Concreto do futuro: inovações e aplicações

Concreto do futuro: inovações e aplicações

Priscila Reichelt, tutora do Senac EAD, fala sobre inovações em concreto e aplicações em obras complexas, sustentáveis e com longa vida útil.

Por Redação Concrete Show Digital

Concreto do futuro: inovações e aplicações

O concreto, um dos materiais mais tradicionais da construção civil, está passando por uma verdadeira revolução. Graças ao avanço da ciência e das tecnologias construtivas, surgem novas formulações capazes de oferecer mais resistência, durabilidade, eficiência e sustentabilidade, principalmente em ambientes considerados agressivos.

A arquiteta e urbanista Priscila Breyer de Oliveira Reichelt, tutora do curso técnico em Design de Interiores do Senac EAD, apresenta as inovações mais promissoras, como os concretos de ultra-alto desempenho, autoadensáveis e permeáveis.

Priscila destaca as aplicações em obras complexas e ambientes desafiadores, além de cases internacionais que podem inspirar soluções no contexto brasileiro. Acompanhe mais do que ela nos disse ao longo deste artigo!

Inovações em concretos de ultra-alto desempenho (UHPC), autoadensáveis e permeáveis

Priscila Reichelt explica que os concretos de ultra-alto desempenho (UHPC) vêm sendo desenvolvidos a fim de oferecer uma resistência bastante superior à do concreto tradicional, além de ter maior durabilidade e baixa absorção de água.

“São utilizados em estruturas que exigem longa vida útil, como pontes e elementos pré-moldados finos e leves”, exemplifica.

Os concretos autoadensáveis, por sua vez, se espalham com facilidade nas fôrmas, sem ter necessidade de vibração, o que acaba reduzindo o tempo de obra e melhorando o acabamento. “São ideais para peças com formas mais complexas ou com muita armadura”, cita a entrevistada.

Já os concretos permeáveis vêm sendo otimizados para reter menos água em sua superfície, favorecendo a drenagem urbana e ajudando a combater enchentes em áreas pavimentadas.

“Esses 3 tipos de concreto refletem o avanço das pesquisas e do uso de novos aditivos químicos e novas técnicas de dosagem, que permitem alcançar propriedades específicas de acordo com as necessidades de cada obra”, observa.

“Além de mais eficiência e qualidade, essas inovações também contribuem com a sustentabilidade e a durabilidade das construções”, acrescenta.

Aplicações específicas: obras marítimas, túneis e estruturas de longa vida

Conforme a especialista, os concretos de alto desempenho, como o UHPC, têm se destacado em obras realizadas em “ambientes agressivos”, que demandam resistência e durabilidade.

É o caso de obras feitas dentro ou próximo ao mar que estão constantemente expostas à maresia, um grande agente corrosivo.

“Em estruturas marítimas, como portos, pontes costeiras e cais, esse tipo de concreto se mostra ideal por resistir melhor à corrosão causada pela água salgada”, ressalta.

Os túneis, segundo a tutora, também podem se beneficiar do uso de concretos mais avançados, garantindo maior vedação e segurança estrutural, mesmo sob forte pressão e umidade.

Priscila Reichelt ressalta que essas tecnologias são especialmente valiosas em obras projetadas para longo prazo.

“Combinando a resistência mecânica, baixa permeabilidade e longa vida útil, esses concretos permitem reduzir a necessidade de manutenção ao longo do tempo, representando maior economia e segurança”, afirma.

“São soluções pensadas para atender aos desafios das infraestruturas modernas e das cidades do futuro”, garante.

Participação de universidades e centros de P&D

No Brasil, instituições como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vêm conduzindo estudos acerca dos concretos de ultra-alto desempenho.

Ambas as instituições gaúchas buscam composições mais sustentáveis e com melhor desempenho técnico.

“Essas pesquisas ajudam a adaptar as inovações à realidade do país, considerando fatores como clima, disponibilidade de recursos e custos”, conta a entrevistada.

Além disso, Reichelt destaca que as parcerias entre centros de P&D e a indústria da construção aceleram a aplicação prática desses avanços, “pois é por meio desses estudos que se testam os novos aditivos, fibras e métodos de produção”.

“Essa conexão entre ciência e mercado é fundamental para que as inovações saiam do laboratório e cheguem aos canteiros de obra”, analisa.

Cases internacionais do concreto do futuro aplicáveis ao Brasil

Quando questionada sobre cases internacionais do uso do concreto do futuro aplicáveis ao Brasil, Priscila Breyer de Oliveira Reichelt cita dois principais: O primeiro é a Bridge25, ponte UHPC construída em Port Klang, Malásia.

“Usada para acesso a terminais portuários em Port Klang como uma ponte especial para cargas de maior dimensão e peso, esta ponte foi construída com vigas pré-moldadas em UHPC classe 150 Mpa”, inicia.

Esse concreto, segundo a entrevista, permitiu o uso de estruturas finas, leves e muito duráveis, com vida útil estimada em mais de 100 anos, mesmo na presença de água salgada e agentes agressivos.

“O projeto destaca vantagens como menor emissão de CO₂, baixa porosidade e alta resistência à corrosão – elementos relevantes para portos brasileiros em zonas marítimas”, acrescenta.

O segundo caso citado pela arquiteta é o túnel submerso na Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, na China.

“Essa ponte para travessia marítima de 55 quilômetros inclui um túnel submerso que se estende por 6,7 quilômetros, marcados em seu início e fim por duas ilhas criadas artificialmente para configurar a entrada no túnel e é considerada a maior estrutura submersa rodoviária do mundo”, conta.

Conforme Priscila, a estrutura foi construída com segmentos pré-fabricados de concreto de alto desempenho, com sistemas de selagem à prova d’água e tolerâncias de instalação extremamente rigorosas (até 5 centímetros de precisão).

“O túnel foi projetado para resistir a 120 anos em ambiente offshore. Soluções como juntas de fechamento em ‘V’ e tecnologia de selagem garantiram a impermeabilidade e estabilidade estrutural em solo marinho”, conclui.

As inovações no concreto mostram que o futuro da construção passa pela combinação entre tecnologia, sustentabilidade e desempenho rumo a obras mais duráveis e inteligentes.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades