Embrapa faz história no Agrobalsas 2025

Embrapa faz história no Agrobalsas 2025

Embrapa faz história no Agrobalsas 2025
Embrapa faz história no Agrobalsas 2025

De 12 a 16 de maio, a Embrapa participou da 21ª edição do Agrobalsas, o maior evento do agronegócio do Maranhão. Este ano, o tema foi “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento é realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN) na Fazenda Sol Nascente, em Balsas.

A Embrapa marcou presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação da Embrapa Maranhão a partir da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) Balsas, no sul do estado, e mais dez Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio Norte, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos. O Agrobalsas também teve a participação da Embrapa Amazônia Oriental.

O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, por sua localização em ponto estratégico em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas.

Embrapa faz história no Agrobalsas 2025

Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Clenio Pillon, há um simbolismo na presença da Embrapa na feira. Ele reafirmou o compromisso da Diretoria-Executiva com o Maranhão e a região do Matopiba. “Queremos aqui, de forma conjunta, integrada, trazer o que a Embrapa tem de melhor em toda a sua rede de 43 centros de pesquisa, muito robusta, muito poderosa e muito diversa, que trabalha, literalmente, programas de melhoramento genético de A a Z, espécies animais e vegetais, sempre por meio de boas parcerias. Com o Hub Matopiba, vamos trabalhar em prol dos desafios da região, como o de seguir a trajetória de aumentar a produtividade dos cultivos, de garantir a boa competitividade das cadeias e setores, de garantir resiliência à crise climática, uma produção saudável e sustentável de alimento, servindo de vetor para inclusão socioprodutiva e digital no campo e para uma real transformação de realidades. Esse é o compromisso que nos move”.

Para o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bomfim, o evento reforçou a importância de unir o ecossistema de inovação para transformar a produção rural da região em uma referência de inovação e resiliência. “O sucesso que temos hoje como grandes produtores de alimentos do mundo se deve a uma agricultura movida a ciência. Isso só foi possível graças à aliança estratégica entre a pesquisa, setor público e setor produtivo. A Embrapa identifica os desafios com o setor produtivo e com os formuladores de políticas públicas, trata essas questões com ciência e devolve soluções ao campo. Isso gera impacto real. Nosso grande desafio agora é continuar produzindo, garantindo estabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações — com solos saudáveis, ordenamento da terra e resiliência climática. Dentro das parcerias, gostaria de destacar a da Embrapa e a FAPCEN, que alavancou a produção de sementes e possibilitou que se alcançasse os resultados de hoje”.

Encontro entre Embrapa e parceiros 

Com o tema ‘Hub Matopiba: Inovação Agrossustentável’, a Embrapa reuniu em seu estande no Agrobalsas os parceiros do hub no desenvolvimento de tecnologias para o Matopiba. Um dos presentes foi o deputado federal Márcio Honaiser, que destinou emendas parlamentares para projetos de pesquisa e transferência de tecnologias na região. “Se hoje o nosso País é a potência que é, devemos à Embrapa. Então, me sinto muito honrado em poder contribuir e colaborar com a Empresa por meio de emendas. É claro que, quando eu olhei o rol de projetos, a vontade era de apoiar um monte, mas as emendas são limitadas. Escolhemos quatro fundamentais: processo de suplementação de bovinos de corte em sistema de integração lavoura-pecuária, instalação e condução de consórcio e rotação de cultivos alimentares para a agricultura familiar (Roça Sustentável), novas opções para cultivo safrinha em áreas consolidadas de cultivo de grãos e fibras e a participação da Embrapa no Agrobalsas 2025”.

Palestras

O conhecimento técnico e científico da Embrapa foi destaque no Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar, com palestras de pesquisadores da Empresa, que atraíram produtores, técnicos, professores e estudantes. O evento reforçou a importância de conectar conhecimento, pesquisa, produção e políticas públicas para transformar a realidade rural da região. Durante o workshop, foram apresentadas tecnologias e estratégias para o fortalecimento da produção rural: Cultivares de feijão-caupi da Embrapa (Rui Gomes | Embrapa Amazônia Oriental); Consórcio rotacionado para agricultura familiar (Carlos Santiago | Embrapa Maranhão); Rede Reniva – Estratégias para produção de material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Hermínio Souza Rocha | Embrapa Pesca e Aquicultura com atuação anterior na Embrapa Mandioca e Fruticultura); Tecnologias de saneamento básico rural (João Batista Zonta | Embrapa Maranhão); Cultivo de gergelim no cerrado como opção de safrinha (João Henrique Zonta | Embrapa Algodão); Sorgo granífero: oportunidades e uso para composição dos sistemas de produção no Matopiba (Flávio Tardin | Embrapa Milho e Sorgo); e ILP Matopiba: parceria Fazenda Graziele e Embrapa para desenvolvimento de um modelo sustentável (Joaquim Costa e Marco Bomfim | Embrapa Maranhão e Ygor Portela | Agromantova / Fazenda Graziele). Especialistas da Embrapa também participaram do Painel – Agricultura Regenerativa e Sustentabilidade com as palestras: Agricultura regenerativa e de baixo carbono: caminhos para a tropicalização sustentável para produção agrícola (Ana Paula Packer | Embrapa Meio Ambiente); Biotecnologia visando à regeneração ambiental (Adilson de Oliveira Júnior | Embrapa Soja); e Composição química e qualidade da soja no Brasil (Marcelo Álvares  | Embrapa Soja).

Vitrine Tecnológica

Complementando o conteúdo técnico, a grande atração de público foi a Vitrine de Tecnologias, que mostrou, em campo, tecnologias e 44 cultivares (algodão, amendoim, arroz, feijão-caupi, gergelim, mandioca, milheto, sorgo, soja, capim, mandioca etc) da Embrapa. Os visitantes puderam observar de perto a aplicação das tecnologias, interagir com os especialistas e tirar dúvidas. Confira as cultivares expostas: Algodão BRS Verde,  Algodão BRS Rubi, Algodão BRS Jade, Amendoim BR-1, Amendoim BRS 421, Amendoim BRS 423, Arroz BRS A502, Arroz BRS A504, Feijão-caupi BRS Novaera, Feijão-caupi BRS Bené, Feijão-caupi BRS Utinga, Feijão-caupi BRS Tumucumaque, Feijão-caupi BRS Aracê, Feijão-caupi BRS Natalina, Feijão-caupi BRS Pajeú, Feijão-caupi BRS Imponente, Feijão-caupi BRS Guirá, Gergelim BRS Morena, Mandioca BRS Branquinha, Mandioca BRS Jari, Mandioca BRS Tapioqueira, Milheto BRS 1502, Sorgo BRS 3002, Sorgo BRS 716, Sorgo BRS 661, Sorgo BRS 373, Soja BRS 8383 IPRO, Soja BRS 8980 IPRO, Soja  BRS 7881 IPRO, Urochloa ruziziensis ou Brachiaria ruziziensis .

Estande do Hub Matopiba

Planejado para divulgar as pesquisas em desenvolvimento e as ações de TT da Embrapa e parceiros na região do Matopiba, trouxe também exposição sobre o início da atuação da Empresa, nos anos 70, até a formação do hub, além de uma sala de realidade virtual para imersão em ambiente interativo com as principais soluções tecnológicas para a Amazônia e Cerrado maranhenses.

A Embrapa Agricultura Digital levou a plataforma de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês) da Embrapa com informações e modelos agropecuários produzidos pela Empresa acessíveis por APIs destinadas ao mercado de tecnologias em agricultura digital. Os visitantes também obtiveram detalhes sobre a API BovTrace e dois aplicativos de gestão inteligente. O Fertmóvel, laboratório móvel de fertilidade de solos desenvolvido pela Embrapa Solos para operar dentro de um furgão de 14 metros cúbicos e entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina ao cliente num prazo máximo de 15 dias, também marcou presença. A Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão foi a responsável pela demonstração. Da Embrapa Meio Ambiente veio o Auras, o primeiro inoculante bacteriano para promoção de crescimento e proteção de plantas contra a seca, desenvolvido em parceria com a empresa NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola.

O Maranhão no Matopiba

A fronteira agrícola do Matopiba é uma região consolidada e em plena expansão. Atualmente tem o maior crescimento de produção de grãos do País e, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, deve aumentar sua produção em 37% nos próximos dez anos.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades