Ecofireplaces realiza ação de restauração ecológica da Mata Atlântica
Em parceria com o Sítio Duas Cachoeiras, marca vai doar uma árvore nativa para cada lareira vendida durante todo o ano de 2022
O Sítio Duas Cachoeiras, onde está abrigado o Jardim Botânico Araribá (JBA), no município de Amparo (SP), acaba de firmar uma parceria com a Ecofireplaces, marca referência em lareiras ecológicas no Brasil e na América do Sul, sediada na capital paulista.
A fim de reforçar sua contribuição para a preservação ambiental, a Ecofireplaces se compromete a doar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica para cada lareira ecológica vendida ao longo do ano de 2022. A expectativa, explica Rossana Nogueira, diretora de marketing da Ecofireplaces, é a de que pelo menos mil mudas sejam doadas.
As árvores serão plantadas e cuidadas no Sítio Duas Cachoeiras, que, há mais de três décadas, trabalha com recuperação e regeneração de mata nativa – atualmente a área, com 30 hectares, tem 85% de sua área reflorestada e foi reconhecida, pela Unesco, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Parte do sítio foi, inclusive, registrada e reconhecida pelo governo brasileiro como “Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Duas Cachoeiras”. “Isso garante legalmente sua preservação para as futuras gerações”, confirma o educador ambiental e proprietário do Sítio Duas Cachoeiras, Guaraci Diniz.
Rossana explica que, a cada lareira adquirida, o cliente receberá um kit contendo um cartão com semente de manjericão e um lápis com uma semente de embaúba, espécie nativa da Mata Atlântica. Este kit “certificará” que o consumidor contribuiu para a doação da árvore, que levará o seu nome. “Simbolicamente, o cliente poderá acompanhar o crescimento da árvore por meio do plantio do kit”, explica a diretora de marketing.
Além disso, também poderá verificar todo o trabalho de conservação de mata nativa realizado no SDC por meio do site e das redes sociais (veja abaixo).
Dentro da parceria, mudas de pau-brasil, cedro-rosa, embaúba e várias outras espécies nativas do bioma serão adquiridas, plantadas e cuidadas pelo período de um ano – o necessário para que elas “vinguem” e consigam se desenvolver sozinhas.
“Queremos deixar um legado para as futuras gerações de cuidado com os clientes, trazendo sempre os melhores produtos e os mais seguros, protegendo o meio ambiente com a sustentabilidade real e com a ecologia”, menciona Rossana. “Hoje, mais do que nunca, precisamos incentivar todos a melhorarem as condições do nosso planeta, tanto com práticas sustentáveis como também por intermédio de ações para uma sociedade melhor.”
Diniz, do Sítio Duas Cachoeiras, comemora a mais nova parceria e garante que as mudas doadas para o projeto serão muito bem cuidadas e contribuirão para aumentar a biodiversidade da Mata Atlântica do Sítio Duas Cachoeiras. Atualmente, já foram mapeadas 120 espécies de árvores nativas no local, isso sem contar as arbustivas, gramíneas e medicinais. Junto com o reflorestamento da área, a fauna silvestre vem repovoando o local. Atualmente, já foram identificadas 15 espécies de mamíferos, 142 espécies de aves, 42 espécies de borboletas, entre tantas outras que se beneficiam da restauração de seus habitats ecológicos, uma verdadeira ilha de biodiversidade.