Embrapa abre oferta de material propagativo de novo clone de cajueiro

A Embrapa abriu edital para oferta de material propagativo do novo clone de cajueiro BRS 805. Recomendado para o litoral do estado do Ceará e áreas afins, a cultivar apresentou alta produtividade de castanha e de pedúnculo, resistência a diversas doenças e padrão das castanhas adequado para o mercado internacional.
Podem participar do edital viveiristas com inscrição ativa para cajueiro no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Serão ofertados vinte lotes compostos por cinquenta garfos de plantas básicas da cultivar, ao valor de R$100 cada. Cada viveirista poderá adquirir um lote. O edital completo está disponível em www.embrapa.br/editais-e-
A chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, Aline Teixeira, explica que após a distribuição para viveiristas, o material deverá chegar aos produtores no próximo ciclo produtivo. “A existência de mais um clone contribui para a diversificação nos pomares, o que é importante para a convivência com pragas e doenças e para a sustentabilidade do negócio a longo prazo”, diz.
Sobre o clone: Este é o 14º clone desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético do Cajueiro da Embrapa Agroindústria Tropical. O BRS 805 foi avaliado sob cultivo de sequeiro nos municípios de Pacajus, Itapipoca e Cruz, no Ceará. Entre seus 5º e 7º anos, produziu o dobro de castanha e de pedúnculo quando comparado à cultivar mais adotada pelos produtores, com o registro de 1800 Kg/ha de castanha e uma média anual de 23,8 toneladas/ha de pedúnculo. A castanha é adequada para o mercado internacional e o pedúnculo vermelho, com formato cônico, é recomendado, preferencialmente, para o processamento industrial.
A cultivar, de porte baixo-médio, adaptou-se bem ao clima e solo do litoral cearense, sendo adequada para ambientes predominantemente semiáridos. Seu florescimento começa em junho e a produção se estende de setembro a dezembro, em condições normais de estação chuvosa. O espaçamento ideal é de 8 x 8, em sistema quadrado, resultando em 156 plantas por hectare.
O BRS 805 apresentou maior segurança fitossanitária em comparação ao clone testemunha, o que pode se traduzir em menor custo de produção e maior segurança do alimento. Possui maior resistência ao oídio e se mostrou resistente ao mofo-preto, à antracnose e à septoria. O clone é adaptável a áreas mecanizadas, a consórcios com culturas anuais e criação de ovinos. Sua conformidade piramidal de copa pode se adaptar a futuros implementos mecanizados de colheita.
Tipo: Oferta Pública
Edital disponível em www.embrapa.br/editais-e-
Unidade: Embrapa Agroindústria Tropical
Data: 8h do dia 14/01/2026 até as 17h do dia 06/02/2026






