Por causa do coronavírus, governo e sociedade civil têm adotado medidas de prevenção ao contágio da doença, que incluem bons hábitos de higiene, como sempre manter as mãos limpas (com água e sabão ou uso de álcool em gel), cobrir a boca ao tossir ou espirrar e manter distância mínima de dois metros de quem estiver tossindo ou espirrando.
Tais cuidados são reforçados para ambientes com aglomeração de pessoas, como em transporte público, escolas e comércio em geral. Nesse sentido a internet se torna uma grande aliada na manutenção da rotina de trabalho das empresas, que podem adotar o sistema “home-office”, e no funcionamento de serviços ligados à alimentação, como do segmento food, que pode adquirir produtos do Ceasa pela internet.
No ar desde o mês de dezembro passado, a página de vendas on-line de produtos agrícolas por atacado do Ceasa São Paulo tem como objetivo simplificar a compra e venda entre comerciantes e consumidores do segmento FLV (frutas, legumes e verduras). Ao mesmo tempo, a plataforma leva inovação e a conexão proposta pela tecnologia em rede para a companhia que há mais de 50 anos possibilita que a produção do campo alcance a população com regularidade e qualidade.
A plataforma, desenvolvida e administrada pela CV Market Place, conta com mais de 5 mil produtos cadastrados, dos quais cerca de 200 já estão disponíveis para a comercialização com o selo de qualidade do maior centro de distribuição hortifruti da América Latina.
O sistema pode receber, a qualquer momento, novos fornecedores para completar o mix e tem potencial para atender a toda a cadeia que opera no Ceasa, composta por cerca de 2, 8 mil permissionários.
O Ceasa SP recebe diariamente 50 mil pessoas, entre consumidores e compradores de redes atacadistas. “A plataforma nasceu com o objetivo de oferecer mais um canal de compra e venda dos produtos FLV do Ceasa e neste momento surge como uma opção para os consumidores diante das orientações do Ministério da Saúde, especialmente ao evitar aglomerações. Muitas empresas estão adotando o sistema home-office e até o sistema de saúde, com a chamada telemedicina, tem usado a internet para evitar a disseminação da doença.
A Feira do Ceasa online é mais uma inovação que pode ajudar neste momento e permitir o abastecimento de mercados, restaurantes, padarias, bares e redes delivery, sem que haja a necessidade do contato físico”, comenta Wander Paes, CEO da CV Market Place.
Para quem compra a lista de benefícios é extensa. Entre os principais atrativos estão a economia de tempo e dinheiro, acesso a um amplo catálogo de produtos agrícolas, segurança e comodidade no momento de compra, além de entrega rápida e com qualidade. A entrega, aliás, é um dos grandes destaques do serviço. Com logística especializada, instalada dentro do Ceasa, a CV Market Place garante entrega dos pedidos em até 48 horas, com descontos para entrega noturna.
Compra e venda on-line
Os fornecedores podem se cadastrar diretamente pela plataforma e, posteriormente, recebem treinamento e suporte para a operação em todas as etapas no processo, desde a formalização contratual, cadastro de produtos, gerenciamento, abastecimento e acompanhamento das entregas até o destino final.
“Os comerciantes terão mais um canal de venda, além da possibilidade de conquistar novos públicos e mercados com a exposição dos seus produtos, atualização de preços e estoque online. Já os consumidores terão a comodidade e o custo-benefício com transporte, além de economia do tempo e garantia da entrega com qualidade dos produtos adquiridos. A qualidade dos produtos do Ceasa é a grande marca. Não à toa consumidores de muitas regiões se deslocam até a central para abastecer seus comércios”, explica Paes. “O desafio de articular toda a cadeia de valor do setor FLV está agora à disposição do mercado atacadista e do público consumidor que deseja produtos com qualidade, direto dos produtores”, acrescenta.
De acordo com ele, a oferta de produtos cresce a cada dia. “É um modelo muito novo, especialmente para os permissionários que trabalham no Ceasa. Eles já estão comprovando os benefícios da venda on-line e dia a dia aumentando o mix de produtos para comercialização. O público também está se acostumando com a oferta desse serviço e realizando as primeiras compras”, diz Paes.
Daniel Malaman Shimizu, permissionário do Ceasa e seller na plataforma, acredita que o novo canal de negócios facilitará a comunicação entre o comprador varejista e a Central de Abastecimento. “Finalmente a tecnologia está chegando ao mundo FLV e estamos muito otimistas. Claro, no primeiro momento ficamos apreensivos, mas não podemos perder as oportunidades que a internet proporciona. Este é um modelo disruptivo e que vai colaborar com toda a cadeia que envolve o produtor, os permissionários do Ceasa e o comprador varejista e o consumidor final, que desfrutará de produtos frescos a todo momento. Prevejo que num futuro breve teremos um aumento da demanda, que será repassada aos produtores”, analisa Shimizu.
Inicialmente, o serviço contemplará entrega nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Acesse > https://feiradoceasa.com.br