianteira, que proporcionam visibilidade a qualquer hora do dia/noite), sistema centralizado de lubrificação, bomba de reabastecimento e o sistema de rastreamento e telemetria RemoteCARE™. Com uma cabine 5% maior e 16% mais espaço no piso quando comparada à série anterior, o equipamento oferece mais visibilidade ao operador.

Operando na faixa de 18 toneladas, a 180X3E conta, ainda, com o motor ISUZU 4JJ1 X, Diesel, de quatro cilindros, de 119,6 hp de potência liquida, com controle eletrônico para um consumo inteligente de combustível, sistema de pré aquecimento automático, além do sistema de marcha lenta e desligamento automáticos, e marcha lenta com um toque. O motor possui certificação de emissão de poluentes equivalente ao EPA Tier 3. A capacidade do tanque de combustível é de 300 litros.

A escavadeira 180X3E conta com a combinação de tecnologias Sumitomo, agregando mais inteligência na hidráulica e no gerenciamento das bombas, com o motor ISUZU. Além disso, o equipamento opera em três modos de trabalho (SP – prioridade na produção; H – serviço pesado; e A – economia com potência aplicada), que permitem escolher a melhor combinação de potência, precisão e economia de combustível.

Além de possuir ar condicionado, a cabine inclui rádio AM/FM com MP3, entrada USB e para fone de ouvido, porta-copo e compartimento climatizado. Para completar, os joysticks ergonômicos com ajustes individuais de altura, apoios do braço e suspensão do banco ajustáveis, possibilitam maior controle, precisão e conforto em todos os trabalhos e tipos físicos de operador.

Devido ao sistema hidráulico avançado, a 180X3E tem maior capacidade de escavação, maiores velocidades de giro e elevação simultâneas que proporcionam ciclos de trabalhos rápidos. O equipamento ainda conta com o conforto e precisão do ajuste da vazão da bomba direto do painel monitor, quando é necessário a utilização de implementos. O controle da válvula de centro aberto permite que o óleo hidráulico retorne ao tanque quando a válvula de controle está centralizada, o que proporciona uma sensação muito mais suave ao operar a máquina e elimina o excesso de pressão em todo o sistema.

A tecnologia hidráulica controlada eletronicamente apresenta bombas Kawasaki, dois pistões axiais de deslocamento variável e uma engrenagem, o que assegura potência hidráulica fornecida com precisão quando e onde for necessária. Ao mesmo tempo, a vazão hidráulica em áreas não críticas do sistema é reduzida.

Vale ressaltar que a manutenção é facilitada na 180X3E pelo fácil acesso ao nível do solo a todos os pontos de serviço de rotina, incluindo baterias, filtros de combustível, filtro de óleo do motor, filtro de ar de dois elementos e filtro do ar-condicionado da cabine. Pensando no meio ambiente e na facilidade de troca de óleo, o equipamento possui plug de drenagem ecológica de óleo e conta com pinos e buchas do equipamento de trabalho, (braço/lança) com intervalos de lubrificação de 1000 horas.

New Holland Construction E175C EVO

Com peso de operação de 17.850 kg e capacidade de caçamba de 1m³, a New Holland Construction E175C EVO é uma excelente opção nas operações que necessitam mudança constante de site, uma vez que seu peso e dimensões são compatíveis com caminhões menores, do tipo prancha, reduzindo o custo de frete. O modelo tem produtividade próxima a uma escavadeira de peso operacional de 20 toneladas.

Na última atualização da linha de escavadeiras hidráulicas da New Holland Construction, a E175C EVO recebeu novo software de gerenciamento e duas centrais, com diversos recursos como o BES (Boom Down Energy Save), AES (Auto Energy Save) e SSC (Spool Stroke Control), otimizando a vazão hidráulica conforme a necessidade da operação, fazendo com que a máquina tenha a melhor relação entre velocidade de operação e potência hidráulica.

Além do software, alguns dispositivos bem-sucedidos foram aprimorados, tal como o reconhecido Power Boost, que agora passa a ser automático e gerenciado eletronicamente, garantindo eficiência no acionamento de acordo com a necessidade da operação e sua perfeita atuação, sem desperdício de energia.

O motor eletrônico de 120 hp foi desenvolvido para oferecer a mais alta tecnologia que garante benefícios importantes como durabilidade, economia, baixa emissão, baixo ruído e robustez.

Novas funções hidráulicas e no próprio motor – como o sistema Shut Down programável, que desliga o motor se nenhum atuador for utilizado durante três minutos – também contribuíram para diminuir o consumo de combustível.

A cabine da E175C EVO é mais espaçosa que os modelos anteriores e os componentes internos foram reposicionados para proporcionar aumento de espaço para os pés (40 mm a partir do banco). Já os níveis de ruído foram reduzidos a padrões semelhantes aos padrões automotivos, em torno de 70 dBa.

Para melhor controle das operações, todas as informações estão disponibilizadas no painel de LED com tela de 7 polegadas. A tela pode ser dividida entre duas opções de câmera (visão traseira ou lateral) e mostra de maneira fácil e amigável as principais informações e funcionamento – como temperatura do fluido do motor, quantidade de combustível no tanque, temperatura do óleo hidráulico, medidor de hora e consumo médio de combustível.

As escavadeiras hidráulicas New Holland Construction têm cabine com estrutura mais robusta para a proteção do operador em caso de capotamento da equipe e queda de objetos – certificações ROPS/FOPS, entregando amplo espaço interno e excelente visibilidade frontal e lateral, baixos níveis de ruído interno e vibração, aliados ao sistema de ar condicionado digital, rádio com entrada USB, assento com múltiplas regulagens e cooler para alimentos/bebidas, garantindo o conforto do operador durante todo o dia.

(Fonte:Redação EaeMáquinas)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Centro Tecnológico da NSK Brasil é referência em testes e homologações para os setores industrial e automotivo

Primeiro laboratório da empresa na América Latina faz avaliações técnicas com recursos de última geração,  incluindo...

Mercedes-Benz entrega primeiro caminhão vendido por meio do showroom virtual

André e Luiz Pereira, sócios-proprietários da POP Vidros.·       POP Vidros, de Curitiba,...

Umicore detalha cuidados com o Catalisador de Redução Seletiva (SCR)

Catalisador de Redução Seletiva (SCR) é um dos sistemas mais avançados na conversão de gases nocivos...
Previous
Next

ZF doa 10 mil máscaras de proteção para instituições sociais e de saúde

Máscaras descartáveis serão doadas a instituições sociais e de saúde das comunidades...

Webinar BW Talks: Gestão de Resíduos Sólidos

Dia 08 de julho (quarta-feira) - 16h00 - Canal da Sobratema no YouTube.

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você