Entenda como o uso da irrigação pode ajudar a triplicar o valor do preço da terra de propriedades rurais

Entenda como o uso da irrigação pode ajudar a triplicar o valor do preço da terra de propriedades rurais

Aumento da produtividade e a existência de uma infraestrutura qualificada valorizam o preço das propriedades para a compra e arrendamento de terras

Entenda como o uso da irrigação pode ajudar a triplicar o valor do preço da terra de propriedades rurais

Utilizar a irrigação pode aumentar a produtividade e a eficiência dos agricultores, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Mas para além disso, os ganhos podem ser ainda maiores. Segundo especialistas do setor, a existência de um projeto de irrigação pode inclusive valorizar o próprio preço da terra, com o valor do hectare de terra podendo ser pelo menos três vezes maior do que uma propriedade que não possui a tecnologia.

“A irrigação oferece uma valorização tanto para a venda quanto para o arrendamento da terra por conta da infraestrutura que a propriedade oferece. A instalação de um projeto de irrigação é complexa, porque envolve a presença de uma outorga de uso da água, disponibilidade de energia elétrica e a existência de toda uma estrutura, então isso oferece valor agregado para a produção. Hoje já podemos perceber que existe uma procura ativa por propriedades rurais que ofereçam essa tecnologia, inclusive com a existência de condomínios de irrigação em alguns locais”, destaca Cristiano Trevizam, diretor comercial da Lindsay, líder mundial em irrigação para o agronegócio.

Segundo ele, projetos de irrigação bem desenvolvidos podem aumentar a produtividade das lavouras ultrapassando uma média de 30% e permitem que os produtores possam realizar até três safras ao ano, permitindo a diversificação de culturas, o que colabora para aumentar a própria rentabilidade do produtor. “Com mais eficiência, é possível produzir mais com um espaço menor, o que faz com que o produtor não precise avançar sobre novas áreas e possa manter e preservar áreas de proteção”, afirma.

Os projetos de irrigação podem ser realizados para pequenas propriedades, com até 15 hectares, até grandes fazendas, com mais de 300 hectares, segundo Cristiano.

“Tanto para os pequenos quanto para os médios e grandes produtores, a irrigação oferece mais segurança para a lavoura, já que o agricultor não fica exposto às instabilidades climáticas, como a irregularidade dos períodos de chuvas e longos períodos de seca. Ela funciona como uma espécie de seguro para o produtor rural quando a chuva não vem e, com a utilização da tecnologia, também proporciona a melhor utilização dos recursos hídricos”, ressalta o executivo.

A utilização da tecnologia também permite que o agricultor possa controlar os níveis de água, realizar automações do equipamento, verificar todas as características do solo e fatores climáticos e possa tomar as melhores decisões para o seu cultivo. O resultado é um produto de muito mais qualidade. “Se a planta recebeu a quantidade de água ideal no tempo certo ela vai crescer de maneira mais consistente e o resultado será um produto de muito mais qualidade, que se diferencia no mercado. Toda a eficiência da produção é beneficiada com a utilização correta desses recursos”, finaliza o executivo.

Acesse: https://www.lindsay.com/lam/pt/

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades