Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

Conheça algumas das principais máquinas do mercado e suas características

As retroescavadeiras são máquinas conhecidas no mercado por sua capacidade de desempenhar diversas tarefas. Tendo como base estrutural um trator de pneus, ela é equipada com uma pá frontal e uma caçamba traseira montada em um braço articulado. Assim, é capaz de escavar, carregar, manipular e fazer o transporte de materiais, entre outras funções.

Com seu braço articulado e a caçamba na extremidade, a máquina pode penetrar no solo, tornando-a ideal para cavar valas, trincheiras e fundações. Além disso, sua pá frontal permite carregar uma variedade de materiais.

Criado em 1953, este modelo de máquina une as funções de outros dois equipamentos: a escavadeira e a pá carregadeira. E é muito comum nos segmentos de construção civil, mineração e agronegócio, por exemplo.

A capacidade de manobra da retroescavadeira também é uma característica essencial em locais de trabalho compactos ou de difícil acesso. Ela pode operar em terrenos irregulares e espaços apertados, facilitando o trabalho em canteiros de obras urbanos ou áreas rurais.

Bem como, com as tecnologias empregadas hoje nas máquinas é possível oferecer aos operadores maior conforto, segurança e agilidade no empenho do trabalho.

Além das tarefas de escavação e carregamento, as retroescavadeiras podem ser equipadas com acessórios para compactação de solo, na preparação de terrenos para construção ou na manutenção de estradas e pavimentos. Assim como de implementos como: garfos, martelos hidráulicos, pinças, etc.

Nesta edição do Comparativo da Revista EaeMáquinas selecionamos seis modelos de retroescavadeiras de diferentes marcas com as características e aplicações de cada uma para auxiliar na hora de escolher a máquina que melhor se adequa para a sua necessidade. Confira:

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

Bobcat® B760

A Bobcat, líder mundial em equipamentos compactos, disponibiliza em seu catálogo de produtos a retroescavadeira B760. Conforme a companhia, a máquina é um dos equipamentos com maior durabilidade, conforto, facilidade operacional, robustez e versatilidade do mercado nacional.

A marca afirma que um dos destaques deste modelo é que ele foi desenvolvido especialmente para os clientes da América Latina. Por esse motivo, explica que pesquisou a geografia e condições climáticas dos países da região para produzir um equipamento que atendesse às necessidades locais com mais eficiência.

Ainda com foco na segurança e conforto do operador, a Bobcat ressalta que a máquina se destaca quando o assunto é atividade noturna. “O equipamento conta com oito luzes de trabalho (sendo quatro na frente e quatro traseiras) e faróis dianteiros específicos para atuação no período da noite”, descreve.

Entre os principais benefícios da máquina, a fabricante ressalta a melhor capacidade de elevação, alcance e profundidade de escavação em sua categoria, além de manutenção simplificada e durabilidade.

“Simples e robusta. Estas são as principais características da B760 e também possui a melhor carregadeira frontal da classe com capacidade de 3506 Kg na altura máxima, excelente distribuição de peso, 5787 mm de alcance máximo e 50 m2 de área de trabalho para a retroescavadeira. Além da garantia Bobcat® e nossa rede de revendedores no Brasil”, informa o gerente de produto para América Latina da Doosan Bobcat, Felipe Velez.

Um diferencial voltado para o conforto, segundo a marca, é que a cabine possui as certificações ROPS/FOPS nível II, com menor ruído e vibrações dentro do espaço. Além da estrutura reforçada, radiador de alumínio e seu sistema de transmissão manual ou automático, ressaltando o cuidado com a segurança do profissional que vai operá-la.

Uma outra vantagem do produto, diz a companhia, é a facilidade para fazer a manutenção diária. “Você não precisa passar por todos os componentes para reabastecer a máquina com combustível, fluidos hidráulicos ou trocar a bateria. O tanque hidráulico e de combustível estão localizados na lateral da máquina e a caixa da bateria abaixo do tanque hidráulico”, informa a empresa. Além disso, a retroescavadeira Bobcat® B760 pode ser customizada com itens opcionais de acordo com a necessidade de uso.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

Bull HD 100

O Grupo Tracbel apresenta ao mercado brasileiro a retroescavadeira Bull HD 100. Fabricada pela multinacional indiana Bull, a máquina, segundo a companhia, é reconhecida globalmente por sua robustez, produtividade e baixo custo de manutenção.

“São produtos de grande qualidade e com um pós-venda de alto nível, fornecido pela rede da Tracbel, uma das maiores distribuidoras de máquinas pesadas do Brasil”, afirma a companhia.

Com seu engate rápido, descreve a companhia, a máquina permite a troca da caçamba e a utilização de implementos para uma grande variedade de aplicações. Este sistema permite o uso de garras para cana de açúcar, tijolos, fardos e até para materiais irregulares. De acordo com a marca, é possível substituir por implementos para compactação de solos, garfos para empilhadeiras e acessórios para tarefas de carregamento e descarregamento em várias áreas, além de poder acoplar uma caçamba “6 em 1”.

Outra característica, conforme a marca, é que na parte traseira, o braço e a lança admitem ainda executar funções de rompedor hidráulico para quebrar rochas, concreto ou asfalto. “Também é possível executar o tradicional trabalho de valetamento com caçambas de formatos, tamanhos e volumes diferentes”.

Segundo a companhia, as máquinas da marca são confiáveis e apresentam, entre outras características, um baixo consumo de combustível. “Os modelos da Bull contribuirão também com o aumento da produtividade do agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo. É neste e em outros setores que as retroescavadeiras vêm ganhando espaço. Os modelos da Bull possuem especificações que garantem uma enorme versatilidade para o trabalho”, frisa a companhia.

A empresa destaca ainda que inovação e tecnologia são as prioridades no desenvolvimento de novos produtos. “A Bull investe em inovação e recebeu duas vezes a WCM (World Class Manufactoring), certificação internacional de excelência técnica e empresarial na área fabril”.

Podendo atender a várias necessidades, descreve a companhia, as retroescavadeiras Bull têm um grande alcance nas operações que precisam em algum momento fazer movimentações de terra, podendo ser utilizadas na construção, na infraestrutura, na mineração e, cada vez mais, no agronegócio.

“O projeto desenvolvido pela engenharia da Bull, aliado aos componentes de classe mundial, dão à retroescavadeira alta performance, ao mesmo tempo em que proporcionam uma manutenção simples e de baixo custo operacional”, diz a empresa.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

CASE 580N Series 2

A CASE Construction Equipment possui uma linha completa de retroescavadeiras, com destaque para a 580N Series 2, último lançamento da marca nesse segmento.

De acordo com a empresa, a máquina é mais versátil que o modelo anterior, pois une a potência do motor da geração S8000 da CNH de 96hp, com a suavidade e a precisão nos movimentos, além de novos opcionais e mais conforto e segurança para o operador.

A fabricante informa que a máquina pode ser usada em diversas operações como obras da construção civil, projetos de infraestrutura, agricultura, governo e para o mercado de aluguel.

Conforme a CASE, o motor S8000 é turboalimentado de quatro cilindros e 3,9 litros com um sistema de injeção mecânica e tem certificação Tier III. Aliado a isso, tem tanque com capacidade de 163 litros, com tampa antivandalismo com chave própria.

“É uma máquina mais ágil, com melhor manobrabilidade além de uma maior produtividade devido a sua nova bomba hidráulica. A conectividade vem de fábrica, com recursos de telemetria que permitem possibilidades de gerenciamento da frota em tempo real”, destaca o especialista de produtos da CASE, Marcelo Rohr.

Destaque também as elevadas vazão e pressão hidráulicas, além do braço curvo da carregadeira, que torna o carregamento de caminhões mais seguro e produtivo. Os eixos para trabalho pesado (HD), descreve a empresa, asseguram a tração, disponibilidade e a segurança tanto nas manobras de carregamento e escavação, como no deslocamento com ou sem carga, em subidas e descidas.

“O cinematismo da carregadeira da retro CASE, que é realizado por dois cilindros paralelos invertidos, para que as hastes fiquem recolhidas quando a máquina estiver posicionada para escavação. Isso proporciona maior vida útil e menor risco de empenamento e vazamento de cilindros, além de maior distribuição de peso e visibilidade”, informa.

A preocupação com o conforto e a segurança do operador são outros diferenciais da máquina. “Espaçosa e confortável, a cabine possui certificações internacionais ROPS e FOPS, com duas portas laterais, proporcionando maior comodidade de acesso do operador à cabine”, afirma.

Para mais segurança na operação, a 580N Series 2 oferece um conjunto de iluminação de alta intensidade que alcança toda a área de operação da retroescavadeira. “O processo de carregamento torna-se mais produtivo com o sistema de retorno ao carregamento, nivelando automaticamente o braço e caçamba dianteiros para iniciar a operação”, avalia a CASE Construction Equipment.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

CAT® 416

A Caterpillar, líder mundial de equipamentos para construção e mineração, apresenta ao mercado nacional a retroescavadeira modelo Cat® 416. Segundo a companhia, este modelo oferece, entre outros benefícios, alto desempenho, eficiência de combustível, além de um sistema hidráulico e um compartimento do operador superiores.

A companhia informa que um dos diferenciais deste modelo de retroescavadeira está no foco com o operador. A Cat® destaca na máquina a ergonomia e o conforto do operador. “A cabine possui amplo espaço para as pernas do condutor e simplifica a rotação do assento com suspensão a ar e oferece maior conforto durante o deslocamento da máquina”.

Outra vantagem deste modelo de equipamento, de acordo com a fabricante, está em seu desempenho de frenagem. Os freios são assistidos hidraulicamente, por isso, oferecem aos clientes que adquirirem o equipamento maior potência de frenagem com menos esforço do operador.

A bomba de pistão de detecção de carga da retroescavadeira Cat®, fornece forças hidráulicas totais de levantamento e escavação em qualquer rotação do motor. “A bomba de fluxo variável ajusta a potência hidráulica para as demandas de trabalho”, destaca a companhia.

Uma das principais características da retroescavadeira Cat® 416, conforme a empresa, está no desempenho e alta performance da máquina. “O equipamento proporciona mais forças de desagregação e agressividade em aplicações de barrancos duros”.

Em relação a aplicabilidade da retroescavadeira, a Caterpillar destaca que o modelo é versátil e possui diversas ferramentas de trabalho disponibilizadas pela empresa. “Este modelo possui uma variedade de Cat Work Tools com o mesmo desempenho torna a retroescavadeira Cat® a máquina mais versátil no local de trabalho”, informa.

Conforme a companhia, as retroescavadeiras da marca possuem braços-padrão prontos para instalação de garras. De acordo com a fabricante, o acoplador de trava dupla da Cat® está disponível de fábrica, e, segundo a empresa, este recurso facilita e agiliza as trocas de ferramentas de trabalho.

“As retroescavadeiras Cat® oferecem a potência e a versatilidade para diferentes tipos de aplicações, desde as mais comuns até as mais severas, onde é exigido qualidade, precisão e máxima força do equipamento. Nossas retroescavadeiras melhoram a produtividade, seja nas aplicações de construção ou agricultura, e reduzem os custos operacionais da máquina”, destaca a empresa.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustosJCB – 3CX

Entre os modelos de retroescavadeiras presentes no portfólio da JCB, a empresa destaca o 3CX. A marca informa que o equipamento apresenta como um dos diferenciais, em relação às máquinas existentes no mercado nacional, a alta produtividade e a confiabilidade.

Segundo a empresa, que é líder mundial em manipuladores telescópicos e pioneira no conceito de retroescavadeira, a máquina é versátil, já que pode ser usada em diferentes aplicações que vão desde o setor da construção civil até a agricultura.

Este modelo de retroescavadeira, descreve a empresa, possui trem de força fabricado pela própria companhia (motor, transmissão e eixos). “Além disso, a cabine possui duas portas de acesso e diferencial com limitador de patinagem (LSD) no eixo traseiro”, informa.

A máquina tem como uma das principais características a caçamba dianteira padrão com capacidade de 1,1m³. “O equipamento possui implemento traseiro de escavação com a maior profundidade, além de opcionais de linha auxiliar hidráulica, que comportam diversos implementos devido à sua bomba hidráulica com vazão de 143 litros por minuto, uma das maiores do mercado”, relata a companhia.

Tudo isso, diz a fabricante, aliado a simplicidade e a robustez da máquina, entrega grande produtividade e confiabilidade, ideal para trabalhos pesados que exigem alta disponibilidade operacional.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

A empresa destaca ainda a versatilidade do equipamento que pode ser usado em diversos setores como na construção civil, rental, na prestação de serviços, na agricultura e no governo. “Com garfo pallet, também pode ser aplicada no carregamento e transporte de materiais em indústria”, afirma a JCB.

Outro diferencial deste modelo de retroescavadeira é que, conforme a fabricante, ela oferece aos clientes um maior rendimento em operações de carregamento. Devido a sua vazão hidráulica, a máquina proporciona maior velocidade dos implementos hidráulicos, gerando elevada produtividade durante as operações.

Já as manutenções periódicas do equipamento devem ser realizadas a cada 500 horas, explica a JCB, para garantir a disponibilidade esperada para todas as operações. “Ao realizar as manutenções junto à rede de distribuidores JCB, presente em todos os estados do país, a vida útil da máquina se estende ao longo do tempo que o cliente necessita”, informa a companhia.

Inclusive, destaca a fabricante, ao considerar a popularidade da retroescavadeira 3CX, é possível revendê-la com alto valor e facilidade.

Retroescavadeiras são equipamentos versáteis e robustos

New Holland Construction B110C

A New Holland Construction apresenta a retroescavadeira B110C. De acordo com a companhia, o produto vem com melhorias e benefícios, desenvolvidos a partir das percepções dos usuários em campo e traz mais conforto operacional, economia para o cliente e aumento da produtividade.

“O equipamento tem como destaque a comunização de design e componentes, garantindo que os produtos da New Holland Construction sejam similares em todo o mundo”, destaca a marca. Outra novidade, segundo a companhia, é o motor mecânico da geração S8000 da CNH, com baixo consumo de combustível, robusto e confiável.

“Essa uniformidade não apenas ressalta a qualidade e confiabilidade dos equipamentos, mas também simplifica a manutenção e aquisição de peças, proporcionando uma experiência consistente aos nossos clientes em diferentes regiões”, diz o gerente de marketing de produto da marca, Rafael Barbosa.

De acordo com a fabricante, um dos critérios levados em consideração para o desenvolvimento da máquina foi o conforto do operador, já que a retroescavadeira apresenta características ergonômicas aprimoradas.

“A cabine espaçosa proporciona um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para os operadores, contribuindo não só para a satisfação do usuário, como também para a eficiência operacional”, frisa a marca.

Outros diferenciais do produto, segundo a companhia, são o braço SLA (Straight Loader Arm), que resulta em mais resistência, maior capacidade e altura de elevação, além de auto nivelação hidráulica automática; o novo design do capô, com visibilidade aprimorada, acesso mais fácil para manutenção, carga e descarga simplificada; e a coluna de direção ajustável, que oferece maior conforto ergonômico, versatilidade para diferentes operadores, maior visibilidade e adaptabilidade a diferentes condições de trabalho.

Além disso, a New Holland Construction reforça outras características do equipamento, como o eixo frontal HD (Heavy Duty), que traz maior capacidade de carga, maior durabilidade e resistência, estabilidade aprimorada, maior tolerância a impactos e vida útil prolongada, e o protetor de cardan, que aumenta a segurança, a confiabilidade e a longevidade dos componentes do sistema de transmissão.

“A New Holland Construction está comprometida em oferecer uma retroescavadeira que não apenas otimize o desempenho, mas também seja economicamente eficiente. Isso inclui a manutenção simplificada e uma vida útil prolongada dos componentes, contribuindo para a diminuição dos custos operacionais”, finaliza o gerente de marketing de produto da empresa.

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Asfalto novo ou o chamado remendo? Especialista fala das opções Rachaduras, buracos, prejuízos, pouca coisa irrita mais um motorista que estrada em má conservação.
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!