Enaex 2025 discute as novas fronteiras do AgroTech

Em um cenário de pressões ambientais, novas exigências regulatórias e reconfiguração das cadeias produtivas globais, a inovação tecnológica e o uso de dados vêm transformando o agronegócio brasileiro e ampliando sua competitividade no mercado internacional. “AgroTech e Comércio Exterior: Novas Fronteiras da Competitividade”, é o tema do painel de debates que será realizado HOJE, quarta-feira (12), das 16h30 às 17h30, no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Expo Rio, no Centro do Rio de Janeiro, com transmissão pelo YouTube.
O painel AgroTech reflete o papel estratégico do agronegócio na economia brasileira e a importância da tecnologia e da sustentabilidade como pilares da competitividade no comércio exterior, e contará com a participação de Pedro Terêncio, diretor executivo do Grupo Campanelli; Inacio Modesto Filho, diretor-técnico do Grupo Bom Futuro; e Leonardo Alvarenga, CEO do SNA Startup Hub (SNASH). A moderação será conduzida por Antonio Mello Alvarenga, Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).
Realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o Enaex chega à sua 43ª edição como um dos mais importantes fóruns da América do Sul voltados à integração do Brasil às cadeias globais de valor. A edição de 2025 será marcada por uma conferência abrangente e estratégica, projetada para fomentar o conhecimento, a análise crítica e a troca de experiências. O evento contará com três frentes de destaque: a Plenária Principal, com vozes influentes da academia, do mercado e do setor público; o Centro AEB de Capacitação, oferecendo aulas gratuitas; e a Arena Enaex, um palco dinâmico para workshops, lançamentos e diversos eventos corporativos.
O presidente do Conselho de Administração da AEB, Arthur Pimentel, pontua que o Enaex realiza-se em um cenário global de crescentes tensões políticas, com aumento de barreiras e incertezas que representam riscos significativos para as perspectivas do comércio mundial e a atividade industrial. É precisamente neste contexto, segundo Pimentel, que a AEB decidiu focar na reindustrialização.
“Vemos essa conjuntura como uma oportunidade singular para que representantes do governo e da iniciativa privada debatam o futuro do comércio internacional e do próprio comércio exterior brasileiro sob uma ótica renovada de inovação e sustentabilidade. Isso inclui o impulso a novas tecnologias, como a inteligência artificial, e a transição para fontes renováveis, adaptando-nos às novas demandas mundiais em meio a crises e incertezas”, ressalta o presidente do Conselho.
Na programação da Plenária Principal do Enaex 2025, estão painéis sobre temas cruciais como a Reforma Tributária e seus impactos; A transição climática nas relações comerciais internacionais; Como a Inteligência Artificial está redefinindo o comércio mundial; Como preservar mercados internacionais e conquistar novos mercados num mundo em instabilidade geopolítica?; e Iniciativas para aperfeiçoar e fortalecer o sistema de financiamentos às exportações.
aqueles que não puderem comparecer presencialmente, o Enaex será transmitido ao vivo pelo canal da AEB no YouTube.
Serviço
- 43ª Enaex
- Data: 12 e 13 de 2025
- Local: Expo Rio – R. Beatriz Larragoiti Lucas, S/N – Cidade Nova, Rio de Janeiro
- Transmissão ao vivo: YouTube
Inscrições: site oficial






