Embrapii fecha 2025 com recorde de contratos e amplia presença para todos os estados
Número de projetos ainda pode crescer nos próximos dias

Pela primeira vez em 12 anos, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) alcança a marca de 700 novos projetos contratados em um ano. A atuação confirma avanços significativos na expansão do modelo e no apoio à inovação industrial brasileira. O crescimento no número de projetos corresponde a 8,2% em relação a 2024. Até o momento, 759 empresas foram atendidas – 17% a mais que no ano passado – e R$ 1,17 bilhão foi investido em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Neste ano, a Embrapii atingiu outra marca histórica e, pela primeira vez, apoiou projetos de todos os estados brasileiros. Em setembro, a Unidade Embrapii CNPEM fechou contrato com uma empresa de Roraima, único estado da federação que faltava contratar projetos com a Embrapii. Atualmente, a organização conta com 91 Unidades Embrapii credenciadas e nove Centros de Competência, o que amplia a capacidade nacional para a execução de projetos tecnológicos de alta complexidade e o atendimento às demandas estratégicas da indústria. Em 2026, a rede vai receber mais 13 novas Unidades e três novos Centros de Competência.
Em 2025, as áreas que mais realizaram ações com a Embrapii foram Agroindústria e Alimentos e Bebidas (17%), Em número de projetos as tecnologias habilitadoras mais demandadas pelas empresas foram Inteligência Artificial (32%) e Integração de Sistemas (14%), refletindo tendências de mercado.
Para o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, a tendência é que esses números cresçam ainda mais. “Outubro, novembro e dezembro são os meses em que mais contratamos projetos com as empresas. A nossa expectativa é que, após consolidar esses números, cheguemos a 750 projetos em 2025”, afirmou Prata.
Com mais um ano de conquistas expressivas, a Embrapii fortalece seu papel em impulsionar a inovação industrial, conectar pesquisa e mercado e ampliar a competitividade tecnológica do país.
Sobre os Centros de Competência Embrapii
Os Centros de Competência Embrapii têm como objetivo conduzir pesquisas de alto impacto e preparar talentos para liderar a indústria do futuro. Esta rede reúne instituições de excelência com comprovada capacidade técnica e científica, capital humano altamente qualificado e infraestrutura de ponta atuando na fronteira do conhecimento – áreas estratégicas que ainda demandam intensa pesquisa para gerar novas competências e apoiar o desenvolvimento industrial do país.
Além de pesquisa de ponta, os Centros são grandes impulsionadores de startups deep tech, acelerando novos modelos de negócio e levando soluções inovadoras da pesquisa científica para o mercado. Um ecossistema único, que conecta ciência, tecnologia e indústria para transformar desafios em oportunidades para o Brasil.
A Embrapii conta com nove Centros de Competência credenciados: Terapias Avançadas; Tecnologias Quânticas; Segurança Cibernética; Conectividade 5G e 6G; Plataformas de Hardwares Inteligentes; Agricultura Digital; Smart Grid e Eletromobilidade Elétrica; Open RAN e Tecnologias Imersivas.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.
A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).






