Conheça as regiões contempladas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)

Conheça as regiões contempladas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)

Com base em dados sociais e econômicos, o Governo Federal prioriza regiões como o Semiárido e a Faixa de Fronteira para reduzir desigualdades e promover inclusão

Conheça as regiões contempladas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)

Política Nacional de Desenvolvimento Regional aposta em soluções específicas para diferentes territórios (Foto: Divulgação/MIDR)

Reduzir as desigualdades entre as diferentes regiões do país e promover um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável. Esse é o objetivo da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Na prática, a PNDR estabelece regiões prioritárias, que concentram ações, programas e investimentos do Governo Federal. Essas regiões são definidas com base em indicadores sociais, econômicos e territoriais, levando em conta os principais desafios de acesso a oportunidades, infraestrutura e serviços públicos. A seguir, conheça as regiões atualmente contempladas pela PNDR:

1 – Semiárido

O Semiárido brasileiro abrange 1.262 municípios, distribuídos em dez estados da região Nordeste e em parte de Minas Gerais. A área é caracterizada por baixos índices de desenvolvimento humano, escassez hídrica e alta vulnerabilidade social. Por isso, é foco de políticas voltadas à segurança hídrica, inclusão produtiva, fortalecimento da agricultura familiar e ampliação da infraestrutura básica.

2 – Faixa de Fronteira

Compreende 588 municípios situados até 150 km das fronteiras internacionais do Brasil com dez países da América do Sul. Trata-se de uma região estratégica, que reúne desafios sociais e de segurança, além de oportunidades de integração produtiva, logística e comercial com os países vizinhos. A PNDR atua nessas áreas com ações de desenvolvimento local, fortalecimento institucional e infraestrutura.

3 – Regiões Integradas de Desenvolvimento (Rides)

As Rides são áreas compostas por municípios de diferentes estados que compartilham fortes vínculos econômicos, sociais e de mobilidade. Atualmente, o Brasil conta com quatro RIDEs oficialmente reconhecidas:

• RIDE Entorno do Distrito Federal (DF, GO e MG)
• RIDE Grande Teresina (PI e MA)
• RIDE Petrolina–Juazeiro (PE e BA)

Essas regiões recebem atenção especial para o planejamento integrado e execução de políticas públicas que consideram sua dinâmica territorial compartilhada.

4 – Mesorregiões Diferenciadas

São regiões que, mesmo não pertencendo às categorias anteriores, apresentam características específicas que justificam um tratamento prioritário. Essas áreas são definidas a partir de estudos técnicos realizados pelo MIDR e recebem apoio por meio de projetos estruturantes, desenvolvimento produtivo e articulação federativa.

5 – Planejamento territorial e inclusão

Segundo o diretor de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, João Mendes, reconhecer essas regiões como prioritárias é essencial para garantir a efetividade das políticas públicas. “A PNDR parte do princípio de que diferentes regiões exigem diferentes soluções. Com base nesse diagnóstico, o Governo Federal consegue atuar de maneira mais assertiva, levando desenvolvimento onde ele é mais necessário”, explicou.

A delimitação das Regiões Prioritárias reforça o compromisso do MIDR com a construção de um Brasil mais justo, coeso e integrado, onde o desenvolvimento regional seja uma política permanente de Estado.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades