Fábrica da Eternit em Caucaia completa um ano com capacidade máxima e planos de expansão

Fábrica da Eternit em Caucaia completa um ano com capacidade máxima e planos de expansão

Com alta demanda na região, unidade já comercializa a totalidade de sua produção

Fábrica da Eternit em Caucaia completa um ano com capacidade máxima e planos de expansão

A fábrica de produção de telhas de fibrocimento da Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – em Caucaia, no Ceará, completou um ano de operação, alcançando sua capacidade máxima de produção. A marca, alcançada em junho de 2024, apenas três meses após a inauguração oficial da unidade, tem atendido à crescente demanda da região, resultando na comercialização integral da produção. O desempenho da planta representa um avanço expressivo no ganho de mercado da companhia, que vê no Nordeste uma região estratégica para sua expansão. Diante da alta demanda, a Eternit avalia a construção de uma segunda linha de produção de fibrocimento nos próximos anos, o que pode dobrar a capacidade instalada da unidade.

“A chegada da Eternit preencheu uma lacuna importante, sobretudo no Ceará que, ao contrário de outros estados da região, não contava com fabricantes locais de fibrocimento. O produto era pouco competitivo frente às telhas de barro, devido aos altos custos logísticos, pensando em vendas acima de 500 km. Com a presença da fábrica, ele ganhou competitividade e presença regional. Outro ponto é a qualidade. Nossa fábrica é bastante moderna e conta com o que tem de mais avançado em tecnologia. As telhas hoje produzidas na unidade têm um alto nível de excelência dentro do fibrocimento, o que também foi um fator determinante para o crescimento de mercado”, destaca o atual presidente da Eternit, Rodrigo Inácio.

Com um investimento de R$ 187 milhões, a planta de Caucaia foi projetada para ser uma fábrica modelo em sustentabilidade. Um de seus destaques é o sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais, que atualmente representa cerca de 10% do volume utilizado na unidade durante os meses de chuva.

Gerando atualmente 120 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos, a companhia contou com parcerias importantes para formação de mão de obra local. Em 2023, um curso técnico desenvolvido em parceria com o IFCE (Instituto Federal do Ceará) foi fundamental para preparar operadores de máquinas, sendo responsável por cerca de 50% do atual quadro efetivo da fábrica. Outras colaborações seguem ativas com o IFCE e a Escola Estadual Profissionalizante Walter Ramos de Araújo, voltadas à contratação de aprendizes, estagiários e efetivos.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades