Guindaste todo terreno: versatilidade e robustez nas tarefas
Equipamento é referência em trabalhos de içamento tradicionais e complexos, além de garantir locomoção em qualquer via
O caminhão guindaste (All Terrain Crane), popularmente conhecido como guindaste “AT Todo Terreno”, é o equipamento ideal para quem precisa fazer elevações e movimentações de cargas pesadas garantindo o acesso a qualquer tipo de via. Ele é muito utilizado em obras industriais, construção civil, mineração e logística.
Seu nome inclusive remete a versatilidade de locomoção da máquina que circula tanto em terrenos acidentados ou de difícil acesso, quanto vias públicas. É um equipamento que conta com sistemas de suspensão e direção preparados para se movimentar em qualquer uma dessas circunstâncias.
Os guindastes AT utilizam pneus grandes, que possibilitam uma altura maior do chassi em relação ao solo, e suspensão acionada hidro-pneaumaticamente, para o ajuste de altura em situações em que o terreno não seja plano. Assim como, permite deslocamento de uma obra para outra com maior habilidade.
O chassi, de alta resistência, é em formato de caixa e conta com uma quantidade de eixos que distribui o peso do guindaste, variando de 2 a 9 eixos. O equipamento tem alta capacidade para movimentação de insumos e peças pré-fabricadas, além de içamentos de cargas leves a materiais de grandes toneladas.
Apesar de muito versátil, a operação do guindaste todo terreno precisa de planejamento, dimensionamento rigoroso, atenção à norma de trabalho, e atuação de profissionais treinados, qualificados e equipados com EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), para garantir a segurança e a qualidade na atuação.
O último estudo “Tendências no Mercado da Construção”, da Sobratema, indica que neste ano a venda de guindastes seguirá uma tendência de alta, registrando 11% de aumento. Então, no momento de escolher uma máquina como esta é importante estar atento à disponibilidade de locação, custo de manutenção e, no caso de compra, a oferta de peças de reposição, acessórios, tecnologia embarcada e a capacidade de atendimento pós-venda.
Se você está em busca do equipamento ideal para a aplicação do seu negócio, confira os destaques de algumas das principais marcas do mercado neste comparativo exclusivo da revista EaeMáquinas.
Manitowoc GMK5250XL-1
A Manitowoc, fabricante norte-americano de guindastes de esteira e uma das líderes mundiais no setor, apresenta ao mercado nacional o guindaste todo terreno Grove GMK5250XL-1 da categoria de cinco eixos, que tem como características seu desempenho de elevação e a alta capacidade de manobra.
O desenvolvimento do modelo é resultado da aceleração no desenvolvimento de produtos da empresa devido ao Modo Manitowoc e “ao compromisso contínuo com a fabricação de guindastes que oferecem excelente retorno sobre investimento”, afirma a empresa.
“Acreditamos no desenvolvimento de guindastes que nossos clientes poderão usar em uma ampla variedade de projetos e que ofereçam o melhor retorno sobre investimento. O GMK5250XL-1 é um ótimo exemplo disso. Ele é uma versão aprimorada do nosso GMK5250L, mas 8,5 m de lança foram adicionados para aumentar o alcance e permitir a realização de mais trabalho. O desempenho de elevação, a capacidade de manobra e a configuração do GMK5250L foram mantidos. Essas características são líderes da classe e fazem deste guindaste todo terreno uma opção bastante popular entre nossos clientes”, diz o vice-presidente de gerenciamento de produtos e projetos da Manitowoc, Andreas Cremer.
O modelo GMK5250XL-1 tem como diferencial, comparado aos demais equipamentos disponíveis no mercado, a lança principal mais longa de todos os guindastes todo terreno de cinco eixos, com 78,5 m, além de possuir as melhores capacidades de elevação do setor.
Como todos os guindastes todo terreno da linha Grove da Manitowoc, o GMK5250XL-1 é equipado com o exclusivo sistema de suspensão MEGATRAK, e com o sistema de fixação da lança Twin-Lock.
O guindaste também está disponível com a função de estabilizador de configuração variável MAXbase, para mais versatilidade no canteiro de obras.
Os opcionais deste modelo de equipamento incluem a turbo embreagem VIAB com retardador, que permite partida e frenagem livres de desgaste, ampliando a capacidade de manobra e o conforto do operador. Seu tamanho compacto o torna ideal para o uso em áreas movimentadas e urbanas.
A fabricante destaca que na categoria de três eixos, o modelo de guindaste GMK3060L da marca possui como diferencial uma lança MEGAFORM de sete seções com 48 m de lança principal e altura máxima da ponta de 65 m ao operar com seu jib completo.
“Para fins de consistência e controle, o guindaste de 60 t possui o Sistema de Controle do Guindaste (CCS) da Manitowoc com configurador de lança, que permite uma instalação rápida e eficiente”, informa a fabricante.
Segundo a marca, o GMK3060L oferece uma lança principal de 40 m, velocidades rápidas de operação e uma configuração de contrapeso único que facilita o uso. “Seu motor e projeto foram atualizados para satisfazer os requisitos mais recentes da Euromot 5 (que também abrange os regulamentos de Tier 4 Final e Tier 3 nos EUA e no restante do mundo)”, detalha.
O modelo GMK5250XL-1 tem o tamanho mais compacto de sua classe, bem como as melhores tabelas de carga da classe quando configurados no modo de táxi, com 12 t por eixo. O equipamento se adapta a ambientes apertados, sendo uma opção para obras urbanas ou projetos congestionados.
“Os guindastes todos terrenos Grove oferecem desempenho potente de elevação, superior mobilidade fora de estrada e velocidades rápidas em rodovias. Eles são fabricados com as técnicas de fabricação Lean mais exigentes do setor, que proporcionam uma linha de guindastes líderes da classe de 60 t a 450 t”, conclui Andreas Cremer.
A Manitowoc ainda conta no seu portfólio de produtos da linha Grove com os modelos GMK3050-2 e GMK3060L, de três eixos.
SANY SAC2500S
A SANY do Brasil apresenta, entre os destaques do seu portfólio, o guindaste modelo SAC2500S alia precisão e alta capacidade em operações complexas. De acordo com a fabricante, o equipamento foi desenvolvido para realizar operações de longo alcance e elevações de cargas pesadas.
O guindaste para todos os terrenos SAC2500S possui capacidade máxima de 250 toneladas, foi projetado com uma lança de 73 m e altura máxima de elevação de 110 m e conta com contrapeso móvel de 80 toneladas.
“A estrutura da lança de sete seções fabricada com aço estrutural em forma de “U” garantem um peso mais leve e uma absorção do estresse mecânico mais uniforme, proporcionando uma eficiência e resistência excepcional na operação”, informa a SANY.
Além disso, com ângulos de montagem da lança articulada de 0°, 20° e 40°, a troca entre diferentes condições de operação acontece de forma rápida e acertada, aumentando ainda mais a produtividade. Outra característica em destaque neste modelo está na mobilidade. Com tração nas quatro rodas e seis modos de direção, sua mobilidade é incomparável, mesmo em condições de estrada acidentadas, proporcionando combinação única de condução e operação.
Segundo a empresa, a potência e economia do combustível também são prioridades do guindaste, a máquina possui motor diesel Mercedes-Benz OM460LA. E3A de seis cilindros em linha, refrigerado a água, com potência nominal de 360 kW a 1800 rpm. Já o tanque de combustível possui capacidade de 500 litros e é ideal para operações de longa duração.
Estabilizador telescópico em forma de H, suporte em 4 pontos, alcance vertical/horizontal de 8,5m x 8,3m extensão e retração hidráulicas do cilindro estabilizador vertical e com ajuste automático de nível.
Os componentes hidráulicos de alta qualidade, como a bomba de óleo principal, válvula principal, motor de guincho, motor de rotação e válvula de equilíbrio, que aprimoram a confiabilidade do sistema; o desempenho de controle superior é garantido por meio do ajuste preciso dos parâmetros.
Outra vantagem do modelo, conforme a marca, está em seu sistema de rotação que é equipado com uma válvula de amortecimento integrada com função de deslizamento livre, permitindo uma rotação estável e controle superior, além de micro-mobilidade.
A instrumentação do caminhão guindaste SAC2500S, é integrada a um sistema elétrico controlado de forma inteligente, conta com a função de aviso de falha do motor para facilitar a manutenção e solução de problemas. A cabine de operação é composta por vidro de segurança e chapa de aço resistente à corrosão, e é configurada com amplo espaço interno, teto solar panorâmico, assentos ajustáveis, ar-condicionado e limpador de para-brisa elétrico.
O sistema de cálculo do limitador de torque tem como base o modelo de elevação. Quando a operação de sobrecarga é realizada, o sistema automaticamente emite um alarme para proteger a operação.
As extremidades da lança e do braço articulado são equipadas com limitadores de altura para evitar a queda e a sobreposição do cabo. Sensores de comprimento, ângulo e pressão são configurados para exibir o status operacional em tempo real e bloquear automaticamente a ação perigosa, além de soar o alarme.
“A tecnologia e segurança são os pontos fortes no sistema operacional do guindaste SANY SAC2500S, com uma leitura simples e de fácil entendimento, permite ao operador visualizar no display todas as funções realizadas, suas tabelas de trabalhos tem um alcance maior e com mais consistência o que passa mais confiança em cada operação”, comenta o líder de Pós Venda da empresa, Carlos Chagas.
A SANY disse que utiliza no trem de força marcas conhecidas e de grande confiabilidade, a SAC2500S conta com motor Mercedes de 6 cilindros o que proporciona um excelente desempenho na estrada, porém sem um alto consumo, combinado com uma transmissão automatizada da ZF de 12 marchas.
“O modelo incorpora as mais recentes inovações tecnológicas da SANY, garantindo operações mais eficientes e seguras em qualquer ambiente de trabalho. Projetada para se adaptar a uma variedade de aplicações e condições de trabalho, a SAC2500S oferece versatilidade incomparável, tornando-se a escolha ideal para uma ampla gama de projetos de construção. Temos a melhor solução e mais econômica para diferentes projetos de elevação garantindo um retorno sobre o investimento a longo prazo”, ressalta a SANY do Brasil.
Ao optar pelo modelo, informa a fabricante, os clientes podem contar não apenas com um equipamento de última geração, mas também com todo o suporte e assistência técnica necessários para maximizar o desempenho e a produtividade em seus projetos de construção.
Tadano AC 5.250-2
A Tadano, multinacional japonesa e uma das líderes no setor, apresenta o guindaste modelo AC 5.250-2 fabricado na Alemanha, que, segundo a marca, tem entre suas principais características a facilidade no transporte e maior capacidade de elevação.
A companhia ressalta que as capacidades de içamento correspondentes são 10% a 15% maiores em diversas áreas, e que com certas configurações podem chegar a um aumento de até 30%, em relação aos melhores valores já atingidos nessa classe.
Entre os benefícios do equipamento, a Tadano ressalta sua capacidade de içamento que é de 14,5 toneladas com comprimento de lança de 70 m e raio de 12 a 24 m, com capacidade de içamento de 11 toneladas em um raio de 42 m com comprimento de lança de 47 m.
O guindaste é capaz de içar seu contrapeso total, de 80 toneladas, em três elevações: 49,6 toneladas em um raio completo de 360° a até 6,2 m, seguida por duas elevações de 15,2 toneladas, cada uma dividida em 10 e 5,2 toneladas para o suporte à direita e à esquerda do conjunto de base. Se necessário, o contrapeso também pode ser dividido em pedaços menores, tornando possível, por exemplo, içar a placa de base de 5,5 toneladas de uma distância de até 20,1 m por um raio completo.
“Devido ao sistema de controle de guindastes IC-1 Plus, instalado por padrão, o raio disponível pode até ser aumentado significativamente em certos ângulos de giro,” afirma o gerente de projeto da Tadano, Peter Kleinhans.
Conforme Kleinhans, o fato de que o contrapeso poder ser dividido em diversos elementos e nenhum deles pesando mais de 10 toneladas, assegura máxima flexibilidade para a logística de transporte.
A empresa explica que o equipamento pode ser utilizado como guindaste para locação sem veículo auxiliar, mantendo a carga por eixo legal de 12 toneladas. Com uma carga por eixo de 16,5 t ele é capaz de carregar consigo 20 toneladas de seu contrapeso máximo, de 80 t. Tudo isso permite ao guindaste Tadano de 05 eixos uma flexibilidade de aplicação muito grande.
Os recursos correspondentes, instalados de fábrica, incluem Sistema de Controle de Guindastes IC 1 Plus, que determina a capacidade de içamento máxima do guindaste para cada posição da lança em função do ângulo de giro da superestrutura, em tempo real. O AC 5.250-2 sempre é capaz de aproveitar a capacidade de içamento máxima possível nos içamentos sobre estabilizadores, que podem ser estendidos assimetricamente a posições de 0, 25, 50, 75 e 100%.
Além disso, o modelo conta ainda com sistema de câmeras- SURROUND VIEW, que permite ao operador levar o guindaste mais facilmente à posição ideal nos canteiros de obras, basta que o operador do guindaste confira o display na cabine para saber exatamente como deve posicionar o guindaste no canteiro de obras para estender suficientemente os estabilizadores e assim assegurar que seja usado o raio de traseira com contrapeso exigido” explica Peter Kleinhans.
Outra inovação, é o TailGUARD, assistente de marcha à ré ativo, que proporciona mais segurança nos deslocamentos. Com dois sensores de ultrassom, ele monitora o espaço atrás do guindaste durante a marcha à ré, e funciona tanto no ambiente iluminado quanto no escuro. O sistema mostra no painel de controle da cabine do motorista a distância em relação a objetos fixos ou móveis que estejam na área de monitoramento, emitindo sinal acústico mediante obstáculos e parando o guindaste com autonomia caso haja risco de colisão.
O assistente é ativado automaticamente quando a marcha à ré é engatada, tornando as manobras seguras, evitando lesões e danos materiais, além das paradas do guindaste causadas por acidentes.
No futuro, o AC 5.250-2 será equipado com mais uma função de segurança a função Lift Adjuster, um controle técnico que registra a flexão da lança e automaticamente ajusta o cilindro de elevação, para compensar a mudança de raio causada pela flexão e eliminar, assim, um possível risco de oscilação excedente da carga.
O design das cabines que asseguram conforto operacional e um ambiente de trabalho agradável. Os acessos, os compartimentos para EPIs do condutor e o degrau extensível a partir da subestrutura para facilitar o embarque e desembarque da cabine da superestrutura são bem posicionados e zelam por mais segurança. O assistente de aclive, também de série, permite uma condução tranquila durante o acesso e as manobras em aclives.
O guindaste conta com motor diesel de última geração Mercedes-Benz de 530 PS de potência e torque máximo de 2.600 Nm, que atende a todas as exigências das normas internacionais de emissões de poluentes e possui o Eco Mode, que o torna econômico.
“O motor sempre entrega somente a potência de que o guindaste está precisando no momento. Todos os respectivos cálculos são feitos por meio do comando de guindaste IC-1. Da mesma forma, há a função Start-Stop embarcada, que poupa combustível. Ela desliga o motor do guindaste ao toque de um botão, sem, no entanto, desativar o software do comando”, destaca a companhia.
Os clientes TADANO podem contar não apenas com um equipamento de alta capacidade e última geração, mas também com todo o suporte e assistência técnica necessários para aumentar o desempenho, a produtividade e a durabilidade em seus negócios de aluguel de guindaste.