Febrava 2025 aposta em treinamentos gratuitos e parcerias com instituições de ensino para superar a carência de mão de obra qualificada do setor AVACR

Febrava 2025 aposta em treinamentos gratuitos e parcerias com instituições de ensino para superar a carência de mão de obra qualificada do setor AVACR

Evento reúne iniciativas de capacitação como Fatec, Senai e grandes marcas do setor para atender à demanda de um mercado em expansão

Febrava 2025 aposta em treinamentos gratuitos e parcerias com instituições de ensino para superar a carência de mão de obra qualificada do setor AVACR

O setor de AVACR (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração) segue em crescimento no Brasil, mas enfrenta um desafio que preocupa toda a cadeia: a carência de mão de obra qualificada. Atualmente, o segmento emprega cerca de 300 mil pessoas, de forma direta e indireta, e deve alcançar um faturamento de R$ 55 bilhões em 2025, com um aumento de 13,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).

A Febrava, maior encontro do setor na América Latina, que acontece até esta sexta, 12 de setembro no São Paulo Expo, tem buscado responder a essa necessidade por meio de espaços dedicados à formação de jovens, técnicos e profissionais. Entre os destaques estão a Ilha de Formação Profissional da Fatec e a Ilha do Senai, que oferecem programação técnica e interativa ao longo de todos os dias do evento.

Para Tatiana Rassini, gestora da Febrava, a feira cumpre um papel estratégico ao abrir espaço para iniciativas de capacitação e ao aproximar jovens do mercado de trabalho, conectando educação, indústria e inovação. “Não se trata apenas de discutir tendências tecnológicas, mas de preparar o mercado para que essas soluções sejam aplicadas com qualidade. Um setor em expansão precisa de profissionais qualificados para sustentar esse crescimento de forma sólida e responsável”, complementa.

“Vivemos um momento em que a demanda cresce mais rápido do que a formação de novos profissionais. Por isso, essa parceria entre ABRAVA, Febrava, instituições de ensino profissional e empresas é fundamental para um setor que está em plena expansão no país”, destaca Leonardo Cozac, presidente da ABRAVA.

Sala de aula itinerante e apoio de grandes marcas

Febrava 2025 aposta em treinamentos gratuitos e parcerias com instituições de ensino para superar a carência de mão de obra qualificada do setor AVACR

Entre os destaques da 23ª edição, está a unidade móvel do Senai, dedicada à geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como água, vento e sol. O espaço funciona como sala de aula itinerante e utiliza kits didáticos e equipamentos comerciais, permitindo que os alunos aprendam de forma prática técnicas de geração de energia.

Na área de energia fotovoltaica, por exemplo, o estudante tem acesso direto à instalação de painéis solares e inversores, vivenciando todas as etapas de montagem. “O aluno tem a oportunidade de praticar exatamente como acontece no mercado. Ele aprende a instalar, montar e ativar os equipamentos, saindo da formação pronto para atuar profissionalmente”, explica José Roberto Nascimento, Instrutor IFP3 do Senai.

Além disso, diversas marcas participantes também oferecem cursos, capacitações e palestras técnicas gratuitas durante a feira. A Chemours, por exemplo, apresenta conteúdos voltados a técnicos e profissionais a cada hora. Assim como a Dufrio, que conta com dois espaços para treinamentos técnicos e comerciais, com programação o dia todo.

Já a Elgin conta com um estande exclusivo para treinamentos de profissionais do setor. “É muito importante para a Elgin passar o máximo de conhecimento e informação técnica. Um dos públicos da feira são os instaladores, que manuseiam os nossos produtos, então essa relação e informação técnica só tem um único resultado: melhorar a instalação para o cliente final”, comenta Thiago Pontenciano, supervisor técnico de pós-venda da Elgin.

A Hisense, por sua vez, promove um centro de treinamentos gratuito para técnicos e instaladores que queiram entender o funcionamento das máquinas. “Nós mostramos os erros que podem acontecer e como consertá-los, como instalar com segurança e qualidade e até mesmo como assessorar o cliente da melhor forma, qual o produto ideal para a climatização de cada lar”, comenta Carlos Eduardo dos Santos da Silva, Instrutor de Treinamentos da marca.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades