CRAS Brasil fecha parceria com a Syngenta para tratamento de sementes de amendoim
Acordo prevê a cessão de equipamento de tratamento em troca da compra dos fungicidas
Após os testes de germinação e vigor, mais uma etapa do novo ciclo do amendoim está em fase de conclusão com o processo de tratamento das sementes. Esse passo requer maquinário especializado para a correta adição e dosagem dos componentes de proteção especiais, como fungicidas, inseticidas, enraizantes e grafite. Por isso, e com o intuito de oferecer o máximo em termos de qualidade, a CRAS Agro, unidade de negócios da CRAS Brasil e maior exportadora de óleo de amendoim do Brasil, fechou um acordo de parceria com a Syngenta Proteção de Cultivos, que irá ceder o maquinário, bem como toda a tecnologia para proporcionar um tratamento profissional de sementes. Como contrapartida, a CRAS fará a compra dos diversos produtos necessários para tratamento e proteção dos grãos, a fim de garantir ao produtor uma boa performance inicial no cultivo.
Depois do processo de debulha, as sementes são colocadas dentro da máquina, que faz a mistura dos componentes utilizados, e de lá saem inteiramente tratadas. O processo é feito em lotes de 15 ou 30 toneladas cada, com a separação das variedades – no caso, IAC 503, IAC 505, IAC OL 3, IAC OL 5, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e BRS 423 OL, BRS 425 OL e BRS 429 OL, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Na sequência, será feita a certificação, conforme a análise da germinação e do vigor de cada lote produzido, para a emissão dos laudos oficiais.
Cerca de 600 toneladas de sementes estão passando por esse processo, sendo que 500 toneladas deverão ser comercializadas para a produção de grãos e outras 100 toneladas devem ser destinadas para a multiplicação. Mais 10 toneladas também terão essa finalidade, vindas das novas sementes desenvolvidas com o IAC e a Embrapa.
“A Syngenta é uma das principais empresas do setor e conta com alguns dos melhores produtos para esse processo, assim encontramos com eles essa oportunidade de melhorarmos ainda mais a qualidade das nossas sementes”, afirma Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.
“Entre as inovações que proporcionam um novo patamar de produtividade para o agronegócio, o tratamento de sementes Syngenta é uma estratégia crucial para extrair o potencial máximo produtivo das lavouras de amendoim. Nossa parceria com a CRAS vai além de fornecimento de produtos de alta performance no campo. Ela passa pela escolha de máquinas de qualidade e também por todo suporte técnico do time de especialistas da Syngenta, para assegurar que os agricultores recebam as melhores sementes com o melhor tratamento”, afirma Gerhard Ecker, Gerente Regional de Vendas da Syngenta.
A importância das sementes certificadas
A CRAS Agro constantemente ressalta a importância do uso de sementes certificadas, que são produzidas de acordo com os requisitos exigidos pela legislação. Para isso, são submetidas aos mais rígidos testes nas fases de desenvolvimento e geração. A utilização delas permite a uniformidade das lavouras e maior produtividade. Além disso, as empresas que as produzem devem possuir o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM).
A companhia alerta para o perigo representado pelas sementes ilegais, ou “piratas”, que são aquelas sem qualquer tipo de certificação ou garantia de procedência e levam à menor produtividade, devido à qualidade inferior de germinação, e possibilitam a disseminação de pragas e doenças entre regiões e propriedades.