Desafio técnico, estético e logístico: montagem do Galo Inox Aperam começa nesta quarta-feira, 9 de abril, na Arena MRV
Escultura toda em inox é um presente da siderúrgica Aperam e deve se tornar novo ponto turístico da capital mineira
O Galo Inox Aperam, escultura monumental doada pela Aperam à Arena MRV, começa a ser montado esta semana na esplanada do estádio, em Belo Horizonte. Enquanto técnicos já trabalham na preparação do terreno onde o Galo Inox será instalado, a partir desta quarta-feira (9/4) começa, oficialmente, a montagem da obra de arte. Saiba tudo sobre o presente dado pela Aperam à Arena MRV seguindo o perfil @galoinoxaperam.
O Galo Inox Aperam não é apenas uma escultura; é um desafio técnico, estético e logístico. Por sua magnitude, assim como em sua produção, os desafios da etapa final deste projeto são grandes, a começar pelo transporte das peças até a Arena MRV.
“É uma obra que precisa de técnicas muito específicas de transporte. Só os pés do Galo têm dois metros de altura, e a cabeça precisa ser levada separadamente do corpo, que tem quatro metros”, explica o arquiteto Joel Lima, contratado pela Aperam para executar a escultura. Segundo ele, o Galo Inox Aperam é uma demonstração da capacidade industrial única do aço inox, um poderio técnico e estético ímpar. A expectativa é que a montagem seja concluída em até 10 dias corridos. A data de inauguração será divulgada em breve.
Com 8 metros de altura e 13 toneladas, em média, a escultura foi projetada para captar a essência de um galo imponente e, ao mesmo tempo, transmitir a energia de um jogador em campo, explica o arquiteto. A estrutura do Galo, que agrega ao aço inox técnicas inovadoras de fabricação, possui detalhes minuciosos e complexos, como a curvatura do bico inspirado em um gavião, a textura da crista com aspecto “mole” e as penas que conferem um toque de elegância e força à escultura.
O projeto do Galo Inox Aperam é uma verdadeira obra de engenharia e arte, combinando complexidade técnica com uma estética que transmite força e elegância. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado, desde o corte e dobra das chapas até a conformação das peças, utilizando as mais avançadas técnicas de fabricação.
O içamento dos módulos que compõem o Galo Inox Aperam — escudo, pés, corpo, cabeça e bola — evidencia a complexidade técnica do projeto. Se posicionado sobre a esplanada, existe o risco dos contrapesos de 71 toneladas do guindaste comprometerem a estrutura do espaço. Por isso, o equipamento foi instalado na rua lateral da Arena MRV, que está em um nível abaixo da esplanada, tornando a montagem ainda mais desafiadora.
E para que o guindaste alcançasse o ponto exato da montagem, foi necessário acoplar um acessório de 13,2 metros, ampliando seu alcance total para 56 metros de distância. Com essas soluções combinadas, a montagem foi iniciada sem qualquer intervenção na estrutura da esplanada, preservando gradis, portões de acesso e demais elementos originais do espaço.
O presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, conta que o Galo Inox Aperam foi pensado com muito carinho e está sendo entregue em um momento marcante da trajetória da Aperam, que completou 80 anos. “São oito décadas de uma relação profunda e respeitosa com o estado de Minas Gerais, onde estão as nossas raízes”, diz ele.
Para a vida toda
Devido às suas características como versatilidade e durabilidade, o inox é uma matéria-prima ideal para obras e monumentos, principalmente quando expostos ao ar livre. E, por isso, vem sendo muito usado por arquitetos e artistas brasileiros e internacionais.