Estado de São Paulo avança no Plano de Logística e Investimentos com articulação interinstitucional 

Estado de São Paulo avança no Plano de Logística e Investimentos com articulação interinstitucional 

Reuniões técnicas com órgãos estratégicos e instituições parceiras consolidam a construção de um planejamento logístico de longo prazo para o estado 

Estado de São Paulo avança no Plano de Logística e Investimentos com articulação interinstitucional 

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, promoveu uma intensa agenda de reuniões técnicas com órgãos estratégicos do Governo do Estado de São Paulo e instituições parceiras durante a segunda quinzena de março. Os encontros fazem parte do processo de estruturação do Plano de Logística e Investimentos (PLI), uma iniciativa que visa orientar os investimentos públicos e privados em infraestrutura logística até 2050.

Coordenado pela Subsecretaria de Logística e Transportes, com apoio técnico do Consórcio Transplan-Concremat, o PLI tem como foco a diversificação da matriz de transportes, a redução das desigualdades regionais, o aumento da eficiência logística e a sustentabilidade econômica, social e ambiental do Estado.

“Estamos estruturando um plano estratégico com horizonte até 2050, que reflete a responsabilidade de pensar a infraestrutura logística de São Paulo com visão de longo prazo, integração e sustentabilidade. Nosso objetivo é construir uma carteira de projetos que dialogue com os princípios da equidade regional, eficiência econômica e respeito ao meio ambiente. A articulação interinstitucional é essencial para garantir que o PLI represente, de fato, as prioridades e as vocações do território paulista”, destacou Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes da SEMIL.

Durante o ciclo de reuniões, ocorrido entre os dias 17 e 21 de março, foram abordadas diretrizes, dados estratégicos e oportunidades de integração nos diferentes modais de transporte. O objetivo dessas reuniões também foi garantir que o plano contemple todo o conhecimento e os planos já desenvolvidos anteriormente.

Entre as principais agendas realizadas, a equipe técnica da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) compartilhou dados sobre concessões rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias e de transporte coletivo, além de detalhar metodologias para cálculo de níveis de serviço e critérios contratuais de ampliação. A Companhia Paulista de Parcerias (CPP), por sua vez, discutiu os projetos em andamento no Estado, especialmente no modal ferroviário, incluindo concessões da CPTM, Trens Intercidades (TICs) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), destacando a importância da governança intersecretarial para garantir sinergia entre programas e estudos em curso.

Em reunião virtual com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), foi apresentado o plano de trabalho do projeto de desenvolvimento da Hidrovia Tietê-Paraná, que será executado em parceria com a Subsecretaria de Logística e Transportes. A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) abordou os planos de expansão do sistema metroferroviário e as dificuldades de financiamento, reforçando a complementariedade entre o PLI e os planos setoriais existentes, com foco na integração entre transporte de passageiros e cargas nas regiões do interior. Já a Subsecretaria de Meio Ambiente destacou o alinhamento entre o PLI e o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-SP), demonstrando como a RedeZEE-SP pode apoiar as análises territoriais e os estudos de impacto ambiental dos projetos de logística.

As reuniões consolidam a etapa de articulação institucional do PLI e reforçam o compromisso do Governo do Estado em conduzir um planejamento de longo prazo, baseado em dados, integração setorial e diálogo com especialistas e órgãos técnicos.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades