Efeitos danosos do óxido nitroso em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) é tema no “Abra Talks”

Efeitos danosos do óxido nitroso em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) é tema no “Abra Talks”

Efeitos danosos do óxido nitroso em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) é tema no “Abra Talks”

Professor e pesquisador apresentou os problemas causados pelo óxido nitroso que é o gás do efeito estufa

O óxido nitroso, gás do efeito estufa, (N₂O) é um dos principais vilões nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de lodos ativados por aeração prolongada por possuir maior potencial de aquecimento global, bem superior ao dióxido de carbono (CO₂). Também é a principal fonte de óxido nítrico sendo também responsável indiretamente pelo consumo de ozônio na estratosfera. Foi o que explicou o Prof. Dr. Renato Pereira Ribeiro, pesquisador e coordenador do Centro Experimental de Monitoramento e Mitigação Ambiental (CEMMA) do IFRJ, quando apresentou o tema “Liberação de gases do efeito estufa em estações de tratamento de esgotos”, no dia 10 de fevereiro, no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, que conta com o patrocínio do Grupo Supply Service. Na troposfera, o óxido nitroso absorve a energia térmica e, na estratosfera, consome camada de ozônio, podendo também permanecer na atmosfera por mais de 100 anos.

Ribeiro explica que a emissão desse gás pelo esgoto nas ETEs acontece pelas transformações microbiológicas dos compostos de nitrogênio por meio de processos de nitrificação e desnitrificação. Mas, sua produção depende muito do projeto da planta e de parâmetros operacionais.

Citou que há muitos estudos sobre sistemas de lodo ativado por aeração prolongada no mundo e que ele faz parte do grupo da América do Sul que realiza um trabalho sobre o tema.

Durante o evento, apresentou diversos resultados de seus estudos, atuando com nitrificação e desnitrificação, variando parâmetros operacionais, como controle de concentração de oxigênio dissolvido, utilizando digestão anaeróbica, entre outros, com o objetivo de controlar a emissão do gás.

Para João Moura, presidente da Abrafiltros “abrir espaço para o debate de temas tão relevantes como esse, é uma das missões da Câmara Setorial de Filtros para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso”.

O “Abra Talks” contou com três palestras. Iniciou com a apresentação do Eng. Henrique Martins Netofundador da empresa EQMA Engenharia e Consultoria,  que discorreu sobre o tema “Sistemas de filtração como pré-tratamento em sistema de desmineralização de água industrial”. Em seguida, foi a vez de Ribeiro e finalizou com a apresentação de Lucas Chamon, gerente sênior para área de Amplificadores de Áudio Automotivos na Harman International em Novi, Michigan, sobre a “Conectividade dos veículos em tempos de 5G”.

O próximo evento acontece no dia 17 de março, de forma gratuita e através da plataforma Zoom.

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades