Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

Quando é preciso preparar o solo para a realização de uma construção, o rolo compactador entra em ação. Seja em obras para a construção civil, pavimentação, terraplanagem, cascalhamento ou asfaltamento de vias, o equipamento garante uma preparação ideal para a viabilização do trabalho.

Existem diferentes tipos de rolos compactadores no mercado desenvolvidos para variadas aplicações como o rolo liso, pé de carneiro, combinado, pneumático e tandem. Neste comparativo, a Revista EaeMáquinas apresenta os modelos tandem das principais fabricantes

Os rolos compactadores tandem são compostos por um duplo cilindro vibratório e são utilizados para tarefas como a compactação de camadas asfálticas, pois não possuem pneus de borracha e não deixam marcas no asfalto.

Compare os equipamentos produzidos pelas marcas Ammann, Dynapac, HAMM, JCB e Romanelli. Conheça as vantagens de cada modelo para suas aplicações.

Ammann ARX 20-2

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A Ammann do Brasil, uma das nove fábricas do Grupo Ammann, maior fabricante mundial de usinas de asfalto e um dos maiores de equipamentos para pavimentação e compactação de asfalto no mundo, apresenta ao mercado nacional modelo de rolo compactador tandem ARX 20-2.

De acordo com a companhia, o equipamento é leve e articulado e funciona de forma nivelada contra as limitações e outras obstruções para eliminar a necessidade de esforços de compactação das bordas.

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

“Os operadores de todos os níveis de experiência consideram a máquina fácil de controlar, em parte devido às funções automatizadas inteligentes, como: Controle Automático de Vibração (AVC)”, destaca a marca.

Um diferencial, segundo a companhia, é o acionamento suave que permite ajustes leves e constantes às mudanças de direção, particularmente importantes quando se trabalha com asfalto. “Além disso, ele responde rapidamente às mudanças de direção”, frisa.

Em relação aos componentes, a companhia explica que eles possuem vida útil prolongada e são isentos de manutenção e a eficiência do motor em termos de combustível maximizam o tempo de funcionamento e reduzem os custos operacionais.

O rolo compactador ARX 20-2 é dotado de peso operacional de 1570 kg e equipado com motor a diesel Kubota D1105 de 15.6 kW (21.2 HP) que, associado ao reservatório de combustível de 24 litros, proporciona uma autonomia de trabalho superior a equipamentos semelhantes.

“O nosso foco é fornecer equipamentos de alta performance que permitam a melhor eficiência na queima de combustíveis fósseis e redução de custos operacionais e de manutenção de equipamentos”, informa a fabricante.

Outro destaque do produto é o “Q Compaction”, que é um complemento às tecnologias dos compactadores Ammann com um controle de compactação de área digital com precisão de posição e baseado em GPS.

“As informações de compactação são registradas automaticamente, visualizadas pelo operador com precisão posicional e armazenadas em uma nuvem de dados. Desta forma, todos os operadores de compactador num local de construção são informados sobre o estado da compactação. Isto aumenta a qualidade e, ao mesmo tempo, reduz o tempo de trabalho”, explica a multinacional.

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

O modelo ARX 20-2, diz a empresa, possui excelente tração e produtividade e tem características como alavanca de acionamento eletrônico, controle avançado de acionamento, junta de articulação com oscilação, excelente manobrabilidade e contato constante com a superfície.

Outro benefício do equipamento, de acordo com a companhia, são os sistemas de aspersão e de filtração multinível e tanque de água grande para intervalos prolongados entre os enchimentos. “O design da plataforma do operador é espaçosa com banco do motorista confortável e controle de operação simples e conveniente display com visor claro e controle intuitivo”, explica a Ammann.

O rolo compactador ainda apresenta, segundo a companhia, perfeita visibilidade ao redor de toda a máquina, inspeção diária sem ferramentas, redução do tempo necessário para a manutenção e prevenção de danos aos componentes.

A Ammann informa ainda que os pontos de serviço e manutenção regular são de acesso rápido e fácil.

Dynapac CC900 e CC900e

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O rolo compactador tandem vibratório Dynapac CC900 integra uma linha completa de rolos pequenos e médios da Companhia. Ele possui largura de rolagem de 900 mm e, segundo a fabricante, o maior diâmetro de cilindro da categoria com 584 mm. É eficaz em tarefas como tapa-buracos, ciclovias, quadras esportivas, acostamentos e áreas de estacionamento.

“A manutenção do CC900 é facilitada devido a abertura do capô, que permite acesso total aos componentes do motor e à bateria. O motor é isolado do chassi por coxins de borracha, contribuindo para a longa vida útil de todos os componentes. Além disso, o capô possui isolamento acústico, proporcionando baixo nível de ruído”, afirma a empresa.

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De acordo com a Dynapac, o modelo apresenta tração e vibração nos cilindros dianteiro e traseiro, garantindo agilidade e desempenho e conta com um sensor de peso que só permite o funcionamento do equipamento com o operador no posto de operação, motor Kubota D1105-E4B diesel de 24 HP, e tanque de água com capacidade de 190 litros.

A multinacional informa que a máquina possui uma articulação e um cilindro de direção livres de manutenção, proporcionando menor desgaste dos componentes e maior disponibilidade do equipamento na obra. Além disso, oferece proteção completa dos cabos e mangueiras na parte superior da articulação e extremidades dos cilindros chanfradas, evitando marcas no asfalto durante a compactação.

Entre as principais características deste modelo, segundo a marca, está no diâmetro maior dos cilindros compactadores dianteiro e traseiro aliado às cargas estáticas lineares e à força centrífuga de 17 kN, que “oferecem qualidade superior de acabamento e compactação em diversas aplicações”, assegura.

Outra vantagem do produto, de acordo com a empresa, é que também consegue operar em espaços confinados, áreas restritas e próximas a obstáculos, graças a seu design sem projeção lateral.

Em relação ao conforto do operador, a marca destaca o assento ajustável, assim como a alavanca frente/ré é ergonômica e possui botões de controle para facilitar a operação. Já o freio de emergência acionado por botão no painel garante segurança extra ao operador.

A sua família de soluções ainda conta com uma versão do versão elétrica do rolo compactador tandem vibratório Dynapac, denominada CC900e. A máquina faz parte do programa Z.ERA que prevê uma frota elétrica completa e com zero emissões.

De acordo com a companhia, o equipamento opera alimentado por baterias de íon lítio, reduzindo as emissões de gases poluentes. A máquina tem potência de 10 kW, alcança uma velocidade máxima de 9 km/h e autonomia entre 6 a 8 horas, dependendo das condições de uso.

O equipamento foi projetado, diz a empresa, para competir na categoria de rolos vibratórios tandem de 1,5 toneladas, apresenta largura de cilindro de até 1,0 metro, força centrífuga de 16,7 kN, amplitude nominal de 0,4 mm e carga linear estática (frente/traseira) de 9.2/9.6 kg/cm.

“O lançamento do CC900e ocorre em um momento em que muitos fabricantes de equipamentos estão adotando a energia elétrica para reduzir e, eventualmente, eliminar as emissões de gases poluentes”, destaca a fabricante.

HAMM HD 8 VV (H263)

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Fundada em 1878, a HAMM AG, uma empresa do WIRTGEN GROUP, apresenta ao mercado nacional o modelo de equipamento HD 8 VV (H263), que integra a série HD CompactLine. Trata-se de um rolo compactador tandem com dois cilindros de vibração que possui um peso operacional com ROPS de 1.590 kg.

O equipamento, segundo a companhia, se destaca por ter uma operação simples, intuitiva e de linguagem neutra. “Ele tem como principais características o Clear Side – que é a suspensão unilateral do cilindro, transporte simples e carregamento fácil, dimensões compactas e excelente visão da borda do cilindro, da máquina e do canteiro de obras no entorno”, ressalta a fabricante.

A companhia explica que o Clear Side permite o deslocamento permanente de cilindro de 56 mm através de suspensão do cilindro de um lado. “Isso é especialmente importante para condução exata em trabalhos de reparo, ao conduzir ao longo de paredes e ao compactar direto até a borda. Adicionalmente são minimizadas compressões da borda do cilindro”, afirma a empresa.

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Um diferencial do produto está na articulação de três pontos. “A articulação de 3 pontos se distingue das construções convencionais pela disposição geométrica e conexão das três articulações individuais, bem como por um apoio pendular adicional entre ambas as articulações superiores. Ela possibilita ótima dirigibilidade, alto nível de segurança de rodagem e elevadíssimo conforto”, informa a marca.

Outro ponto de destaque do modelo está no tamanho dos cilindros. A HAMM explica que cilindros com diâmetro grande evitam o empurrar do material, atuam contra a formação de trincas e rebordo e oferecem compactação de alta qualidade.

A multinacional apresenta como vantagens do equipamento o fato de que o HAMM HD 8 VV (H263) evita compressões no asfalto ao contornar curvas e garante distribuição uniforme de peso entre cilindro dianteiro e traseiro e com isso possibilita a compactação uniforme. Além disso, seu deslocamento em linha reta foi melhorado e conta com segurança e estabilidade de marcha.

“Item importante é o controle de espargimento de água, que pode ser monitorado de forma automática, garantindo assim sempre a quantidade ideal de água para os cilindros de compactação”, destaca a empresa.

A HAMM ainda explica que, para facilitar a operação, o painel de instrumentos é composto por grupos de funções codificadas em cores, pictogramas auto-explicativos e dispostos de forma compreensível, símbolos internacionais e é retroiluminado.

O equipamento apresenta tomada 12 V, painel de instrumentos com exibições, luzes indicadoras e interruptores, tampa do painel de instrumentos bloqueável e à prova de intempéries, proteção da correia em V, sistema de vibração automática, filtragem da água (triplo) e barra de suporte central.

A empresa informa ainda que o equipamento é movido com motor a diesel (Kubota D1105), e conta com aspersão com água pressurizada. O tanque de combustível tem capacidade para armazenar 33 litros, já o tanque de água 70 litros.

JCB CT160

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operaçãoQuem busca um modelo dentro da faixa de 20hp encontra na JCB, uma das líderes mundiais da linha amarela, o rolo compactador CT160. Trata-se de um rolo compactador tandem com cilindro vibratório, compacto e muito utilizado na manutenção de rodovias.

Segundo as categorias da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o CT160 está posicionado na faixa D, por pesar cerca de 1.700 quilos. O equipamento conta com motor Kubota de 19,8 hp (14,5 kw). Já o rolo compactador possui dois tambores de aço, cada um com seu próprio eixo excêntrico, que compactam diversos tipos de superfície, em especial solos leves.

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

“Todos os tambores têm bordas chanfradas para um acabamento suave. O tambor traseiro está nivelado com o chassi traseiro, fornecendo ao operador visibilidade e confiança totais ao operar perto de uma parede ou obstáculo”, explica a fabricante.

A JCB explica que, com um tambor de tamanho reduzido e liso, o rolo CT160 é fácil de transportar e tem uma aplicação voltada para a manutenção de estradas e vielas, sendo muito indicado para reparos no asfalto, além de jardinagem e até em campos de futebol.

“Apesar da sua atribuição principal seja reparos, o modelo pode ser utilizado na construção de estradas que trafegam veículos mais leves, como carros de passeio”, explica o gerente de produtos da JCB do Brasil, Etelson Hauck.

No aspecto de produtividade, a fabricante afirma que o CT160 tem o maior deslocamento lateral do mercado. Isso porque os eixos da frente e de trás se posicionam descentralizados, garantindo, segundo a marca, melhor qualidade da compactação pois o operador consegue fazer trabalhos sem danificar o meio-fio.

Em relação à facilidade de manutenção, o rolo compactador tandem da JCB conta com a articulação central livre de lubrificação, mangueiras bem roteadas e o radiador protegido contra danos, porque está encostado com a parte traseira do painel da máquina.

Quando o assunto é a operação, o equipamento conta com posto do operador com acesso pelos dois lados, com pontos de apoio integrados no tanque de água feito em plástico moldado e corrimão adicional posicionado à frente. O assoalho livre de obstruções garante, segundo a companhia, posições confortáveis para pés e joelhos quando sentado.

“Com um layout de controle simples, intuitivo, de fácil entendimento e com conforto de alto nível para operador, os novos rolos do tipo tandem CT160 facilitam o trabalho e o tornam ergonômico”, informa.

Outro ponto que Etelson Hauck destaca da máquina é o raspador em poliuretano, que impede o acúmulo de terra ou piche no tambor do rolo. Tem também um sprinkler, uma espécie de borrifador, cujo objetivo é limpar o material que ficar impregnado no tambor sempre que necessário.

“Como todos os nossos equipamentos, o CT160 vem com o JCB Livelink, um sistema de monitoramento que fornece relatórios de operação que podem ser acessados pelo computador, smartphone ou tablets. A tecnologia permite o gerenciamento do maquinário com rapidez e eficiência operacional, algo muito importante para prolongar a sua vida útil se contar com a manutenção conforme orientações descritas no manual do equipamento”, finaliza a empresa.

Romanelli RCR 160 T

O rolo compactador tandem vibratório RCR 160T, da Romanelli, é o maquinário recomendado na compactação de asfalto, recapeamento asfáltico e compactação de solos em geral como brita, areia, cascalho, bases e sub-bases. Segundo a empresa, o equipamento é altamente resistente e conta como um diferencial o fato de possui baixo custo de manutenção.

“O rolo compactador foi desenvolvido para ser uma máquina forte e robusta capaz de suportar horas contínuas de serviço sem comprometer seu rendimento”, informa a companhia.

De acordo com a marca, é a indicação perfeita para realizar trabalhos que exigem alta força de compactação incluindo tapa-buracos, acostamentos, áreas de estacionamentos e locais onde o espaço para circulação é reduzido. Neste caso, a empresa explica que utiliza-se a opção de frente/reverso que direciona a máquina no sentido desejado, sem a necessidade de virar o equipamento.

“Seja na compactação de asfalto, recapeamento ou solos como brita, areia e cascalho, o RCR 160T é uma escolha confiável. Sua durabilidade e desempenho eficiente o tornam uma opção recomendada para diversas aplicações. Com ele, é possível obter uma compactação perfeita, garantindo a qualidade e a durabilidade das superfícies onde é utilizado”, afirma a Romanelli.

Entre as principais características do rolo compactador RCR 160 T da Romanelli estão a estrutura protetora contra capotamento e queda de objetos que tem a certificação ROPS/FOPS, reservatórios de água com capacidade para armazenar 160 litros, de óleo diesel que comporta 34 litros e o de óleo hidraúlico 48 litros. Além do peso operacional de 1.600 kg.

Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação

A Romanelli explica que o painel operacional é equipado com recursos de linguagem simples e de fácil acesso aos controles, a direção com ângulo de articulação de 35º e giro externo em 2,90 metros, dois raspadores externos tendo como opcional mais dois raspadores internos e em uretano.

Outro destaque do rolo compactador tandem, segundo a companhia, está no sistema de aspersão de água que é realizado por gravidade, distribuição nos dois cilindros e abertura individual. A empresa informa ainda que o cliente tem como item opcional o sistema elétrico de distribuição de água.

O sistema de compactação, diz a empresa, possui dois rolos de tração de 55,5 centímetros de diâmetro, 90 centímetros de largura e 9,5 milímetros de espessura da parede. Enquanto o sistema de vibração hidráulico dianteiro tem frequência de 68 HZ, força centrífuga de 15,8 KN, amplitude nominal 0,40 milímetros. O RCR 160T ainda é equipado pelo motor diesel 3 CC e 21,9 HP.

“O equipamento possui ainda controle variável de velocidade, controle de vibração e alavanca para alterar seu sentido de direção, o que auxilia para uma perfeita compactação”, frisa a companhia.

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