Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric reúnem forças em novo Hub de Inovação para acelerar a transição verde de data centers
Hub localizado em Fredericia, Dinamarca, reunirá o setor de data centers de toda a Europa para encontrar soluções concretas para acelerar a transição verde.
Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric – juntamente com a Danish Data Center Industry (Associação da Indústria de Data Centers da Dinamarca) – estão lançando uma nova iniciativa pan-europeia chamada Hub de Inovação de Zero Emissões Para Data Centers, localizado em Fredericia, Dinamarca. O objetivo é promover soluções comuns para a transição verde dos data centers.
A computação na nuvem exerce um papel fundamental na transformação digital e verde da sociedade – permitindo que as pessoas tirem proveito de ferramentas e negócios digitais para trabalhar e crescer de forma mais eficiente. Apenas na última década, dobrou o número de usuários da Internet – e o tráfego global aumentou 25 vezes, de acordo com a AIE (Agência Internacional de Energia).
Conforme a adaptação digital continua a avançar e, para alcançar as metas de zero emissões, a indústria de data centers está trabalhando para reduzir sua pegada energética em várias áreas, tais como eficiência energética, refrigeração, cadeia de suprimentos e aperfeiçoamento da rede elétrica.
Com o lançamento hoje do Hub de Inovação de Zero Emissões, a Danish Data Center Industry, Danfoss, Google, Microsoft e Schneider Electric estão reunindo as principais partes interessadas do setor europeu de data centers – incluindo agências reguladoras, pesquisadores, operadoras, provedores de serviços públicos, ONGs, e serviços de malha/rede elétrica.
O consórcio funcionará como ponto de encontro onde os principais atores poderão estabelecer colaborações e desenvolver novas soluções inovadoras que possam ser implementadas rapidamente em prol da transição verde. Ao mesmo tempo, ele oferecerá uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas e obter orientações e suporte de proeminentes pesquisadores. Inicialmente, o foco será desenvolver soluções que reduzam ou equalizem as emissões de carbono dos data centers e contribuam para a estabilização da malha elétrica.
O Hub será dedicado a projetos incluídos nos Escopos 1, 2, e 3, que são os diferentes tipos de emissões de gases de efeito estufa que uma empresa ou organização produz. Mais especificamente, para reduzir as emissões (Escopo 1), o Hub analisará projetos de alternativas para a geração de diesel e combustíveis substitutos e reutilização de calor. Quanto às emissões indiretas (Escopo 2), o Hub terá como objetivo melhorar o uso de fontes de energia livres de carbono, tais como eólica e solar, para a geração de energia. E para as emissões incorporadas (Escopo 3), o Hub estabelecerá parcerias com fornecedores, provedores de serviços e universidades para pesquisar como descarbonizar matérias primas como concreto, aço, e alumínio, permitindo que data centers sejam construídos de forma mais sustentáveis no futuro.
A Danish Data Center Industry atuará como destaca o Secretariado da iniciativa e o CEO da associação, Henrik Hansen: “Essa iniciativa reflete o nível de comprometimento e responsabilidade que a indústria de data centers está disposta a assumir para superar os desafios que temos pela frente. O caminho para data centers carbono zero requer soluções que vão além da capacidade da indústria de solucionar problemas de forma independente. A abordagem de código aberto com relação às partes interessadas, tanto dentro quanto fora da indústria, acelerará significativamente o passo da indústria em direção ao marco de zero emissões, em linha com as ambições da UE para data centers até 2030”, afirma Hansen.
O lançamento do novo Hub de Inovação de Zero Emissões foi realizado dia 29 de setembro em Fredericia.