COP30 estimula debates e cursos sobre sustentabilidade no agronegócio brasileiro

COP30 estimula debates e cursos sobre sustentabilidade no agronegócio brasileiro

 Entidades, empresas e profissionais têm promovido encontros, eventos e cursos para subsidiar a divulgação do encontro mundial que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.

COP30 estimula debates e cursos sobre sustentabilidade no agronegócio brasileiro

A proximidade da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, marcada para novembro em Belém, tem provocado uma intensa mobilização no agronegócio brasileiro, que se prepara para ser um dos protagonistas do evento. O setor vem demonstrando ao mundo sua liderança na preservação ambiental por meio de uma série de debates, capacitações e iniciativas que antecipam e aprofundam as discussões que ocorrerão na capital paraense.

 Além dos encontros oficiais pré-COP30, diversos eventos preparatórios têm reunido especialistas, produtores e empresários para tratar de temas centrais como tecnologias sustentáveis, financiamento climático, agricultura regenerativa e inovação no campo. Nesse contexto, empresas especializadas também contribuem com a capacitação do setor. É o caso da NetZero Collab , empresa de educação em sustentabilidade que promove a Jornada Agro 5.0 , iniciativa voltada ao público que busca maior aprofundamento em temas como integração entre tecnologias e práticas sustentáveis.

 De acordo com Anauyla Batista , fundadora da iniciativa, “sustentabilidade não é ideologia, é, sim, eficiência, competitividade e legado”. A executiva destaca que técnicas como Agricultura de Precisão, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Manejo Sustentável do Solo ainda carecem de conhecimento detalhado por parte de muitos executivos, produtores rurais e profissionais do setor. “Como Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, destaca a urgência e a importância da educação e da massificação do conhecimento climático, formulamos que a formação e a informação passem a ser os instrumentos centrais para que produtores e empresas liderem uma transição de baixo carbono”, reforça Anauyla, que também é professora convidada da Fundação Dom Cabral.

Jornada Agro 5.0

A proposta de treinamento pelo NetZero Collab é composta por três etapas: um Guia de Bolso, documento que reúne um resumo do cenário e apresenta soluções práticas — disponível gratuitamente por tempo limitado em www.netzeroco.com.br/guiabolsoagro ; um evento de abertura , com duração de três horas, que conta com a participação de renomados especialistas como o economista e produtor rural José Roberto Mendonça de Barros e a diretora da Embrapa Meio Ambiente , Paula Packer ; e, por fim, um curso imersivo de 20 horas , dividido em oito grandes temas.

 “É uma trilha educacional que une ciência, inovação e gestão para capacitar profissionais, executivos e produtores rurais em temas como uso da terra, carbono, crédito e inovação tecnológica”, explica Anauyla.

Embora as atividades tenham começado em 8 de outubro , as inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site da iniciativa: www.netzeroco.com.br/jornadaagro .​

As aulas são interativas e ficarão disponíveis por 6 meses após a conclusão da Jornada.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades