Em menos de um ano, operações da Armac na mineração crescem 20% no Norte do País
Companhia atua na maior produção de cobre, ferro e níquel do Brasil e apoia também minas que estão entre as maiores produtoras de estanho, alumínio e nióbio
Caminhões da Armac atuam no transporte de equipamentos para operação em Parauapebas
Rica em minérios como ferro, bauxita e manganês, a região Norte do País tem visto crescer a atividade mineradora e o número de empresas que operam no setor, seja de forma direta ou indireta. A utilização de equipamentos especializados nesse tipo de operação, incluindo os da chamada Linha Amarela, como escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira e motoniveladoras, assim como caminhões basculantes, que transportam grande quantidade de materiais, são uma realidade crescente no setor. Isso porque a tecnologia avançada dessas máquinas permite uma mineração mais eficiente e segura, além de aumentar a produtividade das operações.
A Armac, referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas e equipamentos, viu crescer sua atuação nesse cenário, principalmente nas operações de Presidente Figueiredo (AM) – segundo maior produtor de estanho e terceiro de nóbio do País -, Oriximiná (PA) – segunda maior produtora de alumínio do Brasil – e Parauapebas (PA) – segundo maior produtor de cobre, ferro e níquel do País. A companhia registrou um aumento de 20% no apoio à mineração no Norte do País desde setembro, com novos contratos. “Temos auxiliado nossos clientes da mineração em atividades de apoio e logística com excelência operacional, gerando empregos e desenvolvimento social e econômico”, afirma Luciano Rocha, vice-presidente comercial da Armac.
Atualmente, a empresa tem mais de 400 equipamentos em operação e 850 colaboradores atuando na região. Somente no Pará, o principal polo de crescimento da mineração, são cerca 300 máquinas e 500 colaboradores. O estado é o maior produtor brasileiro de alumínio, cobre, ferro e manganês, líder nacional no ranking de valor de produção mineral comercializada (46,6% de todo o País) e o segundo estado com maior compensação financeira por exploração dos recursos minerais.
Antonio Clemente, diretor de Operações da empresa, lembra que a utilização de máquinas de mineração corretas para cada tipo de obra, além de investimentos em mão de obra qualificada e em infraestrutura e segurança, como as que a Armac oferece, garantem produtividade e lucratividade, além de evitarem imprevistos e acidentes de trabalho. “Apoiamos projetos que estão entre os principais do País no segmento da mineração e entregamos operações seguras e eficientes para nossos clientes, colaboradores e para as comunidades locais”, declara o diretor, que comemora mais de mil dias sem acidentes com afastamento em operações de grande relevância no segmento.
Banco de Imagens Armac