Eficiência operacional e segurança na aplicação pautam demandas do produtor no Dia de Campo Turma do Amendoim

Eficiência operacional e segurança na aplicação pautam demandas do produtor no
Dia de Campo Turma do Amendoim

Com janelas de plantio e colheita mais curtas, produtores destacam a necessidade de manejos nutricionais eficientes, previsíveis e tecnicamente validados a campo

Eficiência operacional e segurança na aplicação pautam demandas do produtor no Dia de Campo Turma do Amendoim

Realizado neste mês, na Fazenda Santa Helena, em Getulina (SP), o 4º Dia de Campo Turma do Amendoim reuniu produtores, técnicos e empresas para a avaliação prática de estratégias de manejo aplicadas à cultura. Em um ambiente de demonstração a céu aberto, o evento permitiu a comparação direta entre diferentes tecnologias e conduções agronômicas, com foco em desempenho produtivo e tomada de decisão no campo.

Ao longo de dois dias de evento, os participantes acompanharam áreas demonstrativas conduzidas por diferentes empresas, o que possibilitou a análise visual de manejos nutricionais em condições reais de cultivo. Aspectos como engalhamento, sanidade foliar, formação e carga de vagens estiveram entre os principais critérios observados pelos produtores, especialmente em uma cultura que vem ampliando sua relevância no cenário agrícola nacional. Atualmente, o estado de São Paulo responde por cerca de 90% da produção brasileira de amendoim, e o País avança como exportador, com destaque para o mercado europeu, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). Durante o evento, também ganharam espaço discussões relacionadas à busca por maior estabilidade produtiva e sustentabilidade ao longo da cadeia, da produção à comercialização.

Validação técnica a campo orienta decisões de manejo

Eficiência operacional e segurança na aplicação pautam demandas do produtor no Dia de Campo Turma do Amendoim

Nesse contexto, a ICL apresentou manejos voltados à nutrologia vegetal do amendoim, com foco em fases críticas como frutificação e enchimento de grãos. As estratégias demonstradas buscaram responder a desafios recorrentes da safra, como veranicos, estresse térmico e limitações na absorção e translocação de nutrientes, fatores que impactam diretamente o desempenho da cultura. Entre os pontos técnicos discutidos ao longo do dia de campo estiveram as condições físicas e biológicas do solo, especialmente em áreas de renovação de canaviais, onde compactação e baixa atividade biológica são gargalos frequentes, além do impacto da redução da janela de plantio sobre o potencial produtivo.

As discussões ao longo do dia de campo evidenciaram preocupações recorrentes dos produtores, de acordo com Fábio do Nascimento Lima, consultor de Desenvolvimento de Mercado da ICL. “Entre os pontos mais citados estiveram a sensibilidade do amendoim aos estresses hídrico e térmico, pelo impacto no pegamento de flores e na qualidade dos grãos, além dos desafios do manejo fitossanitário em um cenário de resistência crescente de pragas e doenças e de menor disponibilidade de novos ativos no mercado”, destacou.

No campo demonstrativo, a empresa apresentou estratégias combinando macro e micronutrientes, produtos foliares e soluções com ação fisiológica, com foco na formação e no pegamento de vagens, na redução de estresses e na maior estabilidade produtiva. “Nas áreas de renovação de canaviais, questões como compactação do solo e baixa atividade biológica apareceram com frequência durante as discussões técnicas”, explicou Lima. “Também houve atenção aos efeitos do atraso na janela de plantio sobre o potencial produtivo e à necessidade de maior planejamento do manejo ao longo do ciclo da cultura”, conclui.

Sobre a ICL

ICL Group Ltd. é uma empresa global líder em minerais especializados, que desenvolve soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. Utiliza seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2024 totalizou aproximadamente US$ 6,8 bilhões. Suas ações são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova Iorque e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL).

A ICL atua no Brasil, de diferentes formas, desde a década de 1960, oferecendo um portfólio completo de soluções para atender às necessidades de agricultores e clientes industriais. São fertilizantes de eficiência aprimorada e de liberação gradual, micronutrientes para solo e foliares, macronutrientes secundários, ação fisiológica, tratamento via sementes, adjuvantes e produtos biológicos. A empresa controla também as marcas Aminoagro e Dimicron. Na área de Food and Phosphate, produz ácido fosfórico purificado, fosfatos para uso industrial e alimentício e misturas de ingredientes e aditivos alimentícios. Com 11 unidades de produção e quatro centros de inovação, onde conduz pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias, a ICL soma 1,8 mil colaboradores no País.

Para mais informações visite o site icl-group.com

Acesse o relatório interativo de Responsabilidade Social Corporativa em icl-group-sustainability.com

Saiba mais sobre a ICL no FacebookLinkedInYouTubeTwitter and Instagram

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades