Motoniveladoras: versatilidade e potência nas obras rodoviárias

Da família de máquinas pesadas, a motoniveladora é um equipamento muito utilizado nas obras de construção civil e se consolidou como item essencial para a realização de terraplenagem. A máquina é versátil e oferece diversas funcionalidades como nivelar terrenos, realizar pavimentação, ajustar terrenos irregulares em plantações agrícolas, e ainda remover excesso de neve em locais frios. No Brasil, a aplicação mais frequente desta máquina está em obras rodoviárias. Neste comparativo, a EaeMáquinas apresenta seis modelos de motoniveladoras com peso operacional de 14.000 kg a 18.500 kg de fabricantes reconhecidas no mercado pelo desempenho e eficiência. Conheça as vantagens de cada equipamento para suas aplicações.

CASE 865B

Baixo custo de manutenção, alta rentabilidade, desempenho e produtividade são os diferenciais da motoniveladora modelo 865B da CASE Construction Equipment, marca da CNH Industrial.

No segmento de peso operacional de 16.266 kg, o modelo 865B possui três curvas de potência, que permitem selecionar a melhor opção de acordo com a necessidade da obra, além de uma lâmina central de alta capacidade de corte e um perfil de múltiplos raios (Roll-Away), resultando no menor consumo de combustível.

Com sistema hidráulico “Load Sensing”, a motoniveladora 865B trabalha com a bomba hidráulica na vazão correta, consumindo o mínimo de potência necessária do motor. O equipamento também possui freios autoajustáveis, do tipo multidisco em banho de óleo, e possue dois circuitos, sendo um para cada lado dos eixos traseiros.

A 865B também possui transmissão com seis velocidades que vem acoplada ao motor através de um conversor de torque, para trabalhos mais pesados. O conversor tem sistema de bloqueio “Lock-up”, que o transforma em um acoplamento rígido, passando a funcionar como um sistema “Direct Drive”, para trabalhos mais leves e deslocamentos. Nesta máquina, o operador tem a possibilidade de trabalhar nos modos automático ou manual.

Com barra de tração e círculo no chassi, a motoniveladora 865B ainda garante maior estabilidade, potência e máximo rendimento de giro da lâmina.

A CASE conta ainda com um portifólio completo em Peças e Serviços para garantir a durabilidade e eficiência de suas máquinas. Entre as suas soluções estão as Peças Genuínas; as opções de Plano de Manutenção Preventiva e corretiva da marca; os itens da linha NEXPRO, para manter o desempenho durante todo o ciclo de vida dos equipamentos, mesmo os mais antigos e fora do período da garantia.

New Holland RG170B

O destaque da New Holland, que também faz parte da marca CNH Industrial, é a motoniveladora  RG170B com configuração Heavy Duty, que entrega melhor desempenho de movimentação e corte de material. Vem com pneus de 17,5 polegadas e uma placa de empuxo frontal de 800 kg, promovendo um considerável aumento na força de tração e de penetração da lâmina das máquinas, o que reforça os atributos de desempenho e robustez da linha de motoniveladoras New Holland Construction.

As máquinas já se destacavam pela excelente força de tração graças ao conjunto motor, transmissão e acoplamento motor/transmissão do tipo conversor de torque. O powertrain é constituído pelo motor eletrônico FPT Tier 3 com potência variável (2 ou 3 curvas de potência), transmissão Powershift eletrônica 6×3 equipada com transmissão automática e sistema Lock-up, acelerador manual e eixo traseiro com sistema antideslizamento do tipo Limited Slip (deslizamento limitado) ou Diff lock (bloqueio do diferencial).

A linha de motoniveladoras tem cabine fixada no chassi traseiro, lâmina central com perfil evolvente Roll Away e sistema gira círculo com dentes externos, resultando em fácil limpeza, proteção contra quebra do pinhão e maior torque de giro. Outros destaques são a sela com cinco posições de inclinação da lâmina, de fácil bloqueio, por meio de dois pinos, além das juntas esféricas e guias da barra de tração aparafusadas. As principais aplicações das motoniveladoras são corte, nivelamento e espalhamento de material, curvas de nível, limpeza de terrenos, escarificação de solo, taludes, aberturas de estradas, limpeza e manutenção.

Além disso, as máquinas podem ser monitoradas pelos sistemas Fleetsystems que garantem alta produtividade e total controle na execução dos trabalhos. As tecnologias nas máquinas de construção visam acompanhar em tempo real a eficiência e comportamento dos equipamentos, otimizar a operação, reduzir os custos operacionais e de manutenção, entre outros.

Todos os equipamentos podem ter o sistema de monitoramento a distância FleetForce, instalado para monitorar diferentes parâmetros do equipamento como localização, temperatura do motor, consumo de combustível, condições de trabalho, horímetro e, claro, para auxiliar o proprietário na manutenção preventiva e na segurança do equipamento. A New Holland Construction ainda oferece o sistema FleetGrade, o machine control da marca, que tem aplicação em escavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, entre outros, que também podem utilizar sistemas de nivelamento.

CNH Industrial – Motoniveladora RG 170.B VHP – Campo de Provas CNHI – Sarzedo – MG – Brasil. Foto: MPerez

SEM 919

Com mais de 60 anos no mercado, a SEM (marca da Caterpillar) apresenta a motoniveladora SEM919. Trata-se do mais recente lançamento no Brasil, preparada especialmente para o mercado brasileiro com foco em produtividade alta, contando com um sistema hidráulico que assegura movimentos consistentes e precisos dos implementos, confiabilidade em toda sua estrutura, além de componentes e conforto para o operador, com comandos de classe mundial e alavancas de baixo esforço e acionamento fácil e preciso, indispensáveis para a operação deste equipamento.

Dotada de um motor Perkins 1106D de 7,01 litros com 202 hp de potência, a SEM919 tem com

este coração um ótimo folego para o trabalho, contando com 2 modos de operação, econômico e normal, para uma modulação da potência necessária conforme demanda exigida,

além de Cruise Control para manutenção da velocidade ideal de trabalho automaticamente assistindo o operador. Com 6 cilindros em linha e injeção direta, também possui controle eletrônico que proporciona um consumo eficaz.

Apresenta transmissão Hangchi 6WG180 com acionamento eletro-hidráulico para troca de marchas por meio de uma alavanca seletora: são 6 marchas à frente e 3 à ré. Tem um conversor de torque robusto de 3 etapas integrado, o que garante uma maior eficiência deste sistema contra-eixos powershift. Seu intervalo de substituição do óleo é de 2000 horas, prolongando a vida útil do sistema.

Os eixos tandem de projeto da Caterpillar são lubrificados a óleo e livres de quaisquer ajustes ou engraxamento em suas correntes. O comando final possui 4 engrenagens planetárias com distribuição otimizada de carga. Seus freios são à disco com acionamento do sistema ar-óleo com acesso facilitado para manutenção e acionamento cruzado, aumentando a segurança e poder de frenagem. Os intervalos de 1000 horas para as trocas de óleo do sistema permitem pelo menos 6000 horas de trabalho até que se faça necessária a primeira manutenção neste sistema.

Todos os movimentos são precisos e consistentes pois o sistema hidráulico é também mais um

projeto Caterpillar. Com válvulas de implemento de compensação de pressão de prioridade proporcional (PPPC) todos os comandos do operador são executados de maneira simultânea conforme a necessidade, com precisão que assegura a qualidade durante a operação. A bomba

de pistões de deslocamento variável e sistema de detecção de carga aumentam a eficiência e reduzem o aquecimento do sistema hidráulico como um todo, gerando direta economia de combustível. O ventilador do radiador também conta com acionamento hidráulico, que reduz a carga do motor além de mais economia. Conta também com um sistema de flutuação da lâmina que permite ao operador baixá-la sem pressão hidráulica somente com liberação do sistema.

A estrutura robusta garante resistência e durabilidade a todos estes componentes que são muito exigidos: chassis dianteiro com chapas únicas na parte inferior e superior isento de soldas nas áreas de maior tensão e com design de caixa; barra de tração com desenho em formato de A com grande durabilidade; engrenagem do círculo tratada termicamente; calços de ajuste entre a barra de tração e o círculo de fácil remoção; motor de giro com embreagem deslizante que protege todo o sistema contra impactos durante a operação e barra de 7 furos com pino de remoção eletro-hidráulico acionado com segurança e precisão de dentro da cabine para um rápido reposicionamento da lâmina e círculo.

Sua cabine é montada no chassi dianteiro, permitindo uma excelente visibilidade da lâmina durante a operação e do eixo dianteiro, contando com 1,9 metros de altura interior e até 30% mais de espaço que a maioria das máquinas da concorrência. Tem seus comandos de padrão de classe mundial, ar-condicionado, volante ajustável, banco ergonômico e estrutura FOPS/ROPS certificada como acessório.

Os implementos contam com lâmina de 12, 13 ou 14 pés de largura com curvatura otimizada para melhor deslocamento do material, aumentando a produtividade do equipamento e reduzindo o consumo de combustível. Conta com barras tratadas termicamente e calços para ajuste, sistema de ajuste lateral para reposicionamento da lâmina e bordas de desgaste substituíveis. Na parte traseira existem opções de Riper desenhado de maneira a penetra no solo perpendicularmente com menor força de arrasto.

XG3165C

A fabricante chinesa Xiamen XGMA destaca o modelo XG3165C no segmento de peso operacional de 14.800kg, que vem com um motor instalado da Cummins, um turbo compressor para aumentar a potência, motor a diesel com arrefecimento interno com nível baixo de ruído, devido a sua estrutura compacta é de fácil instalação.  

A motoniveladora também se destaca pelo conversor hidráulico de torque, caixa de mudanças da transmissão feita com a mais alta tecnologia, que através de um sistema de controle hidráulico, a motoniveladora é de fácil operação durante o funcionamento.  O eixo traseiro é de condução de três seções que foi especialmente feito para garantir a segurança da motoniveladora. Já o sistema hidráulico é equipado com uma bomba dupla, sistema de circuito duplo aberto para uma maior estabilidade e trabalho.

A XG3165C apresenta um sistema de travões de alta qualidade fazendo da motoniveladora uma máquina segura e de alta precisão durante o trabalho. Além disso, tem uma cabine de operações com boa aparência e confortável, com um sistema de ar condicionado, fechada, de forma a isolar do barulho e poeira.

A motoniveladora tem um capo que protege o motor e que permite fácil acesso quando é necessário fazer manutenção. Estão disponíveis para o cliente várias opções de acessórios, tais como a lâmina frontal, escarificador, rasgador traseiro, círculo e aparelho de nivelamento automático.

Fundada na China em 1951, com uma visão global, a XGMA não só ganhou o reconhecimento da indústria e de seus líderes como também venceu vários prêmios. Por dois anos consecutivos (2010-2011), a XGMA ficou entre as 500 marcas mais valiosas da China, reconhecida pelo Comitê Organizador do Congresso Global da Indústria de Maquinários e Top 50 da Revista de Maquinários de Construção da China.  Todos reconheceram a XGMA como uma das “50 Maiores Fabricantes de Maquinários de Engenharia da China em 2011”, e “As 50 Maiores Fabricantes de Maquinários de Engenharia do Mundo”.

Com o desenvolvimento da segmentação do mercado e as exigências crescentes do cliente, a XGMA deu muita importância ao aperfeiçoamento da qualidade do produto e dos serviços pós-venda. De abril a novembro de 2011, a Equipe de Marketing Internacional da XGMA planejou e lançou uma série de atividades denominada “XGMA CARE” para os clientes.

Conduzidas pelas equipes de vendas do Departamento de Marketing da Equipe Internacional de Marketing da XGMA, as atividades foram aplicadas em algumas regiões estratégicas de atuação da marca no mundo, os membros da equipe foram escutar as vozes dos usuários, recolher as informações de feedback do cliente sobre o produto visando melhorias do serviço. Além disso, a equipe realizou treinamentos relacionados e conferências sobre a manutenção do produto, além de cuidados, método de manutenção, passando conhecimentos de manutenção para os clientes.

Komatsu GD535-5

A multinacional japonesa Komatsu lançou em 2018 a motoniveladora GD535-5 como sua representante da linha de máquinas leves, com peso operacional de 15.000 Kg. Atende aos mais diversos tipos de aplicações neste segmento de grande importância no mercado brasileiro.

Completando sua linha de produtos de fornecimento nacional, a Komatsu oferece também a GD655-5, com peso operacional de 18.4 Kg e que conta com alta tecnologia embarcada, gerando excelente performance para o segmento de infraestrutura, assim como para o mercado de mineração.

As motoniveladoras Komatsu vêm equipadas de fábrica em todas as suas versões com a transmissão automática Powershift e conversor de torque com função anti estol, que não permite que o motor diesel se apague, mesmo nas mais severas condições de operação. Essa função auxilia o operador a manter a relação de rotação e potência do equipamento, independentemente da variação das cargas e resistências encontradas na operação, sem a necessidade de uso do pedal de aproximação, garantindo um ótimo controle em nivelamento fino e facilidade de deslocamento através da mudança automática de marcha. Desta forma, os equipamentos Komatsu proporcionam alta performance entre diferentes níveis de operadores.

Com relação ao conjunto do motor, ambos os modelos estão equipados com motores Komatsu que atendem às normas de emissões TIER III / MAR-1, além de possuírem os modos “Potência” e “Economia”, possibilitando a escolha, pelo operador, por maior rapidez e produtividade ou pela redução no consumo de combustível, fazendo com que a máquina se adapte às diferentes formas de condução e demandas.

A Komatsu tem em seus pilares a segurança e conforto do operador, pensando nisso os equipamentos são desenvolvidos com foco na facilidade de acesso aos pontos de manutenção – verificações de níveis de fluidos, abastecimento, pontos de lubrificação, filtros etc. – ao nível do solo, ou através de plataformas antiderrapantes e com degraus e corrimões ergonomicamente posicionados. O conforto operacional, através de sua cabine de formato trapezoidal, garante visibilidade acima da média do mercado, privilegiando também uma ampla visão da área de trabalho com a consequente melhora na produtividade. Seu assento com múltiplas regulagens em conjunto com os ajustes disponíveis da coluna de direção e alavancas de acionamento dos implementos proporcionam o melhor e mais confortável ajuste a qualquer perfil de operador. Baixos níveis de ruídos e excelentes vedações na cabine, somados ao eficiente sistema de ar-condicionado com difusores estrategicamente posicionados completam um ambiente que é reconhecidamente referência de mercado no tocante à segurança e conforto operacional.

Assim como em toda a linha de produtos oferecida no Brasil, as motoniveladoras também são equipadas com o KOMTRAX, o mais avançado sistema de monitoramento remoto do mercado, com mais de 12.500 máquinas dos diversos modelos, monitoradas no país. O sistema de gestão de frotas oferece diversas informações, desde avisos operacionais e de manutenção até de comunicação com a cabine do operador, indicando a forma mais econômica de operação. Esse sistema padrão nos equipamentos e gratuito por 10 anos pode ser acessado através do PC, tablet ou smartphones, permitindo que o usuário e os Distribuidores Komatsu tenham total controle no planejamento das manutenções e no acompanhamento do desempenho operacional, auxiliando de forma mais eficiente na redução do consumo de combustível e evitando o desgaste desnecessário das máquinas.

LIUGONG 4180D

A multinacional chinesa LiuGong destaca a premiada motoniveladora 4180D que ganhou como “melhor design de produto” para a categoria no Red Dot Award: Product Design 2019, concurso de Design de Produtos que acontece há 60 anos e reúne um júri de profissionais conceituados neste segmento. O equipamento também ganhou as atenções do mundo do maquinário pesado ao ser apresentado na Bauma 2019 – exposição que aconteceu em Munique, Alemanha, e que é palco de marcas gigantes do mercado.

No Brasil, a nova Motoniveladora 4180D chega neste segundo semestre acompanhada de uma série de outros lançamentos da LiuGong no país. O design é sem dúvida uma das grandes inovações da 4180D. Contudo, este equipamento vai além, oferecendo mais durabilidade, precisão, controle, confiabilidade e conforto ao operador.

Com peso operacional máximo de 15.850 kg e motor Cummins QSB7, a Motoniveladora 4180D da LiuGong oferece potência líquida de 181hp (135 kW) @ 2.050 rpm. O equipamento opera com motor Tier 3 / MAR-1o que indica mais eficiência, menor consumo de combustível e emissão de gases. A transmissão ZF confere ao equipamento mais confiabilidade e suavidade, com 6 velocidades à frente e 3 velocidades à ré. Já o sistema hidráulico da Motoniveladora 4180D da LiuGong também foi aprimorado. O novo modelo apresenta ganhos de precisão e controle, além do aumento do tempo de resposta, garantindo maior eficiência operacional.

A Motoniveladora 4180D possui capacidade de trabalhar por 18 horas sem pausas para abastecer o seu tanque, que tem capacidade para 348 litros. A facilidade de manutenção é um dos pontos fortes da 4180D e seu design foi pensado para isso. O capô pode ser aberto em um ângulo de 50°, ampliando o espaço de manutenção do motor. Além disso, a estrutura da cabine é desmontável, permitindo o fácil acesso para manutenção da caixa de transmissão e demais componentes hidráulicos.

A lâmina da 4180D possui dimensões de 3.960 mm x 610 mm x 19 mm. Um de seus principais diferenciais é o levantamento simples e eficiente. Este modelo apresenta ajuste rápido, 50% maior que a sua versão mais antiga. Possui também, como opcional, o sistema de nivelamento-ultrassônico, tecnologia em que o elevador da lâmina se ajusta automaticamente de acordo com a operação, melhorando efetivamente a precisão e a eficiência. Outras características importantes da lâmina são a altura de elevação acima do solo de 600 mm, ângulo máximo de inclinação de 90 graus e o deslocamento lateral (esquerda/direita) de 645 / 755mm.

Além de segurança, a cabine ROPS/FOPS da Motoniveladora 4180D oferece comodidade e controle durante a operação. Sistema de controle ergonômico, ar-condicionado, baixo ruído interno e direção mais leve são fatores que atraem o operador no quesito conforto. Mas a grande inovação da cabine da 4180D é o design, seu formato proporciona uma visão panorâmica de 324°, representando mais segurança e controle ao operador, pois reduz os pontos cegos do equipamento.

[embeddoc url=”https://eaemaq.com.br/wp-content/uploads/2020/02/FICHA-TÉCNICA-ED.103.xlsx” download=”all” viewer=”microsoft”]

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Técnica da baixa vazão é segura e eficaz, mas exige cuidados Com informações corretas e manejo adequado, a aplicação de caldas de produtos fitossanitários,
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!