elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO

Plataforma da Elipse Software emite relatórios com todos os detalhes para análise dos resultados obtidos em nove salas do laboratório de testes da AGCO em Canoas (RS)    

Necessidade

O laboratório de testes da AGCO, líder global com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, já possuía alguns procedimentos de validação desenvolvidos no Elipse E3 LITE, versão da plataforma da Elipse Software para aplicações menores. Esse sistema era utilizado para configurar e registrar os dados dos testes. Posteriormente, todos os dados adquiridos eram disponibilizados no banco de dados do Elipse E3.

Como os supervisórios eram locais, permitiam monitorar e configurar somente um teste por vez. A partir desta constatação, a AGCO levantou a ideia de monitorar toda a planta do seu laboratório, com 6.174 m² de área, via uma única central. O objetivo era facilitar e agilizar o controle dos testes, contribuindo também para reduzir as frequentes paradas de emergência, que eram provocadas, justamente, pelo maior atraso para se diagnosticar os problemas.

Entre os fatores que foram determinantes para a escolha do software da Elipse estão o fato da solução já estar sendo utilizada e ser mais conhecida pela AGCO aliado à sua grande flexibilidade e escalabilidade. Grande flexibilidade no sentido de poder se comunicar e interagir com equipamentos de diferentes fabricantes. Maior escalabilidade pela razão de sua aplicação poder ser facilmente expandida, gerando, assim, mais economia.

Solução

A aplicação do Elipse E3 foi desenvolvida e implementada pela TEG Soluções em Automação, começando a rodar em março deste ano (2024), com o objetivo de otimizar o controle dos testes e atender algumas necessidades levantadas pela equipe de engenharia da AGCO. A principal delas foi a de facilitar e centralizar este controle de modo que possa ser realizado via um único ponto e não mais localmente.

Agora, via uma única central de operações, a AGCO consegue acessar todas as telas do Elipse E3. Nelas, é possível monitorar o status, em tempo real, de nove salas do laboratório de testes. Com isso, não é mais preciso se deslocar até cada sala para verificar se os testes estão parados, rodando ou com falhas, agregando, assim, mais agilidade e facilidade a este controle.

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO
Tela central de controle das nove salas de testes

O software também permite configurar e acompanhar o tempo de realização dos testes. Caso este tempo seja ultrapassado, o Elipse E3 emite um popup de alarme na tela, alertando o operador, para que possa averiguar qual foi a causa do atraso.

Além disso, foram desenvolvidos popups para indicar quando ajustes são necessários nas salas de teste, facilitando a manutenção e garantindo a eficiência operacional. Essa abordagem de alerta visual e sonoro ajuda a AGCO a identificar e solucionar problemas mais rapidamente, minimizando o tempo de inatividade de modo que o laboratório possa funcionar com menos paradas e mais eficiência.

Caso haja alguma falha no instante em que a equipe não esteja presente no laboratório, o Elipse E3 permite que seja feita a consulta via relatórios. Através deles, é possível monitorar todos os horários, locais e frequências com que ocorreram os eventos e alarmes, mesmo que tenham acontecido fora do horário comercial. Com isso, a AGCO consegue analisar com maior abrangência os testes, identificando padrões, inclusive, para realizar melhorias.

À AGCO AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO
Relatório dos alarmes verificados junto aos painéis de controle

O Elipse E3 também permite monitorar as temperaturas, umidades e portas de cada painel de controle do laboratório. Os painéis são constituídos por um CLP, um inversor, uma IHM e uma interface de I/O controlada pelo CLP da central. Com isso, a AGCO consegue preservar estes componentes de custo elevado, gerando, assim, mais economia.

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO
Controle dos painéis

Por meio de outras telas, o software da Elipse monitora os resultados dos testes realizados com o dinamômetro, aparelho essencial para avaliar e quantificar forças em diversas situações. Com este equipamento, a AGCO consegue verificar e analisar a potência, torque, velocidade e rotações por minuto, enfim, mensurar a força dos motores de seus tratores e colheitadeiras.

Controle dos testes realizados pelo dinamômetro

Além do dinamômetro, o Elipse E3 monitora os testes realizados pelo shaker, equipamento projetado para realizar testes de vibração e choque mecânico de cargas de diferentes pesos. Através deste teste, a AGCO consegue mensurar o quão resistente é uma peça, como um escapamento, por exemplo, quando submetido a uma certa frequência vibratória dentro de um determinado tempo.

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO
Controle dos testes no shaker

Os testes realizados via o sistema MTS também são monitorados pelo Elipse E3. O MTS é um sistema internacional utilizado em testes de resistência, durabilidade, força e estresse de peças industriais. No caso da AGCO, das peças dos seus tratores e colheitadeiras. Além de exibir os resultados destes testes, o E3 permite compará-los.

Controle dos testes realizados pelo sistema MTS

O software da Elipse também monitora os testes de funcionamento das caixas de transmissão dos tratores e colheitadeiras. Através dele, é possível verificar as temperaturas, pressões e status (pausada ou em movimento), além do sentido (horário ou anti-horário) que está sendo aplicado sobre a caixa.

elipse e3 permite à agco AUMENTAR EM 35% O MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES E TESTES REALIZADOS EM SEU LABORATÓRIO
Controle dos testes de funcionamento da caixa de transmissão

Via outras telas, o Elipse E3 permite acompanhar os testes analógicos e digitais de resistência, informando, via uma barra, quanto falta para sua finalização e a quantas horas ou ciclos de movimento está sendo submetida a peça. Exemplo, teste de uma maçaneta para ver se resiste a um certo número de acionamentos. O status dos sensores (ligados ou desligados) que fazem as medições destes testes também são monitorados pelo software.

Controle dos testes analógicos e digitais

O Elipse E3 ainda permite monitorar e desabilitar os alarmes do laboratório. Também possibilita efetuar pings para testar sua comunicação com os computadores e servidores que integram o sistema de automação desta aplicação. Além dos alarmes, o software exibe as imagens registradas pelas câmeras das salas de testes, com a possibilidade de abri-las em tela cheia. Por fim, permite configurar um intervalo de tempo para realização de manutenções nos aparelhos e salas de testes.

 Benefícios

 Matheus Lopes, Engenheiro de Validação da AGCO, afirma que o Elipse E3 aumentou em 35% o monitoramento das atividades e testes realizados no laboratório. Segundo o engenheiro, este controle fez com que os operadores pudessem ter mais agilidade para diagnosticarem e solucionarem problemas, como também mais segurança e credibilidade em relação aos resultados dos testes. Confira abaixo os principais ganhos obtidos pela AGCO com esta aplicação do Elipse E3:

  • Mais agilidade no controle dos testes que passaram a ser feitos mediante uma única central e não mais de forma isolada e local.
  • Acompanhamento dos testes em tempo real.
  • Possibilidade de avaliar o tempo de execução para cada teste.
  • Mais segurança ao operador com o monitoramento remoto dos testes tanto em relação ao controle quanto aos resultados.

Ficha Técnica

 Cliente: AGCO Canoas Laboratório de Validação

Integrador: TEG Soluções em Automação

Pacote Elipse: Elipse E3

Plataforma: Windows 10 pro

Número de cópias: 15

Pontos de I/O: 1.606

Drivers: ABCIP, Modbus, JSO

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!