Cummins Brasil anuncia o eixo MT17XHE, referência global em eficiência e inovação

Cummins Brasil anuncia o eixo MT17XHE, referência global em eficiência e inovação

  • Produzida e comercializada no país, a nova geração simboliza um marco no avanço industrial e na valorização da engenharia nacional

 Cummins Brasil anuncia o eixo MT17XHE, referência global em eficiência e inovação Cummins Brasil anuncia o eixo MT17XHE, referência global em eficiência e inovação

A Cummins avança em sua trajetória de inovação ao anunciar o novo eixo MT17XHE (High Efficiency)- o novo modelo tandem é o mais moderno e eficiente, além de ter maior capacidade de carga da categoria, já produzido pela companhia para aplicações estradeiras 6×4 sem redução no cubo. Resultado de sete anos de desenvolvimento global e produção contínua na Europa desde 2020, o modelo será produzido no Brasil a partir de 2026, em uma versão atualizada, equivalente à segunda geração do projeto.

“A introdução e a produção local do MT17XHE reforçam a prioridade do Brasil na estratégia global da Cummins e asseguram aos clientes o acesso a soluções alinhadas ao mais alto padrão mundial de engenharia e inovação”, destaca Rafael Souza, diretor de Produto e PMO da Divisão de Eixos da Cummins. “Sua produção local, prevista para a unidade de Osasco (SP), consolida a nossa capacidade de entregar tecnologias de última geração desenvolvidas globalmente, fruto dos investimentos contínuos na modernização da planta e no fortalecimento da engenharia brasileira.”

Tecnologia e atributos do novo MT17XHE – O eixo tandem 17XHE representa um salto de engenharia ao combinar ganhos de eficiência energética, capacidade e confiabilidade em aplicações estradeiras voltadas ao transporte pesado e de longa distância. “Entre suas principais evoluções estão o novo par coroa e pinhão, com parâmetros de corte otimizados para a redução de perdas por atrito, e o reposicionamento do pinhão (offset redesenhado), para melhorar o alinhamento entre os componentes e reduzir perdas de energia entre transmissão e eixo”, reforça Souza.

O equipamento também incorpora rolamentos de alta eficiência que diminuem a resistência mecânica e elevam a durabilidade do conjunto, além de uma nova dinâmica de lubrificação que otimiza o fluxo do óleo dentro do eixo, diminui a resistência ao movimento e garante o desempenho ideal durante o funcionamento.

Essas soluções resultam em um avanço expressivo em relação aos eixos atualmente utilizados nessas aplicações, como os modelos MT150 e MT160, elevando a eficiência e a capacidade de carga do conjunto em cerca de 20%. O MT17XHE traz capacidade de até 91 toneladas de Peso Total Bruto Combinado (PBTC), capacidade que até então era atendida somente com soluções com redução no cubo de rodas, e entrega melhor aproveitamento de torque, menor perda de energia e redução real no consumo de combustível. Além de proporcionar desempenho superior, o novo eixo contribui para a redução de emissões, em linha com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, com eficiência, sustentabilidade e competitividade no transporte pesado.

Desenvolvimento local e cronograma de implantação – O projeto do novo tandem encontra-se atualmente em fase de validação e nacionalização de componentes, conduzido pela equipe de engenharia da Cummins no Brasil. O plano de implementação prevê a conclusão das etapas de desenvolvimento e validação ao longo de 2025, seguida do início dos testes de campo com montadoras parceiras no primeiro trimestre de 2026. A produção regular está programada para 2027, consolidando o eixo como um dos principais produtos do portfólio nacional da divisão.

De acordo com Souza, “neste primeiro momento, a usinagem das carcaças e a montagem do conjunto serão realizadas em Osasco (SP), enquanto os diferenciais permanecem importados. A nacionalização ocorrerá de forma gradual, conforme o avanço da demanda e a consolidação da plataforma no mercado”.

O plano prevê que, até 2030, o eixo atinja entre 40% e 50% de conteúdo local. A introdução do MT17XHE reforça o papel estratégico da Cummins e marca uma nova etapa de maturidade industrial e tecnológica da operação brasileira.

Eficiência como pilar da transição energética – Para a Cummins, eficiência é parte essencial da jornada de descarbonização. Antes da adoção em larga escala de novas matrizes energéticas, a líder global em tecnologia de energia investe na evolução contínua das tecnologias como um dos caminhos complementares às novas matrizes energéticas, promovendo reduções concretas de emissões e ganhos de eficiência no transporte pesado.

De acordo com Kleber Assanti, gerente geral da Divisão de Eixos da Cummins, o ganho de eficiência em eixos vem de otimizações tecnológicas cumulativas, como o aprimoramento do contato entre coroa e pinhão, o uso de rolamentos de maior eficiência e o redesenho interno para reduzir o atrito e as perdas de energia. “Um ganho de 1% em eficiência no eixo pode representar uma economia significativa de combustível em toda a operação, especialmente quando multiplicado por uma frota”, explica.

O executivo reforça que eficiência é engenharia aplicada, e que o trabalho da Cummins combina inovação, sustentabilidade e responsabilidade industrial. “Nosso papel é garantir que cada componente — seja um eixo, uma transmissão ou um sistema de pós-tratamento — contribua de forma mensurável para um veículo mais limpo, econômico e confiável”, destaca.

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