
COP30, estudo sobre Planejamento de Transportes e Inova Talentos
Confira a agenda de eventos e divulgações do Sistema Indústria – CNI, SENAI, SESI e IEL – entre 17 e 21 de novembro
A programação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante a segunda semana da COP 30 será dedicada à agenda de sustentabilidade da indústria brasileira. A CNI participa do lançamento da consulta pública da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI), conduzida pelo MDIC durante a COP30, em Belém. Parceira técnica na elaboração da ENDI, a CNI representará o setor produtivo na assinatura da Carta de Engajamento com o MDIC e setores energointensivos, convocando a indústria a contribuir para uma política industrial moderna e alinhada às metas climáticas do país. A consulta pública ficará disponível na Plataforma Brasil Participativo de 17 de novembro de 2025 a 17 de janeiro de 2026. O evento ocorre às 11h15, no auditório Jandaíra, no Pavilhão Brasil (Zona Verde).
A CNI divulga, nesta segunda-feira (17) na COP30, o levantamento Certificação do Hidrogênio: Benchmarking do Processo de Certificação e Contribuições ao Brasil. O estudo compara modelos adotados por 10 países e mostra que, embora o país tenha grande potencial de uso do hidrogênio de baixo carbono (H₂BC) na descarbonização da indústria e dos transportes pesados, é importante estabelecer um sistema de certificação confiável e bem estruturado para garantir credibilidade ambiental, atrair investimentos e permitir o acesso a políticas de incentivo.
18/11 – Na terça (18), o foco se volta para o setor de alimentos e terras. O painel da MBRF debate os desafios da implementação da metodologia FLAG (SBTi) no setor pecuário para as metas climáticas. Já o painel Syngenta evidencia a singularidade do modelo brasileiro e propõe a exportação da Ciência Tropical para outros países.
Também na terça, às 9h, a CNI divulga o estudo “Planejamento de transportes e as novas rotas de integração logística na América do Sul”, com recomendações para que o Brasil aprimore os planos e a execução de sua política de transportes.
19/11 – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) divulga na quarta-feira (19), às 9h, as novas vagas do Programa Inova Talentos com bolsas de até R$ 12 mil. Graduandos, mestres e doutores podem buscar oportunidades em diversas áreas, como administração, engenharias, farmácia, estatística, química, entre outras.
COP30: Na quarta-feira (19), destaque para o painel da Acelen, que vai tratar dos mecanismos de financiamento público-privado para SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e bioeconomia. O debate se estende às Métricas Regionais para NDC’s, questionando as dificuldades em refletir as especificidades da agricultura tropical.
20/11 – Na quinta-feira (20), a agenda da indústria na COP30 será dedicada à Amazônia. A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) vai liderar o debate sobre infraestrutura sustentável, os caminhos para uma economia de baixo carbono na região e o papel da Nova Indústria da Amazônia, com a participação da Bayer.
21/11 – Na sexta-feira (21), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulga novas vagas abertas pelo país. São oportunidades para cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial e outras modalidades de formação profissional. Para conferir informações sobre preços, grade curricular, certificação e carga horária, acesse o Futuro.Digital.
A CNI vai publicar os dados das pesquisas e a cobertura dos eventos na Agência de Notícias da Indústria e na página de Estatísticas. Também vai encaminhar as informações por e-mail aos jornalistas cadastrados.






