Empresa catarinense se firma entre as três maiores fornecedoras de palhetas automotivas do Brasil
Autoimpact opera a maior linha da América do Sul e cresce 80% em faturamento desde 2022 com investimento em qualidade, tecnologia e logística
Em um mercado historicamente dominado por multinacionais, uma empresa de Santa Catarina, vem conquistando espaço e se consolidando como uma das principais forças do setor automotivo.
A Autoimpact, especializada em palhetas limpadoras de para-brisa, alcançou a impressionante marca de estar entre as três maiores fornecedoras do país, juntamente com Bosch e Dyna, segundo a Exame, a maior revista de negócios do país.
A especialização no setor e o investimento em qualidade e tecnologia fizeram o faturamento da empresa aumentar em 80% desde 2022, superando o ritmo de expansão de muitas empresas da área. Esse crescimento acelerado chamou a atenção do mercado e a Autoimpact foi selecionada duas vezes consecutivas (2024 e 2025) para o ranking EXAME Negócios em Expansão.
Com 17 anos de trajetória, a empresa catarinense detém a maior linha de palhetas da América do Sul, atendendo 99% da frota nacional e importada. Além de oferecer produtos para veículos de passeios, também atende veículos de carga pesada como ônibus, caminhões, maquinários agrícolas e da construção civil.
“Desde o início da operação, entendemos que as palhetas são essenciais para a visibilidade e segurança do condutor e dos ocupantes do veículo. E, pensando desta forma, entregamos diferenciais importantes quanto a qualidade do produto, performance e durabilidade que pode chegar a até 20% no intervalo médio de substituição, diferencial especialmente valorizado por empresas de transporte e agronegócio”, explica Leonardo Salomé, fundador e CEO da empresa.
Olhar 360º
Esse crescimento exponencial se sustenta sobre três pilares: qualidade, atendimento com suporte técnico e logística de alta performance. A empresa conta com o desenvolvimento e lançamentos contínuos de produtos, inclusive para modelos elétricos, híbridos e veículos recém-lançados e, ainda, investimento constante em suporte didático e capacitação de distribuidores e lojistas, fortalecendo a presença da Autoimpact no mercado.
A Autoimpact também se destaca em um dos maiores desafios para distribuidores e varejistas: as operações logísticas. Com uma malha de distribuição otimizada e altamente eficiente, a empresa atende todo o território nacional com agilidade e, em muitas regiões, os pedidos realizados chegam ao destino no dia seguinte.
“Isso significa que o nosso cliente sabe exatamente quando o produto vai chegar, o que nos permite operar com precisão e rapidez. A confiança que o distribuidor deposita na Autoimpact é fruto de uma cadeia bem estruturada e uma equipe dedicada em cada etapa do processo logístico, garantindo eficiência e previsibilidade”, explica o analista de logística, Mikael Carvalho.
Com esse olhar 360º, que vai da fábrica ao ponto de venda, a Autoimpact já mira a expansão para o mercado latino-americano.