Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono

A sustentabilidade é uma preocupação global e tem influenciado comportamentos de empresas e consumidores. É crescente a exigência, por parte de governos, investidores e da sociedade em geral, pela redução de impactos ambientais, favorecendo o desenvolvimento da economia circular e da bioeconomia dois pilares importantes do processo de descarbonização global. Neste contexto, especialistas do painel Geopolítica e Sustentabilidade, do 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), a ser realizado no dia 5 de agosto, em formato híbrido, avaliarão como o Brasil pode se posicionar em meio à transição para uma economia de baixo carbono, e qual será a participação do agronegócio em um momento de valorização de ativos ambientais. O evento é promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e pela B3, a bolsa do Brasil, e as inscrições podem ser feitas no site oficial.

O painel terá a palestra do embaixador Roberto Azêvedo, sócio da YvY Capital e consultor da ABAG, que versará sobre o cenário geopolítico e seus efeitos nas relações comerciais e no agronegócio brasileiro. Entre os debatedores estarão Ingo Plögler (vice-presidente da ABAG), Renata Bueno Miranda (secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA) e Ricardo Santin (presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA). A moderação é do jornalista William Waack.

Durante o painel, os debatedores trarão sua análise sobre as oportunidades com a bioeconomia, um mercado que movimenta cerca de 22 trilhões de euros e responde por 22 milhões de empregos, segundo estimativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e como gerar uma cooperação entre os países em torno do tema sustentabilidade, na atual conjuntura de conflitos armados e forte presença e dependência dos combustíveis fósseis nos mercados globais.

Com o tema central Biocompetitividade, o CBA 2024 terá ainda o painel Clube Fragmentado: O Brasil será Associado?, a mesa redonda Competitividade e Oportunidades e a palestra inaugural sobre biocompetitividade será ministrada por Nelson Ferreira (sócio-sênior e Líder Global de Agricultura da Mckinsey & Company).

Durante o evento, a ABAG prestará homenagem ao ex-Ministro da Agricultura, Marcos Montes, que receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio. O Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade será entregue ao professor Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e diretor do CCARBON (Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical).

Considerado um dos mais importantes do setor no país, o Congresso Brasileiro do Agronegócio reúne, anualmente, autoridades, especialistas e empresários para discutir as pautas mais urgentes e relevantes para o desenvolvimento sustentável do agro nacional, norteando tendências e caminhos que proporcionem mais competitividade, produtividade e rentabilidade em todos os elos da cadeia.

Serviço:

23º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
Tema: Biocompetitividade
Data: 5 de agosto de 2024
Horário: das 9h às às 18h
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
Informações e inscrições: https://congressoabag.com.br/

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!