Congresso vai discutir neutralidade do carbono e recomendações para aplicação do concreto
O Congresso Brasileiro do Concreto é o maior evento técnico-científico nacional onde participam profissionais, pesquisadores e estudantes para conhecer as tendências em pesquisas, tecnologias construtivas, normalização técnica e boas práticas relacionadas ao projeto, construção e manutenção das estruturas de concreto.
Na 63ª edição, a ser realizada de 11 a 14 de outubro, em Brasília, serão apresentados 287 trabalhos realizados por pesquisadores de universidades e empresas brasileiras de todas as regiões do país.
Três presidentes das mais importantes entidades técnicas internacionais do concreto vão abordar como diferentes segmentos da cadeia produtiva do concreto podem efetivamente contribuir para a neutralidade do carbono.
O presidente da Federação Internacional do Concreto Estrutural (fib), Akio Kasuga, vai considerar o contexto mais geral do impacto da neutralidade do carbono sobre as construções de concreto, procurando apontar seus desdobramentos sobre fornecedores, construtores, projetistas e profissionais.
Já, o presidente do Instituto Americano do Concreto (ACI), Eng. Charles Nmai, vai apresentar exemplos de como projetistas de estruturas podem contribuir com a meta de redução das emissões de carbono com seus projetos e análises.
Por fim, o presidente da União Internacional dos Laboratórios e Especialistas em Materiais Construtivos e Sistemas Estruturais (RILEM), Ravindra Gettu, vai oferecer um panorama de obras de concreto com baixas emissões de carbono, abrindo horizontes para as empresas do setor optarem por tecnologias e soluções construtivas mais sustentáveis.
Seminários vão disseminar boas práticas de aplicação do concreto
O tema da neutralidade do carbono na cadeia da construção será também debatido no Seminário de Sustentabilidade, que vai tratar dos desafios para a sustentabilidade no Brasil, das tecnologias para descarbonização do cimento e do concreto, da agenda da descarbonização da indústria brasileira do cimento, da avaliação do ciclo de vida das estruturas de concreto, do papel do nióbio no futuro sustentável da construção e do sistema de informação de desempenho ambiental da construção.
O presidente do GLOBE Consensus, Prof. Michael Faber, pesquisador do Fórum Global de Risco, de Davos, e professor do departamento de Ambiente Construído da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, estará presente no Congresso para tratar desta iniciativa, forma de consenso sobre uma abordagem estruturada para se alcançar e gerenciar o desenvolvimento sustentável no setor construtivo, e contribuir particularmente com as metas do Acordo de Paris.
O Seminário de Infraestrutura vai contar com a presença do ministro de Infraestrutura do Governo Federal, Marcelo Sampaio, que vai abordar os desafios, as perspectivas e as oportunidades de investimentos em infraestrutura. Sua perspectiva será confrontada pelas visões do presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e da Indústria de Base (Abdib), Venilton Tadini, da presidente da Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicas de Água e Esgoto, Tereza Vernaglia, do vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, e do diretor de novas energias da WEG, João Paulo.
Além disso, o Seminário vai trazer estudos de casos da viabilidade técnica e econômica do uso de pavimentos de concreto em rodovias brasileiras.
O Seminário sobre Pavimentos de Concreto vai apresentar a PR 1011:2021 ao público, prática recomendada publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que traz os requisitos e procedimentos para o projeto de pavimentos de concreto simples e reforçados com armaduras ou fibras.
Os pavimentos de concreto permeáveis coloridos e seu potencial de utilização em ciclovias e áreas de lazer urbanas serão também tema do Seminário.
Já, o Seminário de Saneamento vai disseminar boas práticas para os profissionais do setor de modo a contribui para que o projeto, construção e operação das obras de saneamento possam ser concluídas em curto prazo, de modo a atingir as metas do Marco Legal do Saneamento, com a qualidade construtiva esperada dessas obras para atender à população.
Outros seminários que vão integrar a programação: Simpósio Brasileiro sobre Punção em Estruturas de Concreto, Seminário Novas Tecnologias, Seminário sobre Materiais não Convencionais, Sessão Corujão, Temas Controversos, Seminário sobre Edifícios Altos, Seminário sobre Pisos Industriais, Seminário sobre Pré-Fabricados, Seminário sobre Durabilidade e Seminário de Estanqueidade das Estruturas.
Durante o evento, serão realizados ainda 4 cursos de atualização profissional, 5 concursos estudantis, premiações, lançamentos editoriais e reuniões técnicas.
O evento é voltado aos profissionais de escritórios de engenharia e arquitetura, laboratórios de controle da qualidade, construtoras, fornecedores de materiais, equipamentos e serviços para construção, órgãos governamentais, entidades de ensino e de pesquisa, e entidades técnicas.
O evento será aberto a jornalistas, que terão a oportunidade de assistir às palestras, entrevistar especialistas e conversar com o público do evento.
Entre em contato com o assessor de imprensa do IBRACON para seu credenciamento.
Agenda:
Período: 11 a 14/10
Horário: 9:30 – 17:00
Local: CICB – Brasília
Para maiores informações acesse: https://site.ibracon.org.br/