Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços…

Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços em altura

Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços em altura

As plataformas articuladas são equipamentos essenciais para trabalhos em altura, com obstáculos e de difícil acesso, pois as máquinas proporcionam a elevação do profissional de várias maneiras, de acordo com a necessidade de cada serviço. O equipamento pode ser aplicado em instalações, manutenção, pintura, poda , entre outros.

No mercado brasileiro existem diversos modelos e marcas de plataformas articuladas que estão disponíveis nas versões: elétrica, a diesel ou híbrida (com motores de combustão ou misto: com um motor gerador de energia para recarregar as baterias).

Uma das principais características das plataformas elevatórias articuladas é que elas realizam movimentos tanto nos eixos horizontais, quanto nos verticais, e podem contornar obstáculos para chegar à altura necessária. Esse é também um dos aspectos que as diferenciam das plataformas tesouras, por exemplo, que não contam com tanta mobilidade.

Assim, as plataformas elevatórias articuladas conseguem elevar o operador garantindo segurança e agilidade para executar o trabalho na posição ideal, ainda que a base do equipamento esteja há uma certa distância do ponto de manutenção.

Mas, antes de comprar ou alugar uma máquina como esta, é preciso levar em consideração critérios como: o local de trabalho em que a máquina irá operar, altura do trabalho, alcance, capacidade de carga necessária, espaço disponível, pressão no solo, dentre outros fatores específicos de seu segmento de atuação.

Para te ajudar a fazer a escolha adequada, a Revista Eae Máquinas traz, no comparativo desta edição, algumas das principais plataformas elevatórias articuladas de diferentes fabricantes. Confira e veja qual se adequa melhor a sua necessidade:

Haulotte

Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços em altura

A Haulotte, fabricante global e distribuidora líder de plataformas aéreas e manipuladores telescópicos, apresenta ao mercado nacional a linha RTJ de 16 a 28 metros. “A robustez de nossa linha de plataformas elevatórias articuladas e telescópicas RTJ permite trabalhar nos ambientes mais difíceis e realizar as mais exigentes obras”, garante a companhia.

De acordo com a empresa, os equipamentos da linha são compostos por um braço com ponto de articulação que traz vantagens como: possibilidade de passar por cima dos obstáculos para alcançar áreas de trabalho de mais difícil acesso e possibilidade de trabalhar em espaços mais reduzidos devido a uma arquitetura mais compacta.

Outras características das plataformas são: capacidade de carga dupla, movimentos rápidos e simultâneos, rotação contínua à 360° e melhor envelope de trabalho. “A elevação ultra rápida, juntamente com os comandos simultâneos dos movimentos e a rotação a 360° da torre, permitem atingir rapidamente a área de trabalho, aumentando seu desempenho”, informa a marca.

Em relação à segurança, a empresa destaca seus sistemas: Activ’ShieldTM Bar 2.0, que previne riscos de esmagamento e o Activ’Lighting, que garante a segurança do carregamento e descarregamento noturnos e movimentos proporcionais para uma maior precisão.

“O dispositivo Activ’Shield Bar 2.0 é, de longe, o sistema mais seguro e eficaz em sua categoria. Quando ocorre uma situação de esmagamento, o operador é empurrado contra a barra. Isso faz com que a máquina pare automaticamente e o operador fica protegido pelo espaço de segurança. Ficam mantidas a ergonomia para que ele possa continuar a conduzir a plataforma, assim como a visibilidade”, explica a empresa.

Já o Activ’Lighting System, informa a Haulotte, é um sistema de iluminação composto de 10 projetores de LED. O sistema ilumina o cesto, os comandos e a área de operação em torno da máquina.

Outro benefício da máquina, segundo a fabricante, é a aderência ao terreno. “Munidos de quatro rodas motrizes, os modelos RTJ podem se deslocar em qualquer terreno, até os mais acidentados”, conclui a fabricante.

JLG

Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços em altura

A JLG, maior empresa projetista, fabricante e vendedora de equipamentos de acesso em altura, apresenta ao mercado nacional o modelo de plataforma elevatória de lança articulada 600AJ, que possui uma altura de 18.46 m / 60.6 ft, alcance horizontal de 12.10 m / 39.7 ft e capacidade de carga não restringida de 230 kg / 507.1 lb.

Entre as principais características do equipamento, a companhia destaca: melhor envelope de alcance de sua categoria com 8,1 m de altura “para cima e por cima” e até 12,12 m de alcance na horizontal; e o jib articulado (ou lança acoplada à extremidade da lança principal com objetivo de oferecer mais acessibilidade em altura), que segundo a JLG, permite alcançar locais de difícil acesso e manobrabilidade incomparável em áreas de trabalho confinadas.

O motor da plataforma elevatória de lança articulada 600AJ é movido a diesel e a capacidade do tanque é de 113 litros. A fabricante informa que, além de ter tração 4×4, ele alcança uma velocidade de deslocamento de 6,8 km/h (quando a máquina está retraída) e conta com uma capacidade de rampa de 45% (retraída).

De acordo com a marca, a série apresenta versatilidade, pois os modelos Narrow (com chassi estreito de 2,13 m), por exemplo, pode ir onde os concorrentes de chassi mais largo não conseguem. Já os modelos com jib, conseguem acessar os locais mais difíceis. “Outro benefício é o eixo oscilante e tração nas quatro rodas. Estes elementos proporcionam deslocamentos com excelente desempenho”, explica a companhia.

Em relação a mobilidade do equipamento, a JLG informa que “a opção de direção nas quatro rodas fornece incomparável manobrabilidade em espaços confinados”.

A empresa destaca ainda que a linha exclusiva conta com opcionais e acessórios Workstation in the Sky®, que ajuda na otimização do espaço da plataforma com compartimentos para ferramentas como serras alternativas, furadeiras ou serras circulares. “A WorkStation tem compartimentos para manter caixas de conectores, ou outros fixadores de fácil acesso e fora do chão. Além disso, conta com o SkySense, que é um sistema de detecção aprimorado da JLG que usa sensores de detecção de objetos estrategicamente posicionados para fornecer aos operadores um nível adicional de percepção de seus arredores imediatos enquanto operam”, informa a companhia.

Para facilitar a manutenção, a empresa disse que o suporte retrátil do motor proporciona acesso mais rápido e simples para as manutenções de rotina, além disso, as plataformas possuem o Sistema de Controle de Design Eletrônico Avançado (Control System ADE®), que fornece funções mais suaves da máquina, maior economia de combustível e menores taxas de emissões.

Manitou

Plataforma elevatória articulada: flexibilidade e versatilidade nos serviços em altura

Já a Manitou, empresa francesa especializada em equipamentos de movimentação de cargas e elevação, apresenta seu modelo 200 ATJ-X com uma altura de trabalho de 20,35m. De acordo com a marca, o equipamento possui eixo oscilante e rotação contínua de série, é montada com eixos, cardan e uma bomba central onde permite maior locomoção em grandes distâncias sem risco de aquecimento, sendo uma grande vantagem no mercado de plataformas.

“Além de ser 4×4, possui bloqueio do diferencial e praticamente toda carga e esforço é mecânico (eixos/cardan) e não somente fluxo hidráulico (bomba e redutor) conforme outras opções do mercado”, informa.

“Com essa máquina, é possível garantir a manutenção de equipamentos industriais em zonas afastadas e elevadas ou em produção ou construção em ótimas condições de ergonomia, estabilidade e segurança”, frisa a companhia.

A Manitou informa que possui também o sistema de Telemetria, o “Easy Manager”, que permite gerenciar a distância o equipamento, obter códigos de falhas para diagnósticos mais rápidos, geolocalização (GPS), além do opcional de bloqueio do equipamento a distância pelo proprietário. Assim como o ‘Easy Manager’ da Manitou permite a integração com outras telemetrias do mercado via API.

“Equipada com cestos galvanizados, permite atuar em operações mais agressivas com maior resistência, altura do solo de 44cm, quatro movimentos simultâneos”, explica a fabricante.

Entre as principais características do equipamento destacadas pela Manitou estão: os eixos e cardan, menor necessidade de volume de óleo hidráulico (Melhor TCO) devido sua bomba tipo Load Sense (LS). Os modelos Manitou em sua maioria possuem computador de bordo na base da plataforma e não necessitam de ferramentas especiais ou aparelhos externos para diagnósticos ou reparos. Além de uma variedade de ítens adicionais.

O equipamento, conta ainda, segundo a empresa, com a tecnologia CAN BUS, que a Manitou explica garantir uma maior longevidade no tempo e uma grande agilidade de movimentos, além de facilitar diagnósticos e reparos.

De acordo com a empresa, outro destaque da plataforma elevatória articulada 200 ATJ-X em comparação às opções existentes no mercado brasileiro é o joystick proporcional que tem precisão e segurança na operação.

“A plataforma articulada 200 ATJ E, que é a versão elétrica, 4×4, permite trabalhar com total segurança até 20 metros de altura, em ambientes externos ou internos, graças ao motor 100% elétrico (Bateria de chumbo ácido) e operação isenta de emissões CO2″, ressalta a fabricante.

Zoomlion

Entre os equipamentos oferecidos pela Zoomlion, fabricante chinesa de máquinas, destaca-se o modelo elétrico ZA20JERT-Li que, segundo a marca, oferece maior altura de trabalho (21,38m) e maior capacidade de elevação (250 kg) em relação aos equipamentos similares no mercado e é ideal para aplicações em terrenos acidentados ou em áreas internas.

“Com um incrível alcance negativo, a ZA20JERT-Li é a plataforma articulada elétrica da Zoomlion com 21,38 metros de altura de trabalho, uma capacidade de elevação de 250 kg e o maior cesto da categoria (2,44 x 0,91 metros). Esse modelo possui motores elétricos e apresenta características todo-o-terreno: é 4WD (tração nas 4 rodas), vence rampas com até 45% de inclinação (24 graus), possui ótimo vão livre do solo e tem eixo oscilante”, descreve a marca.

Entre as características do equipamento, a fabricante destaca os sistemas: de elevação rápida, que abaixa diretamente a lança primária da posição mais alta para o solo, sem a necessidade de articular a lança secundária, melhorando a eficiência do trabalho; de gerenciamento de energia, que melhora o tempo de execução e prolonga a vida útil das baterias e de acionamento de corrente alternada, que proporciona um deslocamento preciso e eficiente; e o sistema de acionamento de corrente alternada de movimento a bordo que fornece mais potência, controle estável e baixa manutenção.

Além disso, a Zoomlion declara que o equipamento possui baixo nível de ruído, emissão zero de poluentes, alta potência e maior altura do solo. “A bateria de íon-lítio é durável, livre de manutenção e com vida útil de até 3 vezes mais que a tradicional de chumbo-ácido (a bateria de longa duração apresenta maior vida útil e o número de ciclos de carga e descarga atinge 2500 vezes)”, afirma. A máquina possui um sistema de gerenciamento de bateria inteligente (BMS) que, de acordo com a companhia, garante energia limpa e segurança ao operador.

A fabricante oferece ainda uma garantia de 5 anos de fábrica para a bateria. “A tecnologia de carregamento rápido economiza tempo”, lembra a marca. Outro diferencial do equipamento é a função de pré-aquecimento incorporada para regiões de clima frio.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ZF Aftermarket lança sapatas de freio TRW para veículos da montadora Jeep Componentes automotivos são para aplicação nos modelos Cherokee fabricados entre 1994 e
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!