Embrapa lança na Agrizone Plataforma de Saúde do Solo

Embrapa lança na Agrizone Plataforma de Saúde do Solo

Embrapa lança na Agrizone Plataforma de Saúde do Solo

Foi lançada nesta segunda-feira (17), na Agrizone – Casa da Agricultura Sustentável da Embrapa, durante a COP 30, em Belém (PA), a Plataforma Saúde do Solo BR: solos resilientes para sistemas agrícolas sustentáveis. A cerimônia ocorreu no Auditório 1 (acesse aqui a gravação) e marcou a apresentação oficial da tecnologia desenvolvida pela Embrapa, que reúne, pela primeira vez, informações sobre a saúde dos solos brasileiros em um ambiente digital e de acesso público.

Embrapa lança na Agrizone Plataforma de Saúde do Solo

Na abertura, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá (primeira à esquerda na foto, ao lado da pesquisadora Ieda Mendes), destacou o simbolismo de apresentar a Plataforma dentro da Agrizone. “A Agrizone é o começo de uma nova jornada. Estamos mostrando para o mundo inteiro, de forma concreta, que temos tecnologia para desenvolver uma agricultura cada vez mais resiliente às mudanças climáticas”, afirmou. Para ela, o lançamento reforça o protagonismo do Brasil como líder global em soluções sustentáveis para a agricultura e os sistemas alimentares.

A Plataforma disponibiliza dados de saúde do solo por estado e município, reunindo atualmente informações de cerca de 56 mil amostras, provenientes de 1.502 municípios de todas as regiões do País. “Essa ferramenta foi construída a partir da geoespacialização dos dados da BioAS – bioanálise de solos”, explicou a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda Mendes. O sistema permite filtros por estado, município, ano, culturas e texturas de solo, além de comparações entre diferentes culturas agrícolas. “Também gera mapas e gráficos baseados nas funções da bioanálise como ciclagem, armazenamento e suprimento de nutrientes”, acrescentou.

Saúde do solo e produtividade

Os primeiros mapas produzidos apontam que predominam no Brasil solos saudáveis ou em processo de recuperação. “Somando solos saudáveis com solos em recuperação, vemos que 66% das áreas analisadas apresentam condições muito boas de saúde e apenas 4% das amostras representam solos doentes”, afirmou Ieda. Entre os estados, o Mato Grosso lidera o número de amostras (10.905), seguido por Minas Gerais (9.680), Paraná (7.607) e Goiás (6.519). O município com maior participação foi Alto Taquari (MT), com 1.837 amostras.

A pesquisadora também destacou a forte relação entre saúde do solo e produtividade. No Mato Grosso, a integração de dados da BioAS com índices de produtividade do IBGE revelou que o aumento na proporção de solos doentes está diretamente associado à queda na produção de soja. “Cada 1% de aumento em solos doentes representa uma perda média de 3,1 kg de soja por hectare”. Em contraste, análises exclusivamente químicas não mostraram correlação com a produtividade atual, sinal de que o limite produtivo da agricultura brasileira está cada vez mais ligado à saúde biológica dos solos.

Ieda ressaltou ainda a participação dos produtores rurais na construção da ferramenta. “Temos contribuições que vão do Acre ao extremo sul do Rio Grande do Sul. Ter um trabalho publicado em revistas técnicas é muito bom, mas ver uma tecnologia sendo adotada em todo o Brasil é maravilhoso”, comemorou. Segundo ela, a expectativa é transformar a plataforma, no futuro, em um observatório nacional da saúde dos solos, capaz de fornecer relatórios detalhados por município e conectar pesquisadores, laboratórios comerciais e agricultores.

A Plataforma Saúde do Solo BR foi desenvolvida a partir dos dados gerados pela Bioanálise de Solos (BioAS), tecnologia lançada em 2020 e desenvolvida pela Embrapa Cerrados em parceira com a Embrapa Agrobiologia. O método integra indicadores biológicos (atividade enzimática), físicos (textura) e químicos (fertilidade e matéria orgânica). O banco de dados é resultado de uma parceria inovadora com 33 laboratórios comerciais de análises de solo, integrantes da Rede Embrapa e usuários da tecnologia BioAS.

Acesse aqui a Plataforma: https://saudedosolo.embrapa.gov.br/inicio 

Mais informações sobre a tecnologia BioAS, acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/6047/bioas–tecnologia-de-bioanalise-de-solo 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades