DLG amplia cooperação com Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI) para congresso nas Filipinas

Congresso Internacional do Arroz para oferecer soluções para atender a demanda futura de arroz, que deve aumentar em 30 por cento até 2050 – Tecnologia de arroz apresentada anteriormente nas exposições Agritechnica e Agritechnica Asia da DLG
Como parte de sua cooperação com o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), a DLG (Sociedade Agrícola Alemã) apoiará o Congresso Internacional do Arroz (IRC 2023) deste ano, de 16 a 19 de outubro, em Manila, Filipinas. O IRC 2023 é o maior encontro das partes interessadas dos sistemas alimentares à base de arroz em todo o mundo. Sob os termos da parceria, a DLG aproveitará as sinergias de sua rede internacional de conhecimento e da Agritechnica, a principal feira comercial de máquinas agrícolas do mundo.
Iniciado em 2002 e realizado a cada quatro anos, o Congresso Internacional do Arroz serviu como uma plataforma para cientistas, especialistas e tomadores de decisão do governo, setor privado e público para desenvolver soluções baseadas em evidências para os desafios do setor global de arroz. O arroz, o alimento básico para mais da metade da população global, continua sendo uma commodity essencial para agricultores, consumidores e tomadores de decisão do governo.
“Há uma urgência em focar as discussões em como fornecer soluções holísticas baseadas na ciência para os impactos combinados de extremos climáticos, crise iminente do arroz, conflitos e choques econômicos na cadeia de valor do arroz. Estamos ansiosos para encontrar parceiros e colaboradores de longa data, bem como novos participantes no setor agroalimentar, de mudanças climáticas e nutrição, e aprender uns com os outros”, disse o Diretor Geral do IRRI, Jean Balié.
A DLG, conhecida por suas exposições Agritechnica na Europa e Ásia-Pacífico, apoiará o Congresso Internacional do Arroz deste ano com a coordenação da feira co-localizada e comunicação profissional que atinge seus milhares de contatos internacionais de produção agrícola, muitos do setor de arroz.
A Agritechnica, que acontece em Hanover, na Alemanha, a cada dois anos, já contou com uma extensa mostra de arroz, que reuniu mostras técnicas e soluções práticas no cultivo de arroz, notadamente da Itália, Portugal e Espanha. Juntamente com o IRRI, o recurso de arroz foi desenvolvido para o público da ‘Agritechnica Asia’, uma feira bienal de soluções de máquinas agrícolas realizada na Tailândia, e apresentou gerenciamento de água, proteção de cultivos, colheita e demandas específicas feitas em máquinas e equipamentos no último evento em 2022.
Com o tema central “Acelerando a Transformação dos Sistemas Alimentares Baseados em Arroz: Do Gene ao Globo”, o IRC 2023 destacará soluções e inovações que podem ajudar a abordar questões críticas sobre agricultura e mudança climática, segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade ambiental e saúde humana e desenvolvimento Econômico.
“A capacidade do International Rice Research Institute de reunir as partes interessadas na indústria do arroz e envolvê-las em discussões colaborativas, juntamente com a experiência da DLG na promoção de exposições agrícolas e know-how agrícola profissional, promete uma conferência dinâmica”, disse Katharina Staske, diretora administrativa, DLG Ásia-Pacífico.
A missão do DLG é compartilhar conhecimento agrícola além-fronteiras. “O apoio do Congresso Internacional do Arroz com nomes como Bayer, regrow, Kubota e CNH é um bom exemplo do tipo de projeto que a DLG busca”, acrescenta Staske.
Até 2050, a demanda global por arroz deverá aumentar em 30%. Países do Sudeste Asiático, como Tailândia e Vietnã, estão entre os maiores exportadores de arroz do mundo. Como resultado, a região continuará a desempenhar um papel crítico na garantia do abastecimento global de arroz
Soluções de maquinário de arroz para maior eficiência e pesquisa genética são aspectos importantes para atender a demanda futura. Reunir especialistas em arroz e maquinário técnico em um local no IRC 2023 é uma vantagem significativa para os participantes, representando toda a cadeia de valor do arroz – desde produtores e produtores de arroz até comerciantes e consumidores.
A sexta edição do Congresso Internacional do Arroz será realizada no Centro Internacional de Convenções das Filipinas (PICC), que foi recentemente declarado um Tesouro Cultural Natural por sua riqueza em história, herança e cultura filipinas. O Congresso Internacional do Arroz anterior foi realizado em Pequim (2002), Nova Delhi (2006), Hanói (2010), Bangkok (2014) e Cingapura (2018). O congresso deste ano será a primeira edição realizada nas Filipinas, sede do IRRI.
O último Congresso Internacional do Arroz atraiu cerca de 1.500 delegados de 64 países, incluindo representantes de alto nível da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Programa Alimentar Mundial, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, governos da Índia, Uganda e Cingapura, Bayer Crop Science, Oxfam e Corteva Agriscience. O evento também contou com mais de 300 pôsteres com detalhes técnicos sobre tópicos individuais e mais de 400 apresentações de pesquisas de diferentes estudos em todo o mundo.
A DLG firmou parceria com o IRRI em 2018 para apoiar a organização de seu 5º Congresso Internacional do Arroz.






