Pesquisar
Close this search box.

Fabricantes reforçam linhas de gruas com mais versatilidade e produtividade

De uso muito comum na construção civil, indústria, logística e infraestrutura, os guindastes são fundamentais para otimizar recursos físicos e financeiros nas aplicações que envolvem içamento de cargas e movimentação de objetos pesados.

A aplicação deste equipamento garante a movimentação de cargas de maneira vertical e horizontal, além de assegurar eficiência e produtividade em canteiros de obras.

Geralmente, os modelos são desmontáveis e compostos por uma estrutura de duas extremidades, na qual uma delas possui pinça elevatória descendente ou ascendente e na outra, tem o contrapeso, que estabiliza o conjunto da peça.

Mas para extrair a melhor capacidade do equipamento em função do plano de trabalho, é preciso conhecer os diferenciais de cada marca e tipo de grua.

Neste comparativo, a EaeMáquinas apresenta quatro opções de guindastes do tipo ‘todo terreno’ reconhecidos por sua capacidade de trabalho, design e conforto ao operador.

MANITOWOC GMK4100L-1

Acesso a locais mais estreitos e possibilidade de manobras são as principais vantagens do equipamento. A Manitowoc Grove GMK4100L-1 tem 100 toneladas de capacidade, possui quatro eixos e faz parte da nova geração de gruas táxi (transporte em estrada) da Grove.

Segundo a fabricante, o equipamento apresenta as melhores tabelas de carga na sua categoria, além de design compacto. A Grove informa foi a primeira empresa a produzir uma grua de 100 toneladas de capacidade em quatro eixos, quando apresentou o GMK4100L.

O modelo oferece as melhores tabelas de carga nesta categoria na sua configuração de contrapeso máximo e também na sua configuração mais comum de táxi com um peso de menos de 12 toneladas por eixo (um limite de carga de eixo comum em muitos países).

Em comparação com o modelo GMK4100L, a nova GMK4100L-1 oferece tabelas de carga 6,9% melhores no geral na sua configuração de contrapeso máximo de 26,2 toneladas. Na configuração de táxi com um contrapeso de 6,7 toneladas, o GMK4100L-1 apresenta uma melhoria de desempenho de 9,3%. Mesmo quando operado com o contrapeso máximo para estrada de 19,9 toneladas para até 16,5 toneladas por eixo, a grua estabelece um novo marco na sua categoria.

Segundo a Manitowoc, entre os benefícios do equipamento está o contrapeso completamente removível da grua, que reduz o peso bruto do veículo da grua básica para o nível mais baixo da categoria de quatro eixos numa máquina de 100 toneladas com lança de 60 metros.

Aumentando o alcance geral da grua está um jib articulado telescópico de 18 metros que pode ser prolongado com uma extensão da lança de 8 metros para um comprimento de jib total de 26 metros. O jib articulado telescópico oferece um melhor deslocamento entre 0 e os 45 graus.

Para Jens Ennen, vice-presidente sênior da Manitowoc, o equipamento é resultado de melhorias e inovações desenvolvidas na fábrica de Wilhelmshaven na Alemanha, onde a grua é fabricada. “Nós concentramo-nos em trazer maior fiabilidade, retorno sobre o investimento, facilidade de transporte, de uso e capacidade para esta grua”, afirmou.

“Com tabelas de carga e especificações líderes na categoria, a nova GMK4100L-1 é uma grua altamente móvel adequada para uso em locais de trabalho em todo mundo. A GMK4100L excedeu as nossas expectativas em relação ao desempenho e fiabilidade , assim esperamos que a GMK4100L-1 mantenha esta tradição”, completou o executivo.

A GMK4100L-1 é mais compacta do que a sua antecessora, o que facilita ainda mais o seu acesso em locais de trabalho estreitos. Com pneus de 14 polegadas, a grua apresenta uma largura de 2,55 metros contra 2,75 metros da GMK4100L. No geral, também é 0,5 m mais curta, tornando-o mais fácil de manobrar em locais de trabalho congestionados.

A GMK4100L-1 é acionada por um único motor, o que reduz o peso da grua permitindo que carregue mais contrapeso e ofereça capacidade superior de elevação. O Tier IV Final/EUROMOT 4 Mercedes-Benz OM470LA é um motor a diesel de seis cilindros com potência nominal de 320 kW a 1700 rpm e torque máximo de 2100 Nm a 1300 rpm. O guindaste também está disponível com um motor Tier 3. O utilizador pode ainda aumentar a sua rentabilidade incluindo a função Economia de combustível no motor Tier IV Final/EUROMOT 4.

O sistema CCS (sistema de controle de grua) Manitowoc, lançado em 2016, equipa a Grove GMK4100L-1 25 e o novo modo configurador da lança da Manitowoc também chegou

para facilitar a vida do operador. O CCS que equipa de série esta máquina é uma interface fácil de usar que a Manitowoc está a incluir em todos os novos modelos de gruas. Os componentes e software de operação do CCS foram projetados, desenvolvidos e testados pelas equipas de engenharia e inovação da Manitowoc em todo mundo para garantir os padrões mais altos de confiabilidade.

O modo do configurador de lança é intuitivo e a seleção da posição ideal da lança para uma elevação específica. O operador insere os parâmetros da elevação, como raio, carga ou comprimento da lança a ser movida, e o sistema calcula a melhor configuração. Assim que o operador seleciona a opção preferida, a lança se estende automaticamente para o comprimento necessário.

A aparência da grua também foi melhorada com uma renovação que inclui nova cabine mais ergonômica. O sistema de fixação de lança Twin-Lock, modelagem de lança Megaform e suspensão ativa independente Megatrak, estão todos incluídos na nova GMK4100L-1.

TEREX RT 100US

Destinada para diversos tipos de terrenos com capacidade de 90 toneladas, o guindaste RT 100US da TEREX vem com lança de cinco sessões totalmente hidráulica, com extensão de até 47 metros, o que auxilia trabalhos pesados, como montagem e desmontagem de sondas de perfuração em regiões petrolíferas. A linha foi projetada para diferentes aplicações, graças a sua mobilidade sobre superfícies acidentadas e à velocidade operacional.

Os guindastes Terex RT 100US também trazem o sistema de controle IC-1, que oferece uma operação eficiente e intuitiva por touchscreen, para facilitar o uso, e o diagnóstico avançado para facilitar os serviços. Joysticks eletro-proporcionais, design de sistema integrado e os quatro modos de direção (duas rodas, quatro rodas, marcha de caranguejo e eixo traseiro) proporcionam  ao operador o controle preciso e a capacidade de posicionar a máquina com facilidade.

Um exemplo de performance apresentado pela marca vem do Equador. Na busca por guindastes que superem os desafios da região petroleira equatoriana, Transportes Noroccidental, comprou quatro novos guindastes deste modelo para a sua frota.

A Transportes Noroccidental optou por esse modelo específico devido à capacidade de carga do guindaste Terex RT 100US, em comparação com unidades de tamanho similar, e ao suporte de serviços responsivo recebido pela empresa por parte do distribuidor Terex do Equador.

“Possuímos diversos modelos de guindastes Terex e estamos satisfeitos com o desempenho e a durabilidade dessas máquinas”, explicou Edgar Fabian Andrade, CEO da Transportes Noroccidental.

“A Terex é uma fabricante de guindastes mundialmente reconhecida, que produz máquinas de qualidade e versáteis que ajudam nossa equipe a fazer seu trabalho. Quando precisamos de algum serviço, nosso distribuidor Trex sempre responde rapidamente, para que possamos cumprir os prazos”, prosseguiu o executivo.

A Transportes Noroccidental já enviou os quatro guindastes Terex RT 100US para as operações nos campos de petróleo e espera deles uma vida útil longa e produtiva. A lança principal de 47 metros oferece longo alcance e três opções de extensão diferentes para performance e produtividade competitiva. As três opções de telescopagem incluem o exclusivo modo de sincronização, além dos modos de força e estabilidade.

O RT 100US é rentável durante o transporte e o funcionamento. Com apenas 3 metros de largura e contrapeso removível, é possível rebocá-lo sem restrições de peso nem de largura na maioria das situações. Dispõe de quatro modos de direção, incluindo duas ou quatro rodas, diagonal e direção independente do eixo traseiro, o que facilita o posicionamento e aumenta a versatilidade na obra.

O modelo apresenta o novo sistema de controle IC-1 para RT. Construído com a tecnologia comprovada Demag e personalizado para as necessidades de operadores de guindastes fora de estrada, o sistema garante um controle preciso e suave dos movimentos de rotação e oferece aos operadores informações em tempo real para diagnósticos rápidos no campo.

O guindaste conta com um novo design ergonômico da cabine com inclinação até 18 graus e uma plataforma plana de fácil acesso, oferecendo segurança, versatilidade e conforto.

A Terex Latin America (TLA) apresentou recentemente diversas novidades no segmento de guindastes, com as marcas Terex e Demag. Uma delas foi o lançamento do guindaste Demag® AC-250 como opção robusta e versátil para trabalhos pesados. Considerado o mais compacto da categoria, o equipamento possui boas condições de manobras e direção em todos os eixos. O guindaste tem comprimento total de 14,49 metros, largura de 3 metros, direção de cinco eixos, direção independente do eixo traseiro e controle de lançamento dinâmico. É altamente manobrável e adequado para tarefas em locais de trabalho apertados.

O equipamento também conta com o inovador sistema de controle IC-1 Plus e pode até mesmo suportar cargas que normalmente são exclusivas para guindastes maiores. Entre as vantagens estão o posicionamento assimétrico das patolas, o que oferece mais possibilidade de posicionamento do guindaste, facilita o trabalho em espaços limitados e posiciona os estabilizadores de maneira independente.

Todas as capacidades estão relacionadas com o ângulo de giro, o que oferece cálculo das capacidades em tempo real e aumenta significativamente a capacidade especialmente quando posicionado sobre uma das patolas (450%).

Entre as principais aplicações dos produtos das marcas Demag e Terex estão projetos de infraestrutura, como construção de pontes e demais obras públicas. Na área de energia, também há espaço, principalmente em empreendimentos de usinas eólicas, geração de energia utilizando carvão e gás natural, construção e expansão de refinaria e ainda a construção de hidroelétricas e termoelétricas. Os guindastes da empresa também são opções para obras de construção em geral e ainda podem servir em operações de terminais portuários e ferroviários.

Toda essa versatilidade é reforçada por projetos compactos, que podem ser utilizados dentro de cidades e em locais de trabalhos estreitos. A fabricante assegura  que a redução do custo operacional no modelo AC250 é obtida por um sistema de gerenciamento inteligente para redução do consumo e apenas um motor para realizar manutenção preventiva. Com menor número de partidas a frio, a vida útil do motor é aumentada.

O equipamento da Demag possui botão de partida e parada, o que reduz o tempo de funcionamento em marcha lenta e reduz o número total de horas trabalhadas. A manutenção e demais reparos também são facilitados por pontos de manutenção centralizados, fácil acesso para verificação diária.

Em relação à segurança durante a operação, a máquina possui radar de capacidade seguro e intuitivo quando trabalhando com setup assimétrico dos estabilizadores, detecção automática dos contra pesos, o que não torna necessário selecionar a configuração dos contra pesos, apenas a confirmação do operador do guindaste.

O sistema inclui ainda um limitador da área de trabalho, o controle dinâmico de saída (hill holder function) incluindo ABS, o que ajuda o motorista em subidas.A carga útil de até 900 kg sem sobrecarregar os eixos e sem risco de multas. Ainda neste panorama, o operador é auxiliado pela indicação real de carga por eixo.

XCMG QAY100

O modelo QAY100 da XCMG faz parte da nova geração de guindastes para todo o tipo de terreno lançada pela empresa chinesa. O equipamento é baseado na série K, que já está no mercado há 10 anos, com produtos que incluem caminhões e gruas para os mais diversos usos.

A máquina adota um chassi com 4 eixos, sete seções em formato de U, cabine independente, 2 patíbulos na estrutura, 2 seções de extensão com patíbulo de 7 metros. Além disso, a estrutura conta com guinchos independentes duplos, sistema de giro de engrenagens externo, contrapeso combinado, sistema hidráulico tipo aberto e bomba principal com deslocamento variável.

O guincho principal adotado possui motor de deslocamento variável, guincho auxiliar e sistema de giro com motores de deslocamento constante. O sistema de carregamento sensível pode melhorar a eficiência de trabalho. A grua também conta com tecnologia de controle de integração computadorizada, que suporta a detecção de condição de trabalho, oferecendo mais segurança ao operador. O QAY100 ganhou novo layout,com cabine de operação equipada com console de controle de superfície. Tem uma ampla faixa de trabalho, forte capacidade de elevação e contribui para uma utilização mais segura e confiável.

O produto tem capacidade para 100 toneladas, com excelente desempenho e capacidade de condução. O equipamento recebeu sistema de usabilidade mais amigável e otimizada. O projeto contempla o eixo com sete seções no guindaste. A elevação máxima é de 3000 KN, com uma média 8,2% maior do que os concorrentes e eficiência de trabalho 15% maior. Outra característica é o chassi mais flexível, o que favorece a trafegabilidade da máquina.

Com pesquisa independente e desenvolvimento de tecnologia no controle de válvula totalmente sensível, o modelo QAY100 possui menores taxas de falha e controle suave e preciso. O desenvolvimento adotado pela XCMG trouxe mais velocidade de trabalho em superestruturas, aumento da eficiência de trabalho em 15%. A válvula proporcional elétrica adotada pode realizar multi operações com carga proporcional do sistema hidráulico, reduzindo assim o consumo de energia do sistema auxiliar em 40%, e pode rapidamente detectar a velocidade dos elementos executados. Com um controle de velocidade mais estável, a operação é mais confortável.

A estrutura do guindaste foi projetada com um cilindro único e sistema telescópico atualizado. Isso traz proteção elétrica e hidráulica, reforçando a confiabilidade do sistema telescópico de alta precisão. O dispositivo de orientação oferece ao operador mais precisão de detecção de comprimento da lança, localização precisa, elevando a taxa de sucesso telescópica. Já o controle inteligente do interruptor, não só garantiu a expansão de alta velocidade, mas também alterna sistemas de baixa velocidade suavemente quando a posição da lança está próxima.

Segurança e confiabilidade do sistema de içamento também fazem parte da estrutura da grua QAY100. A válvula de alta precisão evita impacto de pressão no processo de trabalho, elimina o problema de instabilidade na queda de alta temperatura e ainda melhora significativamente a confiabilidade da operação de içamento.

Por sua vez, a tecnologia de combinação de potência máxima do motor, fornece proteção contra sobrecarga, economizando combustível e colaborando para a elevação da vida útil do equipamento. Com o impacto menor, o ciclo do motor conta com a ajustes no torque, que operado com suavidade, garante o tempo de marcha lenta quando içado. O deslocamento da bomba ajustada de acordo com a velocidade do motor pode efetivamente reduzir a perda de energia em carga leve.

O controle em tempo real do radiador oferece eficiência energética 30% superior. Isso ocorre por meio de controle hidráulico inteligente, estruturado com sistema de refrigeração independente. O controle acaba sendo realizado em tempo real, otimizando o núcleo do radiador, oferecendo mais desempenho e menos consumo.

O guindaste conta ainda com eixos flexíveis, que permitem diversos modos de direção, com raios amplos e dirigibilidade ampla. Este aspecto favorece usos em diferentes condições de trabalho. Sistema de freio a disco com proteção térmica oferece ampla vida útil e fácil manutenção do equipamento. Com uma frenagem mais confiável, a estabilidade do conjunto também fica garantida.

Com novo design, o guindaste da XCMG possui ergonomia, que a torna mais amigável para os operadores. A suspensão pneumática melhora a forma de utilização da máquina e somada à cabine de baixo ruído, contribui para uma maior sensação de conforto, mesmo em atividades mais pesadas. Além disso, a cabine recebeu nova superfície de alumínio e a porta da cabine conta com materiais novos, o que assegura um peso até 30%.

Com fábrica instalada desde 2012 na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, a XCMG é maior exportadora chinesa de máquinas de construção.

A companhia olha com atenção para os mercados das regiões Norte e Nordeste do país. E o desejo de ocupar maiores espaços no nessa região já está se refletindo no portfólio da empresa. De olho no provável novo ciclo de investimentos em obras de saneamento básico na Região Norte, a XCMG deverá lançar em 2019, dentre outros produtos, uma nova linha de máquinas perfuratrizes particularmente adequadas às características geofísicas da Amazônia.

TADANO FAUN ATF-100-4.1 & ATF-120-5.1

Os novos lançamentos da Tadano Faun possuem capacidade de 100 e 120 toneladas, respectivamente, e são opções polivalentes para aplicação em trabalhos pesados como mineração, setor de óleo e gás, siderurgia, construção civil e infraestrutura.

Os dois equipamentos têm em comum uma nova lança principal de 60 metros de comprimento totalmente estendida.

Na faixa de transição dos guindastes de quatro e cinco eixos, o ATF-100-4.1 e o ATF-120-5.1 demonstram maior raio e mais capacidade de içamento e atendem uma grande gama de aplicações. Ambos podem ser montados e utilizados em diversas condições, com contrapeso completo ou parcial e inclusive trafegar dentro do site de trabalho com a lança abaixada.

Mesmo com contrapeso completo é possível realizar o giro dentro da largura na base dos estabilizadores, de forma que se torna possível planejar serviços de maneira otimizada, mesmo em espaços confinados. Com um sistema seguro de monitoramento assimétrico da largura das patolas, monitoramento das funções de içamento, monitoramento do giro, a máquina automaticamente cria áreas de trabalho que aumentam o desempenho de içamento em diferentes ângulos de trabalho, raios e alturas.

Outra inovação dos equipamentos é o dispositivo de segurança denominado “Lift Adjuster”, no qual durante o içamento de cargas pesadas, evita a desestabilização e o balanço das cargas, reduzindo assim o risco de acidentes. Com essa tecnologia embarcada nestes guindastes, a subida da carga é feita de maneira completamente vertical e suave.

Entre outras características de conforto ao operador estão o banco ergonômico, feito pela Recaro, com suporte integrado, menos fadiga durante a condução de longa distância, visor multifuncional, seleção rápida de informações por tela sensível ao toque, botões rotativos e cama integrada, que auxilia o descanso nos períodos de pausa nas operações.

Além disso, os guindastes contam com acesso confortável em ambos os lados, mesmo se o guindaste estiver apoiado por estabilizadores. O controle do estabilizador funciona diretamente no guindaste e isso evita acidentes graças ao sistema de sustentação que se prolongam sempre dentro da visibilidade do condutor.

As cabines possuem ampla área de vidro que oferecem ao operador de guindaste a melhor visão geral possível. Para proporcionar uma visibilidade confortável diretamente para cima, o assento e os controles podem ser inclinados, o que permite a saída segura em emergências e a melhor visibilidade em alturas elevadas. O conforto também é garantido por meio de temperaturas confortáveis, com ar-condicionado, aberturas de janelas dianteiras e traseiras, além de aquecedores auxiliares e motorizados garantem o conforto do ambiente de trabalho a qualquer hora do dia e do ano.

Em caso de situações mais exigentes, o operador do guindaste pode operar todas as funções através de um controle remoto via rádio – com segurança e confortavelmente no local, mantendo a atenção na carga, em todos os momentos.

O sistema de controle do guindaste AML-F oferece altíssima segurança e eficiência em todas as suas operações. O dispositivo aciona a operação imediatamente após a interrupção do trabalho, principalmente em situações de ajustes na carga.

A máquina tem entre suas funcionalidades uma tela principal operável por toque, botões ou botão rotativo. Essas tecnologias operacionais ajudam na acessibilidade dos operadores de guindastes.

O sistema do equipamento reúne ainda uma função de memória com três perfis que adaptam às características de operação preferida e à sensibilidade das alavancas de controle. Mensagens de erros e notas operacionais são exibidas em texto simples e com cores expressivas e a tela de inicialização do controle do guindaste.

Por sua vez, os guindastes ATF-100-4.1 e ATF-120-5.1 também apresentam vantagens como o grande ângulo de içamento (84.7°) e menor raio de carga. Isso é benéfico para o içamento de cargas próximas ao guindaste quando o trabalho é mais apertado no canteiro de obras.

 A versão ATF-100-4.1 possui um novo modelo de lança principal, alcançando capacidades de levantamento em até 100% para raios individuais. Já o ATF-120-5.1 é um dos mais potentes guindastes de sua categoria para raios entre 16 metros e 56 metros.

O ATF-100-4.1 conta com quatro eixos otimizados e oferece boas condições de manobras, facilitando assim seu uso em espaços reduzidos. Com um conceito de cinco eixos, o ATF-120-5.1 exibe força e consegue realizar rotas mais difíceis de trabalho pesado.

A fabricante observa que os dois equipamentos oferecem menos carga por eixo, o que facilita o transporte por estradas e pontes. O caminho para os locais de trabalho pode ser feito com menos custos e com jornadas mais reduzidas. De acordo com a Tadano, com um peso total de menos de 48 toneladas, é possível concluir tarefas com mais rapidez.

Tradição

Marcada pela presença no Brasil desde a década de 60, a Tadano atualmente possui no País uma subsidiária que comercializa toda a linha de guindastes hidráulicos fabricados no Japão, Alemanha e Estados Unidos; e presta completo atendimento de pós-vendas, exclusivo e diferenciado, com fornecimento de peças originais de reposição, atendimento telefônico gratuito e suporte técnico com engenheiros e técnicos treinados pela própria fábrica.

O portfólio de equipamentos de içamentos da empresa conta com soluções para os mais variados tipos de aplicações de serviços pesados e ambientes severos. A companhia adota como valores fundamentais, segurança, qualidade e eficiência.

A linha dos guindastes ATs da Tadano é uma junção do expertise de engenharia Alemã com expertise técnico de gerenciamento e padrão de qualidade Japonês. A Tadano comprou a Faun em 1990, que já tinha décadas de experiência com equipamentos pesados e transportadores.

A contribuição da empresa para o sucesso de seus clientes é concentrada em três pilares:

– Segurança: Isto é o que o cliente está investindo.

– Qualidade: Isto é o que vivemos e o que entregamos ao cliente.

– Eficiência: Isto é o que o cliente pode esperar.

Sobre os novos lançamentos, a empresa observa que são máquinas supercompactas, versáteis, potentes e de alta tecnologia e performance.

O ponto central do ATF-100-4.1 é a nova lança principal de 60 m de extensão. Segundo a empresa, com ela o guindaste todo terreno alcança capacidades de içamento que estão muito à frente no ambiente competitivo – em até 100% para raios individuais.

O ágil e compacto ATF-100-4.1 pontua particularmente em estradas estreitas e em locais de construção confinados. Mesmo com 24 t de contrapeso, ele permanece estreito em 2,75 m. E com 30,4 t de contrapeso, o ATF-100-4.1 ainda tem um raio de giro de apenas 3,8 m.

Devido ao fato de que o guindaste tem a mesma superestrutura do ATF-120-5.1, os jibs (3,5 m a 31,7 m) e os contrapesos dentro da largura do veículo podem ser usados em qualquer um dos dois guindastes. Graças a um dispositivo hidráulico, uma única pessoa pode dobrar e armazenar o jib transportado ao lado da lança principal e fixá-lo por meio de uma manivela acionada do solo.

[embeddoc url=”https://eaemaq.com.br/wp-content/uploads/2020/02/FICHA-TÉCNICA-ED.102.xlsx” download=”all” viewer=”microsoft”]

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país Empresa do Grupo Freudenberg foi reconhecida no Top 4 na categoria Química
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!