Desde 2023, Brasil contabiliza 437 novos mercados- FÓRUM HALAL
Itamaraty vê países do Golfo com potencial para ampliar aquisição de produtos brasileiros no futuro próximo

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fez um balanço dos mercados recém-abertos pelo Brasil na manhã de hoje (27), na capital paulista, em vídeo exibido no Global Halal Brazil Business Forum 2025, evento sobre negócios em mercados muçulmanos de consumo.
De acordo com o chanceler, a diplomacia brasileira abriu 437 novos mercados para produtos brasileiros desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, considerando todas as categorias de bens brasileiros que encontraram novos compradores no exterior, não necessariamente países.
Para Vieira, o resultado é fruto da interlocução do Itamaraty em fóruns multilaterais, como o BRICS, grupo de países liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de negociações individuais. Segundo o chanceler, as tratativas têm incluído países muçulmanos, especialmente os do Golfo, onde disse haver potencial para “ampliar exportações brasileiras no futuro próximo”.
No ano passado, o Brasil exportou para a Liga Árabe, que inclui 22 países árabes do Golfo e do Norte da África, um total de US$ 23,68 bilhões, avanço de 22,44% sobre 2023 e o segundo recorde consecutivo de vendas na região. Do total exportado, 75% foram alimentos, com destaque para as carnes de boi e frango, vendidas ao bloco com certificação halal, que atesta produção conforme a tradições culturais e religiosas do islamismo e é obrigatória na maioria dos países muçulmanos.
Em sua fala, Vieira também destacou que os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), entre os quais estão os da Liga Árabe, têm no Brasil seu principal fornecedor externo de alimentos. Para a região, o Brasil enviou no ano passado US$ 28,09 bilhões em categorias de alimentos e bebidas, com açúcar, carnes de frango e bovina halal, café, grãos e mate na dianteira da pauta de exportações.
“Com a capacidade de adaptação e de antecipação das demandas econômicas, o Brasil soube encontrar nas exigências halal uma oportunidade. Nossos produtores souberam dar a devida atenção aos costumes e às especificidades éticas e religiosas do mundo muçulmano para construir o que mais importante há, seja no mundo dos negócios, seja na diplomacia: a confiança”, disse o chanceler.
Vieira pontuou, no entanto, que há oportunidades em segmentos halal nos quais o Brasil tem participação ainda tímida, citando nominalmente cosméticos, medicamentos e vestuário. Como exemplo de potencial, ele citou dados do The State of Global Islamic Economy Report 2025/2024, segundo o qual o mercado de cosméticos halal, estimado em US$ 87 bilhões em 2023, deve atingir US$ 118 bilhões até 2028.
“Apesar dos desafios com a necessidade de regulamentação e certificação específica, a experiência bem-sucedida da indústria de alimentos nos dá confiança de que os produtores brasileiros estarão preparados para atender as expectativas deste exigente mercado”, disse o chanceler. “O potencial de crescimento é enorme”, reforçou.
Realização da Câmara Árabe-Brasileira e da Fambras Halal, o Global Halal Brazil Business Forum 2025 conta com patrocínio de MBRF (Marfrig/BRF), Modon, Seara Alimentos, Eco Halal, Emirates, Grupo MHE9, Prime Company, Carapreta Carnes Nobres e SGS.
Assista a íntegra da fala de Mauro Vieira: https://drive.google.com/file/






