Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

As minicarregadeiras estão ganhando cada vez mais destaque no mercado nacional, por serem máquinas com design compacto, elas são ideais para serem utilizadas em locais com espaço reduzido, garantindo maior mobilidade e facilidade na operação.

Outro destaque é para a versatilidade do equipamento que pode ser aplicado em operações como: terraplanagem, agricultura, construção, entre outras. Além disso, as máquinas possuem baixo consumo de combustível, o que aumenta seu atrativo no mercado.

Nesta edição da Revista Eae Máquinas, as marcas: Bobcat, CASE, CAT, JCB, Manitou e New Holland participam do comparativo com as minicarregadeiras. Aqui você terá acesso às características e diferenciais de cada uma delas. Confira!

Bobcat S550

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

A Bobcat® apresenta o modelo S550, uma minicarregadeira de rodas, de aproximadamente 1.972 mm de altura, com capacidade nominal de operação de 794 kg e carga de tombamento de aproximadamente 1.588 kg.

De acordo com a empresa, o equipamento foi desenvolvido com elevação radial, em seu topo e pode chegar a uma altura de basculamento de 2.908 mm, com uma caçamba de aproximadamente 1.727 mm de largura e peso operacional de 2.841kg.

“Além disso, a máquina conta com assento ajustável, janelas traseira e superior, e alarme de segurança por padrão, bem como luzes operacionais, tornando possível o trabalho em locais pouco iluminados ou até mesmo durante a noite, aproveitando melhor o tempo e agilizando os trabalhos”, informa a companhia.

A minicarregadeira Bobcat ® S550 é equipada com um motor Kubota de 61 HP e Tier 4. A vazão hidráulica padrão é de 64,7 L/min, e a alta vazão hidráulica é em torno de 101,1 L/min.

A empresa afirma que tem se especializado em desenvolver produtos destinados a cada necessidade dos clientes. “Nossos equipamentos são procurados por quem precisa de uma obra em algum local mais compacto, por sua praticidade e tamanho, que não interferem na qualidade da obra a ser realizada, facilitando o processo dos trabalhadores, que em outras condições precisam utilizar ferramentas manuais, o que demandaria mais tempo e esforço”, destaca a Bobcat®.

A Bobcat® Company informou que, quando iniciou seus trabalhos no final dos anos 1950, desenvolveu as primeiras minicarregadeiras do mundo, com o objetivo de trabalhar dentro de espaços fechados, como celeiros e aviários. A empresa ressalta que a marca já é uma referência no comércio de mini-máquinas.

“O produto obteve êxito, sendo então fabricado em larga escala para o agronegócio e também para o mercado de construções. Esta linha de produtos se tornou o coração da marca, a qual seguiu inovando neste mercado, sendo desde 2007 e ainda hoje parte do grupo sul-coreano Doosan”.

A empresa disse ainda que um dos focos de atuação é desenvolver sempre novas tecnologias em seus equipamentos. “A Bobcat® não mede esforços em suas pesquisas para evoluir cada vez mais os seus produtos, aumentando dia a dia o portfólio de máquinas, acessórios, implementos e opcionais”, afirma a fabricante.

CASE – Skid CASE SR175B

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

A CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial, afirma que, quem procura força e produtividade pode apostar nas minicarregadeiras da marca. A fabricante possui com 180 anos de atuação no Brasil, produz e comercializa, há mais de 50 anos, seis modelos de minicarregadeiras, sendo quatro delas de levantamento radial (SR150B, SR175B, SR200B e SR250B) e duas de levantamento vertical (SV185B e SV300B).

“Reconhecidas pela força e alta produtividade que entregam aos clientes nas operações, as minicarregadeiras da CASE Construction Equipment, também se destacam no mercado pelo baixo custo operacional e pelo conforto que oferecem ao operador”, descreve a companhia.

O equipamento que a empresa escolheu destacar neste comparativo é a minicarregadeira CASE SR175B. A máquina possui 790 kg de capacidade de carga operacional, até 32,3 k/N de força de desagregação e 60hp de potência bruta.

“Ela é considerada a opção ideal para realizar trabalhos em espaços reduzidos ou em áreas congestionadas, garantindo agilidade na execução desses trabalhos”, informa o especialista de produtos da CASE, Leonardo Campos.

Entre os principais recursos do equipamento, a fabricante destaca as opções entre o controle mecânico padrão ou o controle eletro-hidráulico (EH). “Com o controle eletro-hidráulico (opcional), é possível adequar o padrão de controle de acordo com a preferência do operador. A partir dele, é possível obter ainda mais autonomia e conforto para a produtividade”, explica a marca.

Outra característica da máquina, diz a empresa, é o baixo consumo de combustível e o tanque com capacidade de 75 litros, assim como, outros diferenciais da máquina, fazem com que a minicarregadeira consiga operar durante um dia inteiro, sem a necessidade de reabastecimento.

De acordo com a companhia, o equipamento conta com um ambiente operacional que é considerado como espaçoso e com uma área envidraçada que proporciona uma visibilidade de 360º ao operador.

“As cabines ainda possuem joysticks e interruptores fáceis de operar, assento do operador com suspensão mecânica ou pneumática (opcional) e exclusiva iluminação lateral da CASE, onde é possível trabalhar muito mais, seja durante o dia ou à noite”, revela a fabricante.

CAT – 226B3

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicaçõesJá a Minicarregadeira Cat® 226B3 se apresenta como um equipamento que proporciona a confiabilidade e a durabilidade tradicionais da marca Cat, com excelente produtividade. A máquina possui diversas opções de ferramentas de trabalho. Segundo a fabricante, a máquina é ideal para ser usada em construção, paisagismo, agricultura, entre outras aplicações.

“A minicarregadeira Cat possui sistema hidráulico potente e confiável para fornece energia às rodas”, conta Marcus Angeli, consultor para carregadeiras compactas da Caterpillar. “Esse sistema também dispõe das funções de levantamento e inclinação da carregadeira, alimenta o circuito auxiliar para acionar as ferramentas de trabalho e ativa o ventilador de arrefecimento do motor”, informa.

Outra característica destacada pela Caterpillar é que as bombas hidráulicas são movidas diretamente pelo motor para garantir o desempenho hidráulico – não são usadas correias. O equipamento possui um sistema hidráulico auxiliar padrão para acionar as ferramentas de trabalho disponíveis por meio dos acoplamentos hidráulicos de conexão rápida montados no braço da pá-carregadeira e, também, mangueiras Cat ToughGuard™.

O projeto do compartimento do operador considera, segundo o consultor da Caterpillar, o conforto e a facilidade de operação. “A parte interna é ampla e espaçosa e o piso organizado oferece um ambiente de trabalho com bastante espaço para a cabeça, os ombros e as pernas, para manter a produtividade alta e a fadiga baixa. O assento ajustável e os controles de baixo esforço mantêm o operador confortável durante o dia inteiro de trabalho”, explica Marcus.

Outro destaque da marca é a linha de acessórios Cat Work Tools, projetada para alta produtividade em uma variedade de aplicações e que permite aumentar a versatilidade e a flexibilidade das minicarregadeiras da marca.

Entre as ferramentas disponibilizadas pela Caterpillar, há opções como brocas, lanças, lâminas, caçambas de propósito geral, de alta capacidade, para terra, projetadas para serviços públicos e ainda para carregar material leve e até caçamba para multiuso. A marca oferece ainda opções de garra industrial, vassouras, roçadeiras e até uma ferramenta que permite asfaltar a frio, entre outras. Já o motor atende aos padrões de emissões Mar-1 do Brasil, equivalentes ao Período do Tier 4 e Estágio IIIA.

Outro destaque da Cat 226B3 é que ela é produzida no Brasil. A manufatura é feita na fábrica da Caterpillar em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, Paraná, onde a empresa produz vários modelos de minicarregadeiras.

JCB 155

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

A JCB 155 faz parte da linha de minicarregadeiras, desenvolvida pela multinacional britânica, e oferece o exclusivo projeto Powerboom™ e sua porta lateral, que segundo a fabricante permite mais resistentes e mais segurança do que as máquinas convencionais de braço duplo

A JCB explica que a minicarregadeiras 155 tem capacidade de carga operacional de 703 kg e que possui uma plataforma pequena que incorpora o projeto do equipamento. “Projetado para economia e produtividade, o motor Perkins de 58 hp da 155 teve seu funcionamento comprovado. Além disso, a máquina possui uma cabine 46% maior do que os modelos similares existentes no mercado”, descreve a fabricante.

Outra característica destacada pela empresa é a linha hidráulica auxiliar padrão de fábrica, com ela, diz a JCB, o equipamento consegue alcançar, através desse circuito, uma vazão de 70 l/min ou, se configurada com circuito opcional de alta vazão e pode atingir até 100 l/min, permitindo o uso de implementos maiores e proporcionando maior velocidade e agilidade de operação.

A mini carregadeira ainda conta com um sistema de engate rápido universal, o que viabiliza o uso de acessórios JCB ou até mesmo de terceiros.

A companhia destaca que a carregadeira compacta JCB 155 foi projetada com total segurança. “O projeto PowerBoom™ – braço único – permite aos operadores entrar ou sair da máquina pela porta lateral, evitando acidentes e contato com o braço da caçamba ou outros acessórios”, frisa a marca que ressalta que o equipamento também tem 60% de visibilidade melhor do que a maioria das mini carregadeiras do mercado por conta da uma única torre e ao braço de perfil baixo. Já a cabine, diz a fabricante, possui certificação ROPS/FOPS.

“A auditoria de serviço SAE revelou que o modelo tem, em média, 21% mais facilidade de manutenção do que as máquinas similares do mercado. Os motores foram montados de maneira longitudinal para um acesso fácil à correia de acionamento e aos componentes associados. Também há 30% menos pontos de lubrificação do que a média das carregadeiras compactas com dois braços de levantamento”, explica a empresa.

Além disso, a JCB oferece uma garantia estendida de 10 mil horas ou 5 anos de operação para o braço único Powerboom™.

MANITOU 1650 R

A fabricante francesa de equipamentos, Manitou, informa que conta com uma linha de minicarregadeiras com características específicas para diversos tipos de aplicação e operação.

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

“Qualquer que seja a categoria, essas máquinas proporcionam relação de tamanho x potência ideais para carregar, transporta e realizar vários tipos de trabalhos diferentes em terrenos off-road e espaços restritos”, ressalta a empresa.

Segundo a fabricante francesa, as máquinas combinam conforto de operação, precisão de movimento, utilização multifuncional (devido a acessórios compatíveis), confiabilidade garantida pela marca Manitou e facilidade de manutenção.

O destaque para esse comparativo é a minicarregadeira compacta 1650R, que segundo a empresa, atende a todas as necessidades de diversos setores: construção, agrícola, mineração, pavimentação dentre outros.

“O modelo 1650R é uma solução versátil e de alto desempenho para as operações mais difíceis. Muito compacta, essa máquina que alia tecnologia e simplicidade, é ideal para as aplicações mais exigentes em espaços confinados e em solos acidentados ou irregulares”, afirma o diretor-geral da Manitou para Brasil e América Latina, Marcelo Bracco.

Segundo a marca, as minicarregadeiras Manitou são fabricadas nos EUA e tem excelente altura do solo, sendo ideal para manobrar e vencer obstáculos em diferentes tipos de pisos com facilidade em áreas de trabalho apertadas e espaços confinados.

Além disso, a fabricante explica que as máquinas também oferecem implementos para trabalhos e aplicações abaixo do nível do solo, como por exemplo o acessórios conhecido como braço retro. “Essas máquinas são populares pelo seu uso multifuncional: é só trocar os acessórios e obter uma solução para cada problema”, informa a empresa.

A Manitou explica que os acessórios podem ser substituídos em apenas alguns minutos, possibilitando diversas operações: transporte de material paletizado; carregamento de granéis em obras como areia e brita; alimentação de vagões agrícolas com insumos agrícolas como silagem e ração, perfuração, escavação; entre outras aplicações.

A empresa ainda ressalta que dentre os diferenciais da minicarregadeira estão a tradição da marca em fabricar minicarregadeiras desde 1964, primeiro fabricante a
usar motor 4 tempos e transmissão hidrostática; a potência (69 HP); altura até pino da caçamba (3023mm); vazão hidráulica Standard 71,4 L/min e Vazão hidráulica Alto Fluxo 114 L/min (opcional), os faróis de trabalho dianteiro e traseiro; as saída de emergência; e capacidade de carga 748 kg / 816 kg (com contrapeso opcional).

Assim como o fato de a máquina ter cabine Rops/Fops Nível II padrão, Joystick Hidráulico e ajustável padrão e sistema hydra glide padrão (um sistema que amortece a caçamba durante descolamento com material, evitando derramamento e fazendo que tenha mais produtividade. Além da garantia de 2 anos / 2.000 horas com telemetria inclusa padrão e garantia estendida de até 5 anos opcional.

New Holland L318

Minicarregadeiras são versáteis, práticas e ágeis em suas aplicações

A New Holland apresenta suas minicarregadeiras da Série 300 como equipamentos com soluções para operações em espaços restritos, aliando alta performance, segurança e fácil manobrabilidade em locais como armazéns de distribuição de grãos. O destaque aqui vai para a L318.

“Ágil e de fácil manutenção, com melhor ergonomia ao operador, a New Holland L318 oferece de série a tecnologia Super Boom®, onde o braço de movimento vertical de série garante a melhor altura com alcance e estabilidade nas operações de carga e descarga”, destaca a companhia. Segundo a marca, a New Holland Construction foi pioneira no desenvolvimento deste cinematismo vertical denominado como braço Super Boom® de minicarregadeiras.

Quando o assunto é a cabine, a marca explica que a área transparente no teto proporciona uma visão clara da caçamba em altura total. As grades laterais da Série 300 são mais finas, dando ampla visibilidade em áreas críticas (conforme a norma ISO 5006)”, informa a marca. Já a visibilidade traseira é um dos destaques feitos pela New Holland para a categoria devido ao retrovisor interno e uma janela aliada a um capô do motor de perfil mais baixo e ausência de torres estruturais traseiras.

De acordo com a fabricante, o equipamento possui cabine com comandos reposicionados e novos design, além de assento com suspensão e três opções de comandos de operação – hand control, foot control e joystick. Assim como, a L318 tem opção de dois modos de velocidade e uma opção de troca rápida para caçamba.

A minicarregadeira L318 vem equipada com motor emissionado MAR I (TIER III), produzindo mais potência e torque com a quantidade ideal de combustível. “O Motor de bloco rígido, com cilindros de pequeno diâmetro, reduz a vibração e o ruído, da marcha lenta à velocidade máxima, aumentando o conforto do operador”, explica a New Holland.

Com capacidade operacional de 818kg, o modelo permite a montagem de implementos para transporte de fardos, pallets e big bags, valetadeiras, vassouras, mini arados, mini enxada hidráulica e mini removedores de tocos, ou seja, pode ser utilizado em obras de infraestrutura, abertura de valas, nivelamento, preparação e limpeza de terrenos. “Os atributos da Série 300 garantiram o prêmio de Menor Custo de Propriedade nos EUA em 2021”, afirma a companhia.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!