Diminuição do calor nas estradas: conheça o Pavimento Urbano de Concreto (PUC)
Testes feitos na estrutura da Max Mohr, empresa de tecnologia em argamassa e concreto, apontam que o material absorve entre 8 e 10 graus a menos que o asfalto comum
O verão 2025 tem proporcionado dias de calor extremo em várias regiões do Brasil, do Norte ao Sul do país. Nas estradas, os pedestres, motociclistas e motoristas que trafegam pelas ruas sofrem com as altas temperaturas, especialmente em vias asfaltadas e sem arborização. Uma das soluções para reduzir a sensação térmica é o Pavimento Urbano de Concreto (PUC), produto que está no portfólio da Max Mohr, empresa de tecnologia em argamassa e concreto, e tem se destacado por aliar sustentabilidade e durabilidade.
Cleiton Coelho, gerente de tecnologia e inovação da empresa, explica que o PUC é uma alternativa viável ao asfalto comum, não se deforma com o calor e não se solta como acontece com o asfalto. Isso tudo resulta em uma durabilidade muito maior, estimada em até 30 anos pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).
“Testes realizados em nossa estrutura mostraram que o PUC absorve bem menos calor — entre 8 e 10 graus a menos que o asfalto comum. Além disso, no quesito segurança ele é mais firme e não cria ondulações e deformações que podem causar acidentes. Como é um material de cor mais clara, ele ainda contribui para uma maior luminosidade na via, o que faz com que seja economizada energia, já que o espaçamento entre os postes pode ser maior”, afirma o especialista, da Max Mohr.
Entretanto, no cenário do verão brasileiro, uma das principais vantagens do uso do material continua sendo a diminuição da temperatura na via. Em fevereiro, um vídeo viralizou na internet ao mostrar o asfalto do município de Maracajá, na região sul de Santa Catarina, aparentando derreter com o calor.
Com a redução da temperatura, menor manutenção e menor gasto energético, o PUC, além de ser mais econômico, se torna uma opção mais sustentável. O produto ainda necessita de pouca escavação, gera menos lixo durante a construção e possui uma concretagem mais rápida e sem contaminações.
“Se for preciso chegar até uma tubulação que esteja abaixo do pavimento para uma obra, é possível ‘cortar’ o PUC em blocos, já que o material já vem nesse formato, em placas de 2 metros quadrados. Então é totalmente possível retirar o pavimento se for preciso e concretar novamente. A durabilidade e qualidade são infinitamente superiores ao asfalto”, finaliza o especialista.
Mais informações em: www.maxmohr.com.br