Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

Se tem uma máquina de pequeno porte que consegue aliar versatilidade, eficiência, rapidez, precisão e agilidade, durante as operações, é a minicarregadeira. O equipamento se destaca no setor por ser compacto e realizar diferentes aplicações como a movimentação e remoção de materiais, terraplanagem, é viável para atuação na agricultura, construção civil, ambientes internos, entre outras.

Devido ao seu design, os equipamentos têm como principal característica a leveza e seu uso garante maior mobilidade e facilidade nas operações. São máquinas ideais para utilização em locais com o espaço reduzido, pois além de serem pequenas também são ágeis e versáteis.

Além disso, conta com a possibilidade de uso de diversos acessórios e implementos oferecidos pelas fabricantes, que podem ser acoplados ao equipamento, como, por exemplo, pá, garfo, perfuratriz, vassoura, fresadora de asfalto, etc.

Outro benefício das minicarregadeiras está no baixo consumo de combustível, se comparado com máquinas maiores. Essa vantagem ainda contribui com um melhor  custo-benefício para os clientes, diminui a emissão de gases tóxicos na atmosfera e reduz menos impactos negativos ao meio ambiente.

Em relação ao conforto e segurança do operador, as máquinas são conhecidas por não registrarem solavancos nem desconforto nas operações. As minicarregadeiras possuem capacidade operacional que depende do modelo e fabricante. Podem ser encontradas nas versões com rodas, que permite o raio de giro compacto e elevação vertical, ou com esteiras.

O Comparativo da Revista Eae Máquinas, desta edição, fez uma análise com as minicarregadeiras de rodas mais procuradas no mercado nacional das marcas Bobcat, CASE, CAT, JCB e New Holland. Confira quais as principais características e benefícios de cada uma delas e escolha a que mais se adequa ao seu desafio!

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

 Bobcat S650

A Bobcat® apresenta a minicarregadeira de rodas S650 de aproximadamente 2.650 mm de altura, com capacidade nominal de operação de 1.2182 kg e carga de tombamento de aproximadamente 2.564 kg.

De acordo com a companhia, o modelo pode chegar a uma altura de basculamento de 4.023 mm, com uma caçamba de aproximadamente 1.880 mm de largura e peso operacional de 3.777 kg.

“Com a invenção e introdução deste produto no mercado, e por seus mais de 60 anos de experiência no ramo, as minicarregadeiras da Bobcat® se tornaram conhecidas devido a sua praticidade em locais fechados, pequenos ou mesmo com necessidade de uma motricidade fina melhor, como no caso de trabalhos mais delicados”, destaca a fabricante.

De acordo com a empresa, além destes fatores, a máquina conta com a opção de pedais separados ou controle por joystick selecionável (SJC), interruptor elétrico na alavanca direita de direção, e direção e velocidade controlada por duas alavancas.

A minicarregadeira Bobcat® S650 é equipada com um motor Kubota/V3307 (iT4).

Segundo a fabricante, a vazão hidráulica padrão do equipamento é de 87.1 L/min, e a alta vazão hidráulica é em torno de 115.5 L/min. Além disso, a Bobcat® informa que a transmissão conta com bombas hidrostáticas de pistão em tandem infinitamente variáveis, operando dois motores hidrostáticos totalmente reversíveis.

A companhia explicou que o equipamento conta com mais de 50 opções de implementos. Além disso, a fabricante disponibiliza ainda três tipos de pneus, bem como a possibilidade de instalação de ar condicionado, posicionador de caçamba hidráulico (incluindo interruptor on/off), entre outros itens opcionais.

“A Bobcat® garante o uso de produtos oficiais e certificados pela marca, e recomenda que se utilize apenas peças e opcionais originais, bem como a manutenção em locais autorizados”, ressalta a companhia.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

CASE SV300B

A CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial, possui uma linha completa de minicarregadeiras skid, composta por seis modelos: quatro de levantamento radial (SR150B, SR175B, SR200B e SR250B) e dois de levantamento vertical (SV185B e SV300B). As máquinas contam com carga operacional que vai de 680 kg a 1.364 kg e potência bruta de 60 hp a 90 hp.

De acordo com a empresa, as máquinas possuem diversas aplicações na construção, indústria e no agronegócio. “Portáteis, são indicadas para lugares com limitação de espaço, e oferecem alta produtividade e baixo custo operacional. Podem ser utilizadas com uma vasta gama de implementos, como caçamba, garfo pallet, rompedor hidráulico e vassoura”, informa a fabricante.Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenhoSegundo a CASE, o modelo SV300B é o mais potente de toda a linha e também se destaca por ter levantamento vertical, ideal para trabalhos de elevação, carregamento e transporte de materiais. “Com 1.364 kg de capacidade de carga operacional e 90 hp de potência bruta, possui motor de 3,1 litros, com baixo consumo de combustível, permitindo que a máquina opere o dia inteiro sem interrupções”, ressalta.

A CASE Construction Equipment destaca ainda que a SV300B possui cabine equipada com joysticks e interruptores fáceis de operar, o que traz conforto e produtividade. O equipamento conta também com uma coluna estreita, que proporciona maior área envidraçada e visibilidade de 360º.

“O tamanho compactado do equipamento aliado à grande capacidade de carga agrega vantagens ao operador, principalmente, onde há limitações de espaço e dificuldade de deslocamento”, declara a fabricante.

Para o especialista de produto da CASE Construction Equipment, Leonardo Campos, a utilização de equipamentos de construção compactos tende a ganhar cada vez mais espaço nos canteiros de obras, principalmente em ambientes de difícil acesso e com espaços restritos. “E a minicarregadeira CASE SV300B atende esse perfil, sendo reconhecida por sua qualidade e confiabilidade”, comenta o profissional.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

Cat® 262D3

A minicarregadeira Cat® 262D3 é apresentada pela Caterpillar com um projeto de levantamento vertical, que proporciona maior alcance e altura de levantamento para carregamento fácil e rápido de caminhões. “Sua estabilidade e desempenho de levantamento oferecem excelente movimentação de materiais”, destaca o consultor de marketing da Caterpillar, Carlos Araújo, conhecido como Cadu.

A máquina apresenta recursos como opção de cabina vedada e pressurizada que, segundo a empresa, proporciona um ambiente operacional mais limpo e silencioso além de excelente visibilidade das ferramentas de trabalho; assento com suspensão a ar, com encosto alto e controles de joystick eletro-hidráulicos ajustáveis montados no assento, entre outros.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

A fabricante destaca que o trem de força do equipamento oferece desempenho e capacidade de produção máximos através do sistema de Gerenciamento Eletrônico de Torque. Além disso, a máquina conta com recurso de duas velocidades, que é opcional, e um acelerador eletrônico manual e por pedal com recurso de pedal de desaceleração.

Já o sistema hidráulico da Cat 262D3é o XPS de Alto Fluxo que, segundo a empresa, usa uma bomba de deslocamento variável com sensor de carga para aumentar a pressão hidráulica e o fluxo, fornecendo a potência hidráulica ideal  para as aplicações que exigem o máximo desempenho da ferramenta de trabalho hidráulica.

“O Monitor Avançado permite aos operadores personalizar o desempenho da máquina para as necessidades de cada trabalho, oferecendo o que há de melhor em recursos e funcionalidades para controle do operador, ressalta Cadu

Outra característica do modelo é o sistema Cat de “Nivelamento Inteligente (ILEV, Intelligent Leveling)” que, segundo a Caterpillar, oferece tecnologia, integração e recursos líderes do setor, como autonivelamento de duplo sentido, retorno à ferramenta de trabalho para escavação e posicionador da ferramenta de trabalho.

“A opção de Absorção de Impactos Sensível à Velocidade melhora a operação em terreno acidentado, possibilitando uma melhor retenção de carga, maior produtividade e maior conforto do operador”, informa o representante da Caterpillar.

Além disso, a Caterpillar informa que disponibiliza uma ampla variedade de acessórios e ferramentas de trabalho que ampliam o uso das minicarregadeiras, tornando-as máquinas ainda mais versáteis para aplicações específicas.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

JCB 270

Quem procura uma máquina que tenha performance, a JCB, líder mundial em vendas de máquinas retroescavadeiras e manipuladores telescópicos Loadall, apresenta ao mercado a minicarregadeira 270 que, segundo a empresa, foi desenvolvida para oferecer um desempenho consistente em todo tipo de terreno.

“Com o projeto exclusivo powerboom e porta de entrada lateral, o modelo possui um chassi totalmente soldado e 20% a mais de aço do que os projetos convencionais da categoria de braço duplo, tornando-a mais segura e resistente”, descreve a fabricante.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

A companhia explica que a minicarregadeira foi projetada para atender as demandas de qualquer aplicação. Outra característica da máquina, segundo a marca, é o conforto e a segurança do operador. “Com um dos melhores sistemas de ventilação do setor, o modelo possui porta lateral de ampla abertura, o que facilita entradas e saídas, permitindo que a ação seja feita sem necessidade da utilização de acessórios”, frisa a empresa.

Em relação à estrutura, a fabricante destaca que o equipamento é robusto. “O chassi, totalmente soldado, oferece uma estrutura rígida para obter mais resistência”, afirma a multinacional.

A facilidade operacional também está entre os benefícios do equipamento, pois, de acordo com a fabricante, as dimensões reduzidas da minicarregadeira aliada à sua capacidade de giro em 360°, possibilitam manobras mais fáceis dentro de locais de trabalho confinados.

A máquina, diz a JCB, possui o software de controle myCHOICE, que permite que o operador configure a resposta dos joysticks de três maneiras distintas, personalizando a sensibilidade do movimento de acordo com o seu trabalho, e um sistema de elevação vertical, que oferece capacidade máxima tanto de levantamento em altura quanto em alcance, facilitando o posicionamento com garfos ou acessórios.

Além disso, a minicarregadeira é equipada com um motor diesel JCB Ecomax de quatro cilindros. “Sua combinação eficiente entre hidráulica, transmissão e potência, assegura longos intervalos entre reabastecimentos”, ressalta a empresa. Já as conexões hidráulicas possuem vedação do tipo O-ring e o compartimento do motor é acessível, por causa dos assoalhos planos.

Segundo a companhia, toda a linha JCB conta com sistema de monitoramento em tempo real através do programa de telemetria JCB LiveLink. “A ferramenta envia notificações instantâneas, caso surjam problemas que possam prejudicar a operação. Além de garantir segurança ao equipamento, a tecnologia reduz paradas desnecessárias”, detalha.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

 New Holland L330

 As minicarregadeiras da Série 300 da New Holland Construction, marca da CNH Industrial, são destacadas pela fabricante com soluções para operações em espaços restritos, aliando alta performance, segurança e fácil manobrabilidade em locais como armazéns de distribuição de grãos.

“Com a maior capacidade operacional da categoria, a L330 está pronta para enfrentar qualquer desafio. Seu motor robusto e de baixo consumo de combustível visa sempre reduzir os custos operacionais”, destaca a companhia.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

A empresa explica que a cabine é super confortável e com uma melhor ergonomia, o que diminui a fadiga do operador. “A minicarregadeira L330 apresenta cabine espaçosa, segura, assento com suspensão e cinto de segurança de três pontos. A maior distância entre os eixos da categoria da Série 300 também garante além do conforto, a estabilidade até em terrenos irregulares”, informa. As saídas de ar estão localizadas estrategicamente, para uma melhor distribuição térmica no interior da cabine e rápido desembaçamento dos vidros, quando necessário.

Segundo a companhia, outro benefício do modelo é o joystick que é ergonomicamente projetado para colocar todos os comandos ao alcance da ponta dos dedos. Além disso, a New Holland explica que é possível alternar o modo de operação entre os padrões ISO ou H. O sistema LTS (Load Travel Stabilizer) facilita o transporte de materiais, dando mais agilidade à operação, com menos retrabalho.

“O equipamento oferece ainda a tecnologia Super Boom®, onde o braço de movimento vertical de série garante a melhor altura com alcance e estabilidade nas operações de carga e descarga”, ressalta.

Este modelo, diz a fabricante, possui pré-disposição para receber qualquer tipo de implemento que necessite de maior vazão hidráulica por meio de fornecimento do opcional High Flow. Esta válvula, quando acoplada a uma linha de pressão auxiliar e a uma bomba hidráulica a mais, fornece todos os parâmetros hidráulicos para se montar os diversos implementos disponíveis no mercado.

Minicarregadeiras são referência em multifuncionalidade e desempenho

No que diz respeito à manutenção, a fabricante diz que os pontos de controle são acessíveis. “Basta abrir a porta traseira do compartimento do motor para identificar rapidamente os pontos de manutenção”, frisa. A companhia explica ainda que a manutenção da bateria também é simples. “Se você precisar de mais acesso para manutenção, a cabine articulada dá acesso total ao interior da máquina”, completa.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!