Rolo compactador tandem traz eficiência e alta performance na operação
Quando é preciso preparar o solo para a realização de uma construção, o rolo compactador entra em ação. Seja em obras para a construção civil, pavimentação, terraplanagem, cascalhamento ou asfaltamento de vias, o equipamento garante uma preparação ideal para a viabilização do trabalho.
Existem diferentes tipos de rolos compactadores no mercado desenvolvidos para variadas aplicações como o rolo liso, pé de carneiro, combinado, pneumático e tandem. Neste comparativo, a Revista EaeMáquinas apresenta os modelos tandem das principais fabricantes
Os rolos compactadores tandem são compostos por um duplo cilindro vibratório e são utilizados para tarefas como a compactação de camadas asfálticas, pois não possuem pneus de borracha e não deixam marcas no asfalto.
Compare os equipamentos produzidos pelas marcas Ammann, Dynapac, HAMM, JCB e Romanelli. Conheça as vantagens de cada modelo para suas aplicações.
Ammann ARX 20-2
A Ammann do Brasil, uma das nove fábricas do Grupo Ammann, maior fabricante mundial de usinas de asfalto e um dos maiores de equipamentos para pavimentação e compactação de asfalto no mundo, apresenta ao mercado nacional modelo de rolo compactador tandem ARX 20-2.
De acordo com a companhia, o equipamento é leve e articulado e funciona de forma nivelada contra as limitações e outras obstruções para eliminar a necessidade de esforços de compactação das bordas.
“Os operadores de todos os níveis de experiência consideram a máquina fácil de controlar, em parte devido às funções automatizadas inteligentes, como: Controle Automático de Vibração (AVC)”, destaca a marca.
Um diferencial, segundo a companhia, é o acionamento suave que permite ajustes leves e constantes às mudanças de direção, particularmente importantes quando se trabalha com asfalto. “Além disso, ele responde rapidamente às mudanças de direção”, frisa.
Em relação aos componentes, a companhia explica que eles possuem vida útil prolongada e são isentos de manutenção e a eficiência do motor em termos de combustível maximizam o tempo de funcionamento e reduzem os custos operacionais.
O rolo compactador ARX 20-2 é dotado de peso operacional de 1570 kg e equipado com motor a diesel Kubota D1105 de 15.6 kW (21.2 HP) que, associado ao reservatório de combustível de 24 litros, proporciona uma autonomia de trabalho superior a equipamentos semelhantes.
“O nosso foco é fornecer equipamentos de alta performance que permitam a melhor eficiência na queima de combustíveis fósseis e redução de custos operacionais e de manutenção de equipamentos”, informa a fabricante.
Outro destaque do produto é o “Q Compaction”, que é um complemento às tecnologias dos compactadores Ammann com um controle de compactação de área digital com precisão de posição e baseado em GPS.
“As informações de compactação são registradas automaticamente, visualizadas pelo operador com precisão posicional e armazenadas em uma nuvem de dados. Desta forma, todos os operadores de compactador num local de construção são informados sobre o estado da compactação. Isto aumenta a qualidade e, ao mesmo tempo, reduz o tempo de trabalho”, explica a multinacional.
O modelo ARX 20-2, diz a empresa, possui excelente tração e produtividade e tem características como alavanca de acionamento eletrônico, controle avançado de acionamento, junta de articulação com oscilação, excelente manobrabilidade e contato constante com a superfície.
Outro benefício do equipamento, de acordo com a companhia, são os sistemas de aspersão e de filtração multinível e tanque de água grande para intervalos prolongados entre os enchimentos. “O design da plataforma do operador é espaçosa com banco do motorista confortável e controle de operação simples e conveniente display com visor claro e controle intuitivo”, explica a Ammann.
O rolo compactador ainda apresenta, segundo a companhia, perfeita visibilidade ao redor de toda a máquina, inspeção diária sem ferramentas, redução do tempo necessário para a manutenção e prevenção de danos aos componentes.
A Ammann informa ainda que os pontos de serviço e manutenção regular são de acesso rápido e fácil.
Dynapac CC900 e CC900e
O rolo compactador tandem vibratório Dynapac CC900 integra uma linha completa de rolos pequenos e médios da Companhia. Ele possui largura de rolagem de 900 mm e, segundo a fabricante, o maior diâmetro de cilindro da categoria com 584 mm. É eficaz em tarefas como tapa-buracos, ciclovias, quadras esportivas, acostamentos e áreas de estacionamento.
“A manutenção do CC900 é facilitada devido a abertura do capô, que permite acesso total aos componentes do motor e à bateria. O motor é isolado do chassi por coxins de borracha, contribuindo para a longa vida útil de todos os componentes. Além disso, o capô possui isolamento acústico, proporcionando baixo nível de ruído”, afirma a empresa.
De acordo com a Dynapac, o modelo apresenta tração e vibração nos cilindros dianteiro e traseiro, garantindo agilidade e desempenho e conta com um sensor de peso que só permite o funcionamento do equipamento com o operador no posto de operação, motor Kubota D1105-E4B diesel de 24 HP, e tanque de água com capacidade de 190 litros.
A multinacional informa que a máquina possui uma articulação e um cilindro de direção livres de manutenção, proporcionando menor desgaste dos componentes e maior disponibilidade do equipamento na obra. Além disso, oferece proteção completa dos cabos e mangueiras na parte superior da articulação e extremidades dos cilindros chanfradas, evitando marcas no asfalto durante a compactação.
Entre as principais características deste modelo, segundo a marca, está no diâmetro maior dos cilindros compactadores dianteiro e traseiro aliado às cargas estáticas lineares e à força centrífuga de 17 kN, que “oferecem qualidade superior de acabamento e compactação em diversas aplicações”, assegura.
Outra vantagem do produto, de acordo com a empresa, é que também consegue operar em espaços confinados, áreas restritas e próximas a obstáculos, graças a seu design sem projeção lateral.
Em relação ao conforto do operador, a marca destaca o assento ajustável, assim como a alavanca frente/ré é ergonômica e possui botões de controle para facilitar a operação. Já o freio de emergência acionado por botão no painel garante segurança extra ao operador.
A sua família de soluções ainda conta com uma versão do versão elétrica do rolo compactador tandem vibratório Dynapac, denominada CC900e. A máquina faz parte do programa Z.ERA que prevê uma frota elétrica completa e com zero emissões.
De acordo com a companhia, o equipamento opera alimentado por baterias de íon lítio, reduzindo as emissões de gases poluentes. A máquina tem potência de 10 kW, alcança uma velocidade máxima de 9 km/h e autonomia entre 6 a 8 horas, dependendo das condições de uso.
O equipamento foi projetado, diz a empresa, para competir na categoria de rolos vibratórios tandem de 1,5 toneladas, apresenta largura de cilindro de até 1,0 metro, força centrífuga de 16,7 kN, amplitude nominal de 0,4 mm e carga linear estática (frente/traseira) de 9.2/9.6 kg/cm.
“O lançamento do CC900e ocorre em um momento em que muitos fabricantes de equipamentos estão adotando a energia elétrica para reduzir e, eventualmente, eliminar as emissões de gases poluentes”, destaca a fabricante.
HAMM HD 8 VV (H263)
Fundada em 1878, a HAMM AG, uma empresa do WIRTGEN GROUP, apresenta ao mercado nacional o modelo de equipamento HD 8 VV (H263), que integra a série HD CompactLine. Trata-se de um rolo compactador tandem com dois cilindros de vibração que possui um peso operacional com ROPS de 1.590 kg.
O equipamento, segundo a companhia, se destaca por ter uma operação simples, intuitiva e de linguagem neutra. “Ele tem como principais características o Clear Side – que é a suspensão unilateral do cilindro, transporte simples e carregamento fácil, dimensões compactas e excelente visão da borda do cilindro, da máquina e do canteiro de obras no entorno”, ressalta a fabricante.
A companhia explica que o Clear Side permite o deslocamento permanente de cilindro de 56 mm através de suspensão do cilindro de um lado. “Isso é especialmente importante para condução exata em trabalhos de reparo, ao conduzir ao longo de paredes e ao compactar direto até a borda. Adicionalmente são minimizadas compressões da borda do cilindro”, afirma a empresa.
Um diferencial do produto está na articulação de três pontos. “A articulação de 3 pontos se distingue das construções convencionais pela disposição geométrica e conexão das três articulações individuais, bem como por um apoio pendular adicional entre ambas as articulações superiores. Ela possibilita ótima dirigibilidade, alto nível de segurança de rodagem e elevadíssimo conforto”, informa a marca.
Outro ponto de destaque do modelo está no tamanho dos cilindros. A HAMM explica que cilindros com diâmetro grande evitam o empurrar do material, atuam contra a formação de trincas e rebordo e oferecem compactação de alta qualidade.
A multinacional apresenta como vantagens do equipamento o fato de que o HAMM HD 8 VV (H263) evita compressões no asfalto ao contornar curvas e garante distribuição uniforme de peso entre cilindro dianteiro e traseiro e com isso possibilita a compactação uniforme. Além disso, seu deslocamento em linha reta foi melhorado e conta com segurança e estabilidade de marcha.
“Item importante é o controle de espargimento de água, que pode ser monitorado de forma automática, garantindo assim sempre a quantidade ideal de água para os cilindros de compactação”, destaca a empresa.
A HAMM ainda explica que, para facilitar a operação, o painel de instrumentos é composto por grupos de funções codificadas em cores, pictogramas auto-explicativos e dispostos de forma compreensível, símbolos internacionais e é retroiluminado.
O equipamento apresenta tomada 12 V, painel de instrumentos com exibições, luzes indicadoras e interruptores, tampa do painel de instrumentos bloqueável e à prova de intempéries, proteção da correia em V, sistema de vibração automática, filtragem da água (triplo) e barra de suporte central.
A empresa informa ainda que o equipamento é movido com motor a diesel (Kubota D1105), e conta com aspersão com água pressurizada. O tanque de combustível tem capacidade para armazenar 33 litros, já o tanque de água 70 litros.
JCB CT160
Quem busca um modelo dentro da faixa de 20hp encontra na JCB, uma das líderes mundiais da linha amarela, o rolo compactador CT160. Trata-se de um rolo compactador tandem com cilindro vibratório, compacto e muito utilizado na manutenção de rodovias.
Segundo as categorias da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o CT160 está posicionado na faixa D, por pesar cerca de 1.700 quilos. O equipamento conta com motor Kubota de 19,8 hp (14,5 kw). Já o rolo compactador possui dois tambores de aço, cada um com seu próprio eixo excêntrico, que compactam diversos tipos de superfície, em especial solos leves.
“Todos os tambores têm bordas chanfradas para um acabamento suave. O tambor traseiro está nivelado com o chassi traseiro, fornecendo ao operador visibilidade e confiança totais ao operar perto de uma parede ou obstáculo”, explica a fabricante.
A JCB explica que, com um tambor de tamanho reduzido e liso, o rolo CT160 é fácil de transportar e tem uma aplicação voltada para a manutenção de estradas e vielas, sendo muito indicado para reparos no asfalto, além de jardinagem e até em campos de futebol.
“Apesar da sua atribuição principal seja reparos, o modelo pode ser utilizado na construção de estradas que trafegam veículos mais leves, como carros de passeio”, explica o gerente de produtos da JCB do Brasil, Etelson Hauck.
No aspecto de produtividade, a fabricante afirma que o CT160 tem o maior deslocamento lateral do mercado. Isso porque os eixos da frente e de trás se posicionam descentralizados, garantindo, segundo a marca, melhor qualidade da compactação pois o operador consegue fazer trabalhos sem danificar o meio-fio.
Em relação à facilidade de manutenção, o rolo compactador tandem da JCB conta com a articulação central livre de lubrificação, mangueiras bem roteadas e o radiador protegido contra danos, porque está encostado com a parte traseira do painel da máquina.
Quando o assunto é a operação, o equipamento conta com posto do operador com acesso pelos dois lados, com pontos de apoio integrados no tanque de água feito em plástico moldado e corrimão adicional posicionado à frente. O assoalho livre de obstruções garante, segundo a companhia, posições confortáveis para pés e joelhos quando sentado.
“Com um layout de controle simples, intuitivo, de fácil entendimento e com conforto de alto nível para operador, os novos rolos do tipo tandem CT160 facilitam o trabalho e o tornam ergonômico”, informa.
Outro ponto que Etelson Hauck destaca da máquina é o raspador em poliuretano, que impede o acúmulo de terra ou piche no tambor do rolo. Tem também um sprinkler, uma espécie de borrifador, cujo objetivo é limpar o material que ficar impregnado no tambor sempre que necessário.
“Como todos os nossos equipamentos, o CT160 vem com o JCB Livelink, um sistema de monitoramento que fornece relatórios de operação que podem ser acessados pelo computador, smartphone ou tablets. A tecnologia permite o gerenciamento do maquinário com rapidez e eficiência operacional, algo muito importante para prolongar a sua vida útil se contar com a manutenção conforme orientações descritas no manual do equipamento”, finaliza a empresa.
Romanelli RCR 160 T
O rolo compactador tandem vibratório RCR 160T, da Romanelli, é o maquinário recomendado na compactação de asfalto, recapeamento asfáltico e compactação de solos em geral como brita, areia, cascalho, bases e sub-bases. Segundo a empresa, o equipamento é altamente resistente e conta como um diferencial o fato de possui baixo custo de manutenção.
“O rolo compactador foi desenvolvido para ser uma máquina forte e robusta capaz de suportar horas contínuas de serviço sem comprometer seu rendimento”, informa a companhia.
De acordo com a marca, é a indicação perfeita para realizar trabalhos que exigem alta força de compactação incluindo tapa-buracos, acostamentos, áreas de estacionamentos e locais onde o espaço para circulação é reduzido. Neste caso, a empresa explica que utiliza-se a opção de frente/reverso que direciona a máquina no sentido desejado, sem a necessidade de virar o equipamento.
“Seja na compactação de asfalto, recapeamento ou solos como brita, areia e cascalho, o RCR 160T é uma escolha confiável. Sua durabilidade e desempenho eficiente o tornam uma opção recomendada para diversas aplicações. Com ele, é possível obter uma compactação perfeita, garantindo a qualidade e a durabilidade das superfícies onde é utilizado”, afirma a Romanelli.
Entre as principais características do rolo compactador RCR 160 T da Romanelli estão a estrutura protetora contra capotamento e queda de objetos que tem a certificação ROPS/FOPS, reservatórios de água com capacidade para armazenar 160 litros, de óleo diesel que comporta 34 litros e o de óleo hidraúlico 48 litros. Além do peso operacional de 1.600 kg.
A Romanelli explica que o painel operacional é equipado com recursos de linguagem simples e de fácil acesso aos controles, a direção com ângulo de articulação de 35º e giro externo em 2,90 metros, dois raspadores externos tendo como opcional mais dois raspadores internos e em uretano.
Outro destaque do rolo compactador tandem, segundo a companhia, está no sistema de aspersão de água que é realizado por gravidade, distribuição nos dois cilindros e abertura individual. A empresa informa ainda que o cliente tem como item opcional o sistema elétrico de distribuição de água.
O sistema de compactação, diz a empresa, possui dois rolos de tração de 55,5 centímetros de diâmetro, 90 centímetros de largura e 9,5 milímetros de espessura da parede. Enquanto o sistema de vibração hidráulico dianteiro tem frequência de 68 HZ, força centrífuga de 15,8 KN, amplitude nominal 0,40 milímetros. O RCR 160T ainda é equipado pelo motor diesel 3 CC e 21,9 HP.
“O equipamento possui ainda controle variável de velocidade, controle de vibração e alavanca para alterar seu sentido de direção, o que auxilia para uma perfeita compactação”, frisa a companhia.